PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de Baependi”, neste site

 

JOSÉ RIBEIRO DA SILVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 506

Ano: 1836

Nº de Páginas: 188

Inventariado: Jose Ribeiro da Silva

Inventariante: Maria Francisca Ribeira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José Ribeiro da Silva de quem ficou viúva e Inventariante sua mulher Dona Maria Francisca Ribeira.

Data: 23-04-1836

Local: São João del Rei.

 

fls. 02

Diz Dona Maria Francisca Ribeira, viúva que ficou por falecimento de seu marido José Ribeiro da Silva, moradora no Curato da Madre de Deus, Termo desta Vila (...).

 

fls. 09 - Declaração

(...) declarou que seu marido falecera no dia primeiro de Abril do corrente ano de mil oitocentos e trinta e seis e que fizera Testamento (...) o dito seu marido morreu repentinamente.

 

fls. 11 - Bens de Raiz

- parte das terras no Campo Grande, vendida a Joaquim Jose da Silva  400$000

- uma fazenda denominada o Cocão, abrangendo a parte da serra do Tapanhu que consta de campos de criar e restinga: 600$000

- casas de vivenda na dita fazenda cobertas de telha de madeiras roliças (...)  80$000

- outro sítio no Curato de São Vicente, Termo de Aiuruoca

- um quarto nas casas de Antonio Ribeiro no Arraial de Nossa Senhora da Madre de Deus  8$000

 

fls. 14 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo em quem em José Ribeiro da Silva firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer como bom e fiel católico, achando-me em meu perfeito juízo, senhor de mim e de todas as minhas potências e faculdades mentais, com perfeito conhecimento do que faço vou proceder este meu Testamento e última vontade a fim de dispor de meus bens na forma da constituição e mais Leis do Império para depois da minha morte.

Declaro que sou cidadão brasileiro, honra a que muito me prezo, natural do Amaral Termo da Vila de São João del Rei, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira, ambos falecidos.

(.....................)

Deixo de esmola para Mariana, minha enjeitada que a criei, vinte mil réis.

Declaro que sou casado com Maria Francisca Ribeira, filha legítima de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Ângela Ribeira, ambos falecidos, e não tenho filhos.

Instituo por minha herdeira e Testamenteira a minha mulher Maria Francisca Ribeira.

Deixo de esmola para cada uma das minhas afilhadas dez mil réis, as quais são: Maria Claudina, filha de Joaquim José da Silva, moradora no Curato da Madre de Deus; = Cândida, filha de meu irmão Antonio Ribeiro da Silva, moradora no mesmo Curato; =  Cândida, filha do compadre Joaquim Manoel de Araújo, moradora no Curato do Espírito Santo; = Francisca, filha de Isidoro Pereira, moradora no Curato da Madre de Deus; = Rufina, filha de meu irmão Manoel, moradora no Curato de São Vicente; = Maria, filha de Francisco de Paula Vieira, moradora no Curato da Madre de Deus.

(.....................)

Declaro mais que minha mulher será herdeira de todos os meus bens somente enquanto viver e por seu falecimento pertencerá aos meus escravos.

(.....................)

José Ribeiro da Silva

 

Dados de Sentença de Habilitação:

Justificantes: Antonio Ribeiro da Silva e outros irmãos e cunhados do falecido (...) que falecendo seu irmão José Ribeiro da Silva no Curato da Madre de Deus do Termo desta Vila se pretendiam habilitar (...).

 

fls. 23

(...) que posto tentasse o dito José Ribeiro no dia do seu falecimento fazer o seu Testamento e desse principio a ele, todavia não foi o mesmo aprovado porque no ato em que estava fazendo faleceu (...).

 

fls. 24

Provará que Manoel Ribeiro da Silva e Dona Ana Lopes de Siqueira, pais dos justificantes (...) faleceram, o pai no ano de mil oitocentos e dez e a mãe dos mesmos no ano de mil oitocentos e dezessete (...).

