PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familias “Os Carvalho Duarte” Cap. 10º, § 3º, e “Origens dos Carneiro e Costa Rios”, neste site

 

JOSÉ TEIXEIRA RIOS

Inventário e Testamento

 

Inventários de Campanha – cx 23-CEMEC

Inventariado: José Teixeira Rios

Inventariante: Alferes Luis Gonzaga Branquinho - sogro

Inicio do Inventario: 1850.

Local – Freguesia de Três Corações de Jesus, Maria e Jose, do Rio Verde, Termo da Cidade de Campanha.

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2005

Objetivo: Dados Genealógicos.

 

DADOS DO INVENTARIO:

 

“..arraial de três Corações do Rio Verde, em casas de morada do inventariante. Sendo publico que a viúva do finado inventariado tem padecido de alienação mental, não esta em condições de ser inventariante dos bens de seu casal por isso informo como inventariante ao Alferes Luis Gonzaga Branquinho pai da mesma de probidade e Avô dos órfãos tanto do primeiro como do segundo matrimonio...”

 

“..declarou que o finado Jose Teixeira Rios faleceu no dia 12 de maio do corrente ano com testamento solene que vai copiado adiante.”

 

Filho do primeiro matrimonio:

 

1- JOSÉ, solteiro, 16 anos;

 

Filhos do segundo matrimonio:

 

2- OLIMPIA, 14 anos;

3- ANTONIO, 11 anos;

4- CASIMIRO, 10 anos;

5- VALERIO, 7 anos;

6- MARIA, 5 anos;

7- SEVERINA, 2 anos;

8- ANA, 1 anos.

Declarou que a viúva é sua filha Dona MARIANA CLARA BRANQUINHO, e que se fez inventario nos bens de sua filha, primeira mulher do finado em que se pagou ao órfão JOSE TEIXEIRA RIOS BRANQUINHO, a sua legitima.

 

Louvados para avaliação: Capitão Jose dos Reis e Silva e Tenente Coronel Manoel da Costa e Silva.

 

BENS:

 

Dinheiro – 19:114$857

 

BENS DE RAIZ:

- Sorte de terras no lugar denominado Rio do Peixe – 5:200$000;

- Sorte de terras no lugar Patrimônio – 6:930$000;

- Esses os bens nesta freguesia e que tem outros muitos na Fazenda das Congonhas, escravos e muitos bens situada na freguesia da Campanha, assim como no arraial de São Gonçalo, existem bens, a maior parte na Fazenda do finado pai denominada Senhora das Valias com escravos e outros bens em sociedade com seu irmão Francisco da Costa Rios, outras terras unidas a Fazenda acima e outras alem do Rio Sapucaí, na freguesia de Douradinho.

 

Dividas Ativas

 

Antonio Manoel Silva Lopes – 73$410;

Herdeiros do Capitão João Inácio Policiano Marques Padilha – 195$000;

Manoel Ferreira dos Reis – 10$000;

Jose Lourenço da Silva – 43$000;

Jose Domingos da Silva – 100$000;

Jose Rosa – 19$460;

João Vieira de Almeida – 143$152;

Joaquim Jose Leal – 20$000;

Inácio Brás – 7$840;

Antonio Joaquim Pinto – 45$000;

Francisco Antonio Villas Boas – 14$000;

Manoel Joaquim de Oliveira – 882$000;

Joaquim Matias Pinto – 44$000;

Luis Diogo Roiz – 60$000;

João Evangelista Teixeira – 237$000;

Jose Domingues da Silva – 9$000;

Matias Joaquim de Farias – 230$000;

Antonio Joaquim Pinto – 20$440;

Padre Luis Souza Lima – 10$000;

Jose Lopes de Carvalho – 154$040;

Jose Joaquim Branquinho – 1:510$000;

Capitão João Pinto Ribeiro – 1:000$000;

Herdeiros de Manoel Jose de Souza – 2:400$000;

Sargento Mor João Rodrigues de Macedo – 1:964$689;

 

Dividas Passivas

 

Dona Rita de Cássia Gomes pela compra da Fazenda Congonhas – 9:722$500;

Francisco Teixeira Rios – 190$354;

Cel Inácio Gomes Medões – curativos – 26$400;

Ao herdeiro Jose Teixeira Rios do inventario da primeira mulher – 2:576$398

 

MONTE MOR: 97:220$798

 

Copia do TESTAMENTO ( EXTRATOS)

 

.”... filho legitimo do Guarda Mor Jose da Costa Rios e de Dona Maria Bárbara de Jesus, já falecidos, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, comarca da Vila de São João del Rei, hoje morador na freguesia de São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, fui casado com Maria Frauzina Branquinho e tivemos um filho por nome Jose e depois esta Frauzina faleceu, tornei a casar segunda vez com Mariana Clara Branquinho de cujo consorcio tivemos 4 filhos Olímpia, Antonio, Casemiro e Valério, todos de idade menor aos quais instituo como meus únicos herdeiros....

