PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Henrique Cardoso”, neste site

 

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

e

ANA JOAQUINA DE JESUS

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1805

Caixa: C-14

Inventariada: Ana Joaquina de Jesus

Inventariante: José Rodrigues dos Santos

Local: Paragem Sesmaria da Cachoeira, Aplicação de Oliveira, Termo da Vila de São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 - Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Ana Joaquina de Jesus de quem é inventariante seu marido José Rodrigues dos Santos.

Data: 11-03-1805

Local: Paragem chamada a Sesmaria da Cachoeira da Aplicação de Nossa Senhora a Oliveira do termo da vila de São José em casas de morada do inventariante José Rodrigues dos Santos.

 

fls. 01v. - Declaração

(...) que a falecida sua mulher fora natural deste Bispado, filha legítima de Antonio Alves Ferreira, já falecido, e de sua mulher Clara Maria de Jesus, e que falecera a nove do mês de Fevereiro do presente ano de 1805, sem Testamento, e que somente fora casada com ele inventariante.

 

fls. 02 - Filhos:

01- José Rodrigues Alves, casado.

02- Maria de idade de 18 anos.

03- Francisca, de idade de 16 anos.

04- Ana, de idade de 14 anos.

05- Felizarda, de idade de 11 anos.

06- Severina, de idade de 9 anos.

 

fls. 04 - Bens de Raiz:

- uma fazenda chamada a Sesmaria da Cachoeira que se compõem de matos virgens e capoeiras e seus logradouros em que é sócio com seu irmão Vicente Ferreira da Luz em igual parte, com suas casas de vivenda, paiol, moinho, tudo coberto de telha com seus cercados de pedra, que de uma banda se divide com terras dos herdeiros do falecido Antonio Alves Ferreira e da outra com terras de Vicente Ferreira da Luz e com quem mais deva e haja de partir  2:400$000

 

fls. 06 - Procuração

Data: 09-09-1805

Local: nesta vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: o viúvo José Rodrigues dos Santos (inventariante da falecida sua mulher Ana Joaquina de Jesus)

Procuradores Nomeados: Drs. Domingos José de Souza, Gomes da Silva Pereira, e os Solicitadores de Causas: Antonio José Lopes da Cruz e Antonio José de Oliveira Barreto e em particular ao Alferes Antonio Marques Pinto.

 

fls. 10 -

Monte Mor   4:457$540

custas e funeral   45$215

Monte liquido   4:412$325

meação do viúvo   2:206$162

monte partível  2:206$162

para cada herdeiro   367$693

 

fls. 15

Diz Maria das Neves, filha legítima de José Rodrigues dos Santos e da falecida sua mãe Ana Joaquina de Jesus, que pela certidão junta mostra achar-se casada com Alexandre Homem Borges e com autoridade do dito seu pai (...).

 

fls. 16

Diz Alexandre Homem Borges, por cabeça de sua mulher Maria das Neves, filha legítima de José Rodrigues dos Santos e de sua mulher Ana Joaquina de Jesus, já falecida, que para requerimento de que se lhe faz necessários precisa que o Reverendo Vigário da vila de São José lhe passe por certidão o teor do Assento de Casamento do suplicante com a dita sua mulher Maria das Neves (.,..)

 

Certifico que em cumprimento do despacho supra do Muito /Reverendo Doutro Marcos Antonio Monteiro de Barros Vigário da Vara desta Comarca, vi o livro quarto de Casamentos desta freguesia de Santo Antonio da viola de São José e nele a folha 249 está o assento do teor seguinte:

Aos vinte dias do mês de janeiro do ano de mil oitocentos e sete na Capela de São Francisco de Paula da freguesia da vila de São Bento do Tamanduá, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio, e sem se descobrir impedimento como constou da provisão do Muito Reverendo Doutor Vigário da Vara desta comarca o Reverendo Capelão daquela capela, de licença do Reverendo Vigário desta freguesia Antonio Xavier de Salles Matos, por serem seus paroquianos, administrou o sacramento do matrimonio aos contraentes que se receberam em face da igreja solenemente por palavras de presente, Alexandre Homem Borges com Maria das Neves, esta filha legítima de José Rodrigues dos Santos e de Ana Joaquina de Jesus, e logo lhes deu as bênçãos nupciais, testemunhas presentes o Reverendo Francisco José da Silva e José Rodrigues dos Santos.

Coadjutor João Martins Lopes.