 

fls. 25v

Aos seis de Outubro de mil setecentos e setenta e sete na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, filial desta matriz, pelas cinco para as seis horas da tarde (...) na presença das testemunhas João Carvalho Duarte e Joaquim José da Silva Ribeiro, se casaram por palavras de presente Manoel Ribeiro da Silva, filho legítimo de Francisco Ribeiro da Silva e Antonia da Silva de Jesus; e Dona Ana Lopes de Siqueira, filha legítima do Capitão João Lopes de Siqueira e Dona Ana da Fonseca Coitinho, ambos naturais e batizados nesta mesma freguesia (...).

 

fls. 26v

(...) Óbito de Manoel Ribeiro da Silva, ser falecido na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta matriz, no ano de mil oitocentos e dez, aí mesmo foi sepultado depois de encomendado (...).

 

fls. 27

Óbito de Ana Lopes de Siqueira (...) a dita faleceu na Capela da Senhora da Madre de Deus no ano de mil oitocentos e dezessete e foi sepultada na mesma Capela depois de encomendada (...).

 

fls. 27v

Aos dez de Fevereiro de setecentos e noventa e três na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, filial desta matriz (...) o Reverendo Capelão Manoel José Correia Alvarenga batizou e pôs os santos óleos a Antonio, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira, foram padrinhos: Gonçalo Correia de Carvalho e Mariana Antonia de Jesus, todos desta freguesia.

 

fls. 28

Aos oito de Dezembro de mil setecentos e oitenta e quatro na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta Matriz de São João del Rei, o Reverendo Vicente de Araújo Pereira com licença batizou e pôs os santos óleos a Vicente, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopez de Siqueira. Foram padrinhos Vicente Ribeiro da Silva e Maria Antonia Justina, solteiros, todos desta Freguesia (...).

 

fls. 28 e v.

Aos dez de Maio de mil setecentos e oitenta nesta matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a Ana, filha legítima de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos o Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar, casado, e Dona Ana da Fonseca Coitinho, viúva, e todos desta freguesia.

 

fls. 28v.

Aos vinte e dois de Setembro de mil setecentos e oitenta e oito nesta matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a Joaquim, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos Joaquim José da Silva Ribeiro e Antonia da Silva de Jesus, todos desta freguesia.

 

fls. 29

Aos vinte e três de Fevereiro de mil setecentos e oitenta e seis na Ermida de Nossa Senhora do Carmo o Reverendo Jerônimo Pereira de Carvalho de licença batizou e pôs os santos óleos a Rosa, filha legítima de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos João de Carvalho Duarte e Escolástica Maria da Fonseca, todos desta freguesia.

 

fls. 29v.

No ano de mil setecentos e oitenta e sete na Capela do Saco de licença o Padre José da Silva Xavier batizou e pôs os santos óleos ao inocente Manoel, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos o Capitão Thomás Pereira e sua mãe Ana Maria.

 

fls. 30

No ano de mil oitocentos e dois na Capela de Nossa Senhora do Porto do Saco o Padre José da Silva Xavier de licença batizou e pôs os santos óleos ao inocente Bernardo, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos José Gonçalves e Maria Gonçalves irmã do mesmo.

 

fls. 30 e v.

No ano de mil oitocentos e quatro na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco filial desta Matriz o Padre José da Silva Xavier de licença batizou e pôs os santos óleos a inocente Theodora, filha legítima de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos Domingos Pereira e Ana Custódia.

 

fls. 30v. e 31

Aos vinte de Outubro de mil setecentos e oitenta e um na Capela de São Gonçalo do Brumado filial da matriz de São João del Rei o Reverendo Damaso Ribeiro da Silva Capelão da dita Capela batizou e pôs os santos óleos a José, inocente, filho legítimo de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. Foram padrinhos José Ribeiro da Silva, e Aguida Ribeiro da Silva, mulher do Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar por procuração que apresentou Mathias Gonçalves Moinhos.

 

fls. 31 e v.

