PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 8º § 14º, neste site.

 

LAPONESE RODRIGUES SILVINO

De Genere et Moribus

 

ARQUIVO ECLESIÁSTICO DE MARIANA – Cúria

Armário:15

Pasta:1098

Ano:1889

Documento: De Genere et Moribus

Habilitante: Laponese Rodrigues Silvino

Local: Nossa Senhora de Nazareth, Cachoeira do Campo

Foi aluno do Seminário de Mariana   //f.s/n.º

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Bartyra Sette

 

f.s/n.º

Habilitante e morador e residente no distrito da Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, deste termo da Vila de São João Del Rei

 

f.s/n.º

Excelentíssimo e Reverendíssimo

O subdiácono Jose Laponese Silvino[sic.], aluno do Seminário em Mariana, tendo de concluir brevemente o seu curso de preparatório eclesiástico, e tendo presentemente idade de 22 anos e 8 meses, vem rogar a Vossa Excelência Reverendíssima se digne conceder-lhe dispensa de 18 meses na idade canônica, para estar pronto para se ordenar, quando aprouver a sua Excelentíssima Reverendíssima o Senhor Bispo e for apresentado pelos Diretores do Seminário.

 

Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo

O abaixo assinado, tendo sido batizado por Laponese, no colégio da Caraça se matriculou com o nome de Laponese Rodrigues Silvino, e como por engano não ter sido ainda crismado, o foi, já tendo o sido, então foi lhe mudado o nome de batismo pelo de Jose. Daí vem ser nomeado pelo seu lente de [sic.] Theologia de Jose – e por José Laponese Rodrigues Silvino tendo sido chamado e matriculado nas Ordenações como deseja o suplicante continuar com seu nome de batismo, e se denomina Laponese Rodrigues Silvino, nem fazer esta declaração, a Vossa Excelência Reverendíssima e pedir-se digne esta em seus termos de ordenação declaração e respectiva mudança.

O diácono Laponese Rodrigues Silvino

 

f.s\n.º

Certifico que a folha [espaço em branco] do processo de Genere do habilitando supra se acha este documento= Gustavo Ernesto Coelho Presbítero secular, Vigário da freguesia de Nossa senhora de Nazareth no Bispado de Mariana; Certifico que no Livro de Assento de batizados deste freguesia, a página 82 verso se lê o seguinte: aos quatorze dias do mês de julho de mil oitocentos e sessenta e sete nesta freguesia batizei solenemente e pôs os Santos Óleos ao inocente Laponese filho legítimo de Camillo Silvino de Carvalho e de Dona Iria Francisca de Paula, foi padrinho Doutor Francisco Ignacio de Carvalho Resende: do que para constar fiz este assento. Nazaré era et supra. O Vigário Assis

Nada mais se contém o dito assento, a que me refiro. Outro sim declaro que de um assento feito em Livro particular do próprio pai de Laponese, vi que este foi crismado a nove de Setembro de 1874 pelo Reverendíssimo Vigário Miguel Archanjo de Assis, que servia de padrinho//f.s/n.ºv, Nazareth, 23 de Novembro de 1886. Vigário Gustavo Ernesto Coelho. Vistos estes autos de Gênese do habilitando Laponese Rodrigues Silvino, deles se mostra ser o próprio nascido e batizado na freguesia de Nossa Senhora de Nazareth deste bispado, filho legítimo de Camillo Silvino de Carvalho e Iria Francisca de Paula; que por si e seus ascendentes é católico, apostólico, romano, e não cometeu crime de lesa Majestade Divina ou Humana, e não tem defeito que o inabilite para o estado eclesiástico. Vista mais a resposta de Monsenhor Promotor, julgo o habilitado quanto a sua geração para as Ordens Menores e Sacras, Honras e Benefícios eclesiásticos. Dê-se lhe sua sentença pagas as custas. Mariana, 17 de Março de 1890. Silvino Gomes Pimenta.

 

f.11

Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor

“... cumpre esclarecer que a avó paterna foi do meu conhecimento, não foi casada, e dizem que conviveu por sua fragilidade com o finado Padre Camillo Rodrigues Silvino se me não engano seu sobrenome, donde resultou a origem do pai de Laponese...”

 

f.s/nº

Conclusos aos 19 de Janeiro de 1890

Mariana, 24 de Janeiro de 1891 foi habilitado et Moribus.

OBS: o habilitado recebe o tratamento de menorista.