 

 

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1821

Caixa: 234

Inventariado: Jose Rodrigues dos Santos

Inventariante: Maria Joaquina Gomes

Local: Tiradentes

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 - Abertura

Data: 31-03-1821

Local: Fazenda denominada a Cachoeira do Jacaré da Aplicação de Nossa Senhora da Oliveira, Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do falecido José Rodrigues dos Santos

 

fls. 01v. - Declaração

Que seu falecido marido fora natural da Vila de Queluz, filho legítimo de Antonio Rodrigues dos Santos e de sua mulher, ambos já falecidos e que seu marido faleceu aos vinte e seis dias do mês de Março de mil  oitocentos e vinte e um anos, com o seu solene Testamento (...) que o seu falecido marido fora casado em primeiro matrimônio com Ana Joaquina de Jesus, e por falecimento da qual fez-se inventário no Juízo de Órfãos da Vila de São José del Rei, e depois se casou com ela Maria Joaquina Gomes, inventariante (...).

 

fls. 02 Filhos do 1º Matrimônio:

01- José Rodrigues, casado e morador no Termo de Tamanduá

02- Maria das Neves, casada com Alexandre Martins Borges

03- Francisca Maria de São José, casada com Antonio da Silveira Bitancourt

04- Ana Joaquina de Jesus, casada com Manoel Furtado de Figueiredo

05- Felizarda Cândida de Jesus, casada com João Gonçalves Lima

06- Severina Justina de Jesus, casada com Francisco José Pereira

 

Filhos do 2º Matrimônio

01- Francelina, solteira, de idade de quatorze anos

02- Florisbela, de idade de doze anos

03- Bárbara, de idade de onze anos

04- Cândida, de idade de dez anos

05- Luciana, de idade de nove anis

 

fls. 04 -

- Escravos em nº de 04

 

fls. 04v. Bens de Raiz

- uma morada de casas sitas no Arraial de São Francisco de Paula, cobertas de telha, com seu quintal e alguns trastes (...)  187$000

- uma Fazenda denominada a Cachoeira do Jacaré, com casas de sobrado, paiol, moinho, cozinham tudo coberto de telha, monjolo e todos os mais ranchos cobertos de capim, muros de pedra com suas terras de cultura, que de uma parte se divide com terras dos herdeiros do falecido Vicente Ferreira da Luz e de outro lado com terras dos herdeiros de Antonio Alves Ferreira (...)  1:032$000

- uma porção de campos em sociedade com os herdeiros do falecido Vicente Ferreira da Luz (...)  450$000

- oito alqueires de campos pertencentes ao casal (...)  24$000

 

fls. 16 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém,

Eu José Rodrigues dos Santos nutrido na Lei de Jesus Cristo em cuja fé espero morrer e salvar a minha alma, estando de saúde e em meu perfeito juízo e entendimento que Deus me deu e desejando por a minha alma no caminho da salvação ordeno o meu Testamento na forma seguinte.

Declaro que sou natural da Freguesia dos Carijós, hoje Vila de Queluz da Comarca de São João del Rei e filho legítimo de Antonio dos Santos e de Rosa de Jesus e hoje sou morador na Aplicação de Nossa Senhora das Oliveiras do Termo da Vila de São José e do Bispado de Mariana.

Declaro que fui casado a vista e face da igreja com Ana Joaquina de Jesus de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: José - Maria - Francisca - Ana - Felizarda e Severina, que se acham todos casados e inteirados de suas legítimas maternas.

Declaro que meu filho José lhe dei uma espingarda, a qual entrara a colação.

Declaro que a minha filha Maria, casada com Alexandre Martins Borges, alem do que lhe tocou, lhe dei da minha parte a quantia de cem mil réis que entrará para a colação (...).

Declaro que dei a minha filha Francisca, casada com Antonio da Silveira Bitancourt, um crioulo por nome Hilário (...).

Declaro que dei a Joaquim Rodrigues dos Santos, meu tutelado, uma espingarda (...).

Declaro que dei ao dito Joaquim Rodrigues uma sorte de terras que se compõem de campos e matos (...) por causa de sua demência (...) seu Tutor o terá sempre debaixo de sua proteção (...).

(....................)

Declaro que defendi um pleito contra o falecido João Leite Guedes sobre a fazenda que eu e meus herdeiros possuímos e que se acha inventariada e partilhada e as despesas que fiz na defesa das ditas terras, devem os meus genros entrar por rata o que justamente lhes tocar conforme o papel de despesas.

(....................)

Declaro mais que se for de direito quero que o meu Testamenteiro cobre a minha porção ou salário do tempo que andei por fora da minha casa tratando das ditas dependências pois eu defendi para todos sem eles darem um passo só.

