PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Rodrigues Guimarães”, neste site.

 

JOSÉ THEODORO RIBEIRO e MARIANA CÂNDIDA PERPÉTUA

Dispensa Matrimonial

 

CÚRIA METROPOLITANA DE MARIANA- MG

DOC Nº 113.631 - Processo Matrimonial

ANO DE 1859 - São Francisco de Paula

José Theodoro Ribeiro e Mariana Candida Perpétua

Pesquisa de Paulo Cezar Ribeiro Luz

 

Impedimento por Consagüinidade: O pai dele é irmão da mãe dela (José Antonio Alves é irmão de Mariana Lúcia Perpétua)

Em 21 de janeiro de 1859.

Vistos estes autos da dispensa dos oradores José Theodoro Ribeiro e Mariana Cândida Perpetua da Freguesia de São Francisco de Paula, neste Bispado, delles se mostra serem os próprios, serem ligados com impedimento de consangüinidade duplicada em segundo grau de linha colateral igual.

 

Por este mandado com metto minhas vezes ao Reverendo Sr Vigário dos Oradores José Theodoro Ribeiro e Mariana Cândida Perpetua para que com auto eclesiástico, e na falta hum secular, depois de feito o termo do estillo inquirirá as testemunhas, que por parte dos oradores lhes forem apresentadas, as quais depois de perguntadas até os costumes, inquirirá a cada huma de que lhe vai dirigido. E depois de inquiridas as testemunhas, que em tudo darão razão de seus ditos, deporão elles oradores declarando o quanto liquido possuem sobre o que deverá attestar elle Reverendo Juiz Comissário na informação circunstanciada, que dará a semelhante respeito, bem como da fé, e credito, que merecem as testemunhas. O que feito e cobrados os seus salários, remetrá feixado a esta Câmara com este mandado, que será registrado. Dado nesta cidade sob o sello das armas de S. Ex. Rma e meu signal aos 21 de janeiro de 1859.

 

Cumpram os oradores JOSÉ THEODORO RIBEIRO e MARIANA CANDIDA PERPÉTUA as seguintes penitências, servirão a Igreja Matriz, ou capela filial, em que residem naqueles ministérios públicos que lhes forem designados por seu Reverendo Parocho, e proporcionadas a cada hum de seu sexo, jejuaram todas as quartas e sextas feiras, a sagrada paixão, e morte de Nosso Senhor Jesus Christo, e a pureza de Nossa Senhora, cujo rozario rezarão todos os dias de manhã e a noite, de joelhos, farão oração mental por hum quarto de hora, meditando nos mistérios de Nossa Redempção, e nos quatro Movimentos do Homem: assistirão aos Officios Divinos, que se selebrarem na Igreja Matriz, ou Capella filial, e ahi rogarão a Deos, pelo augmento Espiritual e Temporal da Igreja, estas penitencias serão dirigidas pelo seu Reverendo Parocho pelo tempo de   _________ e nos dous últimos dias Santos estarão juntos de pe ao Arco do Cruzeiro da Igreja, com vellas acesas nas mãos, e só se ajoelharão ao levantar a Sagrada Oblata, e poderá o Reverendo Parocho, ou Sacerdote approvado neste Bispado absolve-los de todos os excessos, e censurar, em que estiverem incorrido para effeito somenteda Dispensa, e passará certidão para que conste terem cumprido as penitencias publicas sendo juramentados, pelo que respeita as particulares na forma do estillo. Data desta cidade sob o meu signal somente aos 21 de janeiro de 1859