Primeiro testamenteiro minha mulher em corpo com seu pai em falta deste meu cunhado Jose Joaquim Branquinho,

Em segundo lugar, meu irmão Manoel da Costa Rios junto com meu filho Jose Teixeira Rios Branquinho.

Entrei na irmandade do Carmo da Campanha remido por 70$000 reis, também sou professo na irmandade do Senhor de Matosinhos de Congonhas do Campo e da Senhora das Valias.....”

 

Testamento aprovado em 1845

 

 

Diz Gabriel Gonçalves Lopes por cabeça de sua mulher Severina Praxedes Teixeira, filha legitima do falecido Jose Teixeira Rios, quer dar quitação - 19/11/1867;

 

Diz o Tutor e Avô da órfã Olímpia que tem contrato para tomar estado a sua neta e precisa da autorização do juízo para casa-la com  Jose Joaquim Branquinho, tio da mesma.

 

Diz Dona Mariana Clara Branquinho viúva de Jose Teixeira Rios que o incomodo que teve já cessou e pede uma peritagem para assumir sua casa. - 1851.

 

Tendo falecido o avô materno dos órfãos a tutoria passa ao Tio e cunhado Jose Joaquim Branquinho;

 

Diz a viúva que a filha Maria Guilhermina Teixeira de idade 15 anos quer casar com Ananias Gomes Pereira , 22 anos filho de Joaquim Gomes Macedo, falecido e de Dona Maria Silveria de Oliveira, pede autorização do juízo em 16 de agosto de 1861;

 

COPIAS DE CERTIDÕES

 

“...Aos 9 de dezembro de 1838 no oratório da Fazenda do Alferes Luis Gonzaga Branquinho, de licença, batizei e pus os santos óleos a Antonio, inocente filho legitimo de Jose Teixeira Rios e de Mariana Clara Branquinho nascido a 29 de novembro de 1838, Foi padrinho Manoel da Costa Rios. Assina o vigário Agostinho Jose de Oliveira.”

 

“...aos 24 de agosto de 1861 precedida a justificação do estado livre...no oratório da fazenda de Jose Custodio de Santana....os contraentes Ananias Gomes Pereira filho legitimo de Joaquim Gomes Macedo, falecido e de Dona Maria Silveria de Oliveira e Dona Maria Guilhermina Teixeira filha legitima de Jose da Costa Rios, falecido e de Dona Mariana Clara Branquinho...presentes as testemunhas Joaquim Flavio Ximenes Junior e Jose Antonio da Fonseca...”

 

“...Aos 16 de novembro de 1840, na Fazenda e ermida do alferes Luis Gonzaga Branquinho o reverendo vigário Agostinho Jose de Souza Oliveira, batizou.... Casimiro filho legitimo de Jose Teixeira Rios e de Mariana Clara Branquinho, nascido a 14 de setembro de 1840. foram padrinhos Jose Joaquim Branquinho por procuração que apresentou o alferes Luis Gonzaga Branquinho e Dona Ana Cândida de Souza Meireles...”

 

“...a primeiro de Janeiro de 1844 nesta matriz de três Corações do Rio Verde, batizei e pus os santos óleos ao inocente Valério, filho legitimo de Jose Teixeira Rios e Dona Mariana Clara Branquinho, nascido a 22 de dezembro de 1843. Foram padrinhos o alferes Luis Gonzaga Branquinho e Dona Ana Cândida Meireles...”o vigário Agostinho....

 

“Diz Jose Joaquim Branquinho na qualidade de Tutor de sua cunhada Dona Ana Alexandrina Teixeira que tem contratado casa-la com Jose Bento de Carvalho – 17 de abril de 1866. (em 24 de julho o casal pede quitação neste inventario).

 

“...Aos dois de julho de 1866 se receberam em matrimonio, Jose Bento de Carvalho Junior, e Dona Ana Alexandrina Teixeira, ele natural da Freguesia de Dores da Boa Esperança filho do Capitão Jose Bento de Carvalho e de Dona Maria Silveria de Andrade e ela natural de Tres Corações, filha legitima de Jose da Costa Rios e Dona Mariana Clara Branquinho... foram testemunhas Ananias Gomes Pereira e Jose Custodio de Santana...o vigário Tomas de Afonseca Silva.”