PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, Cap. 5º § 2º, neste site

 


LAURIANA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1873

Caixa: 470

Inventariada: Lauriana Maria de Jesus

Inventariante: Aureliano Mendes da Silva Caldas

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: --

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Lauriana Maria de Jesus de quem é Inventariante seu filho Aureliano Mendes da Silva Caldas.

Data: 20-02-1873

Local: São João del Rei

 

fls. 03- Procuração

Procurador Nomeado: Aureliano Mendes da Silva Caldas

Data: 08-01-1873

Local: Vila de Bom Sucesso, Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: José Antonio Rodrigues Barbosa, morador na cidade de São João del Rei (genro da inventariada)

 

fls. 04v. - Testamento

 

Em Nome de Deus Amém.

Eu Lauriana Maria de Jesus achando-me em estado de perfeita saúde e no gozo perfeito do entendimento que Deus me deu, mas receando-me da morte cuja hora é incerta ordeno o meu Testamento e última vontade pelo modo seguinte.

Declaro que sou filha legítima de Thomás Mendes e de sua mulher Dona Juliana Maria de Almeida, ambos, falecidos, nascida e batizada na Capela de Santa Rita do Rio Abaixo hoje Freguesia.

Fui casada com o Tenente Coronel Luís Manoel da Silva Caldas já falecido, e tive deste matrimônio dois filhos: Aureliano Mendes da Silva Caldas e Dona Maria Cândida de Andrade, casada com o Sargento Mor Manoel Rodrigues de Andrade, os quais são meus legítimos herdeiros e como tais os instituo nas duas partes de meus bens.

Deixo trezentos mil réis a minha neta e afilhada Maria, filha de meu filho Aureliano, para alimento da mesma, sem que seu pai tenha parte alguma neste legado.

Deixo trezentos mil réis para meu neto e afilhado Manoel, filho de meu genro Manoel Rodrigues de Andrade, com a mesma condição.

(...........)

Meu Testamenteiro dará a meu filho Aureliano seis talheres de prata composto cada talher de garfo e faca, ou o valor correspondente a escolha do legatário, por haver dado iguais talheres a minha filha Dona Maria Cândida, não havendo contemplado ao dito meu filho com a mesma dádiva.

(...........)

Declaro que tenho dado alguns objetos a meu genro Manoel Rodrigues de Andrade para os vender, entre os quais foram duas salvas de prata (...).

Declaro mais que as terras de cultura e campos que me couberam em herança na fazenda da Cachoeira e me restaram depois da venda de parte delas que fiz a Alexandre Firmino, assim como a parte que me foi adjudicada no terreiro e casas da dita fazenda, foram vendidas a meu sobrinho Francisco de Paula Rodrigues de Assis por meu filho Aureliano (...).

(...........)

Satisfeitas minhas disposições deixo os remanescentes de minha terça em partes iguais a meus netos, filhos de meu filho Aureliano e de minha filha Dona Maria Cândida de Andrade, sem que seus pais tenham parte alguma nessa deixa que faço para alimento dos ditos meus netos (...).

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu genro Manoel Rodrigues de Andrade; em segundo a meu filho e herdeiro Aureliano Mendes da Silva Caldas; e em terceiro a meu irmão Francisco Mendes de Almeida e Silva (...).

(...........)

(...) e por não poder escrever em razão de achar-me aleijada da mão direita não podendo nem mesmo assinar com ela, sem o saber fazer com a esquerda, pedi a meu irmão o Senador Gabriel Mendes dos Santos que este meu Testamento por mim escrevesse e tambem o assinasse.

São João del Rei, 15 de Outubro de 1866

 

fls. 09v. - Abertura

Aos quatorze dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e setenta e dois (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Dona Lauriana Maria de Jesus (...)

 

fls. 12v - Declaração

E logo pelo inventariante foi declarado que a Inventariada sua mãe faleceu com Testamento solene no dia quatorze de Dezembro do ano próximo passado (...).

 

fls. 13 - Filhos:

01- Aureliano Mendes da Silva Caldas, casado.

02- Dona Maria Cândida de Andrade Barbosa, casada com José Antonio Rodrigues Barbosa.

 

Netos herdeiros da Terça:

01- Manoel Carlos Rodrigues de Andrade, solteiro, com vinte e dois anos.

02- Augusto, solteiro, com dezenove anos.

03- Gabriel, solteiro, com dezessete anos.

 

fls. 17 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas e chácara sitas no Arraial de Matosinhos, subúrbios desta cidade, ladrilhada de tijolos com a frente para o corgo, dividindo com lado e fundo com chácara do inventariante, bem plantado de arvoredos frutíferos e café:  1:200$000

- uma morada de casas de sobrado sitas na Rua dos Voluntários, esquina do Beco da Independência e fundos para o Beco do Chafariz, com espaço, quintal, água, pátios:  3:200$000

 

fls. 24 - Procuração

Procurador Nomeado: Doutor Aureliano Martins de Carvalho Mourão.

Data: 10-09-1873

Local: São João del Rei

Que Faz: Manoel Carlos Rodrigues de Andrade (neto da inventariada).

 

fls. 25 - Procuração

Procurador Nomeado: Doutor Aureliano Martins de Carvalho Mourão

Data: 13-06-1873

Local: São João del Rei

Que Fazem: Augusto Bernardino Rodrigues de Andrade, por si e como tutor de seu irmão Gabriel Porfírio Rodrigues de Andrade (maior de quatorze anos) (netos da inventariada).

 

fls. 42

Recebi por mão de minha irmã D. Genoveva Maria de Almeida a quantia de 6$000 (...).

Gabriel Mendes dos Santos

 

Monte Mor - 9:808$460

 

fls. 71

Certifico que de um Livro de Assentos de Óbitos da Capela de São Gonçalo do Brumado, filial desta Matriz de São João del Rei a f 140 N 86 consta:

Foi sepultada na mesma Igreja de São Gonçalo a inocente Josina, filha legítima de Aureliano Mendes da Silva Caldas (...).

24 de Setembro de 1873

 

fls. 72 - Escritura Compra e Venda

Data: 31-03-1858

Local: São João del Rei

Vendedores: Dona Lauriana Maria de Jesus, Manoel Rodrigues de Andrade e sua mulher Dona Maria Cândida de Andrade; Aureliano Mendes da Silva Caldas e sua mulher Dona Ignes Maria de Almeida Caldas.

Comprador: Francisco de Paula Rodrigues de Assis.

Objeto de Venda: umas partes de terras e campos situados na Fazenda da Cachoeira Freguesia de Santa Rita, Termo de São José.

 

fls. 88 - Extrato

Responsável: José Antonio Rodrigues Barbosa

Profissão: negociante

Domicilio: esta Freguesia

Órfãos: filha do responsável e sua mulher Dona Maria Cândida de Andrade Barbosa

Domicilio: o mesmo do responsável.

Razão da Responsabilidade: Administração de legado e herança.

Data: 04-11-1874

 

fls. 90 - Extrato

Responsável: Aureliano Mendes da Silva Caldas

Profissão: lavrador

Domicilio: nesta freguesia

Órfãos: D. Maria, com 17 anos; Gabriel, com 14; João Batista, com 12; D. Maria do Nascimento, com 09; Dona Ambrosina, com 04.

Filiação: filhos do responsável e sua mulher D. Maria Ignes da Silva Caldas.

Domicilio: o mesmo do responsável.

Razão da Responsabilidade: Administração do legado e herança.