Aos dois dias do mês de Abril do ano de mil oitocentos e trinta e seis foi sepultado no cemitério desta Capela da Madre de Deus José Ribeiro da Silva casado com Maria Francisca Ribeira faleceu sem sacramentos e foi encomendado.

 

fls. 31v. - Procuração

Data: 12-04-1836

Local: Arraial de São Vicente Freguesia do Turvo do Termo da Vila de Aiuruoca da Comarca do Rio Paraibuna da Província de Minas Gerais.

Que Faz: Manoel Silvério da Silva, morador neste mesmo Distrito na Fazenda da Sesmaria o Córrego da Guarita.

Procurador Nomeado: Francisco de Paula Vieira

 

fls. 34 - Procuração

Procurador Nomeado: Francisco de Paula Vieira

Data: 12-04-1836

Local: Arraial de São Vicente Freguesia do Turvo do Termo da Vila de Aiuruoca da Comarca do Rio Paraibuna

Que Faz: Bernardo Ribeiro da Silva, morador neste mesmo Arraial.

 

fls. 36v. - Procuração

Procurador Nomeado: Francisco de Paula Vieira

Data: 27-04-1836

Local: Curato de Santo Antonio da Ponte Nova, Freguesia de Carrancas Termo da Vila de São João del Rei.

Que Faz: Ana Custódia de Jesus

 

fls. 38

Procuradores Nomeados: a seu cunhado Francisco de Paula morador no Curato da Madre de Deus; a José Maria da Câmara; Florêncio Antonio da Fonseca; Antonio Balbino Negreiros de Carvalho; Joaquim Bibiano Soares Batista; Sargento Mor José Joaquim Correia; Joaquim da Costa Braga, Capitão José Dias de Oliveira.

Data: 26-04-1836

Local: Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro Termo da Vila de São Carlos do Jacuí Minas e Comarca de Sapucaí.

Que Fazem: Joaquim Ribeiro da Silva e sua mulher Bibiana Francisca de Jesus, moradores no Curato de São Sebastião do Paraíso deste mesmo Termo da Vila de São Carlos do Jacuí

 

fls. 41 - Procuração

Procuradores Nomeados: a seu cunhado Francisco de Paula morador no Curato da Senhora da Madre de Deus; José Maria da Câmara; Florêncio Antonio da Fonseca; Antonio Balbino Soares Batista; Joaquim da Costa Braga, Sargento Mor José Joaquim Correia; Joaquim Bebiano, Capitão José Dias de Oliveira.

Data: 26-04-1836

Local: Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro Termo da Vila de São Carlos do Jacuí, Minas e Comarca do Sapucaí.

Que Fazem: Vicente Ribeiro da Silva e sua mulher Ana Francisca, moradores desta mesma freguesia.

 

fls. 43v. - Procuração

Procurador Nomeado: Francisco de Paula Vieira

Data: 23-04-1836

Local: Curato do Espírito Santo Freguesia de Carrancas Termo da Vila de São João del Rei

Que Faz: Isidoro Pereira da Silva e sua mulher Rosa Antonia da Silva, moradores neste mesmo Distrito na Fazenda dos Tavares.

 

fls. 46 - Procuração

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, Joaquim Ignacio Pamila, Desidério Antonio de Jesus Silva, Capitão José Moreira da Rocha.

Data: 04-05-1836

Local: Vila de São João del Rei

Que Fazem: Antonio Ribeiro da Silva e Francisco de Paula Vieira, por cabeça de sua mulher Theodora Maria de Jesus.

 

fls. 70 - Procuração

Procuradores Nomeados: a seu irmão Manoel Ribeiro do Valle, José Thomás da Silva, Doutores Palmela e Demenciano Leite Ribeiro, Reverendo João Ferreira Leite, Desidério Antonio da Fonseca, Emerenciano José de Souza Vieira

Data: 14-04-1836

Local: Curato da Madre de Deus Freguesia do Cajuru Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Maria Francisca Ribeira.

Que Faz: Dona Maria Francisca Ribeira, viúva do inventariado

 

Monte Mor - 3:086$680