Declaro que o meu Testamenteiro fará contas com a minha cunhada Ana Francisca de Moraes e seus herdeiros e deles cobrará o prejuízo que o seu gado me tem causado, caso eu antes não faça, e estas cintas supras são das despesas que tivemos no mesmo pleito contra João Leite Guedes, porque somos socionários na dita defesa,

Declaro que me casei segunda vez a vista e face da igreja com Maria Joaquina Gomes, de cujo matrimônio temos os filhos seguintes: Francelina - Florisbela - Bárbara - Cândida e Luciana, aos quais como tambem os do primeiro matrimônio os instituo como meus legítimos herdeiros da parte que lhes tocar depois de satisfeitas as minhas dividas e pagas as despesas do meu funeral.

Declaro que falecendo eu da vida presente o meu corpo será envolto no Hábito de Nossa Senhora do Carmo de quem sou indigno irmão, será sepultado ao arbítrio de meu Testamenteiro evitando toda a vaidade e pompa (...).

(....................)

Declaro que deixo da minha terça a meus netos, filhos de meu filho José a quantia de trinta mil réis que meu Testamenteiro lhes dará em forma que lhe sirva de utilidade.

(....................)

Peço e rogo em primeiro lugar a minha mulher Maria Joaquina Gomes, em segundo lugar a Xavier Francisco de Almeida e em terceiro lugar a Manoel Furtado de Figueiredo, meu genro, em quarto lugar a meu filho José Rodrigues Alves que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros (...).

Declaro que o restante de minha terça se repartirá em igual parte pelas minhas filhas do segundo matrimônio (...).

(....................)

Vila de São Bento do Tamanduá, 30 de Abril de 1817

José Rodrigues dos Santos

 

fls. 17 - Abertura

Certifico que falecendo da vida presente no dia vinte e seis do corrente mês de Março José Rodrigues dos Santos com seu solene Testamento, este me foi apresentado (...).

 

fls. 19 - Diz José Rodrigues Alves, que falecendo seu pai José Rodrigues dos Santos e sendo sua madrasta Maria Joaquina Gomes inventariante, deu por ignorância ou persuadida por algum inimigo do suplicante a descrever no inventário setenta e tantos mil réis dizendo que ele os devia ao casal, e porque esta declaração não é verdade (...).

 

fls. 35v. - Auto de Partilha

Monte:  3:367$452

Líquido:  3:210$824

para cada herdeiros 97$298

 

fls. 50

Diz Francisco José Pereira na qualidade de Tutor dos menores do falecido seu sogro José Rodrigues dos Santos, de seu segundo matrimônio, requereu a execução da mesma Tutela por o Suplicante ter comprado fazenda de cultura no sertão do Salitre para onde se muda e por essa causa não pode continuar na administração da mesma Tutela (...).

 

fls. 68

Diz Antonio de Barros da Fonseca, Tutor das menores suas sobrinhas, filhas do segundo ,matrimônio do falecido José Rodrigues dos Santos (...).

 

fls. 43

Diz Alexandre José Dias por sua mulher Cândida Joaquina de Jesus, filha e herdeira do falecido José Rodrigues dos Santos que (...).

 

fls. 44

Certifico e atesto que Alexandre José Dias, homem branco, casou-se com Cândida Maria de Jesus a quatro de Setembro deste ano de 1828 nesta capela de São Francisco de Paula, filial de Campo Belo, Termo da Vila de São Bento do Tamanduá (...).

São Francisco de Paulo, 28 de Setembro de 1828

O Capelão João Francisco Bolina

 

* o nome da herdeira aparece diferente nos dois casos, creio ser erro do escrevente.

 

Ilmo. Snr. Tenente Cesário José da Silva Lima

Jacaré, 6 de Maio de 1832

 

No dia corrente dois recebi de Vm.ce com a data de sete de Janeiro para prestar contas neste Juízo de Órfãos respeito aos órfãos de José Rodrigues dos Santos e seus bens. Não posso comparecer no presente por me achar de cama, muito mal, com um ploris perigoso tomando purgas e cordial e só para fim de Junho poderei estar convalescido, e então cumprirei com seu mandato e me dou por notificado.

Francelina está casada com Antonio Francisco da Costa; Florisbela com Cláudio Alves Ferreira; Bárbara com Joaquim de Souza Passos; Cândida com Alexandre José Dias; Luciana está solteira na companhia de sua mãe, com boa educação e cumprindo com as obrigações próprias de sua pessoa e os bens delas estão em seu vigor (...).

Antonio Francisco e Joaquim de Souza Passos estão bons para Tutor o que vocês devem atender; pois eu me acho inábil em razão das minhas enfermidades e de minha companheira que está de cama há muitos anos como é público (...).

Antonio de Barros da Fonseca.