PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos Gonçalves Chaves e Micaela dos Anjos Coutinho”, neste site.

 

JOSÉ PINTO DE SOUZA, capitão

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1830

Caixa: 138

Testador: Capitão José Pinto de Souza

Testamenteira:Teresa Maria de Jesus

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 122

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 07

Diz D. Tereza Maria de Jesus, viúva, testamenteira e herdeira do Capitão José Pinto de Sz.ª do Termo de Barbacena, (...).

 

fls. 09 - Procuração

Data: 19-04-1827

Local: Fazenda denominada do Medeiros, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Thereza Maria de Jesus, viúva do falecido Capitão José Pinto de Souza.

Que Faz: Dona viúva Thereza Maria de Jesus

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite; Capitão Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro; Manoel da Silva de Gouvêa; Jacinto Ferreira Fontes

 

fls. 10 - Embargos a Sentença

(...) falecendo o Testador na cidade de Ouro Preto (...) a viúva é de idade avançada, ignorante dos Termos da Justiça, moradora na fazenda do Medeiros, Termo de Barbacena, distante desta vila 30 léguas (...).

 

fls. 11

Diz D. Tereza Maria de Jesus, viúva testamenteira e herdeira de seu falecido marido o Capitão José Pinto de Sza. e moradora na sua fazenda do Medeiros Termo da Vila de Barbacena desta Comarca, que enferniando seu marido e indo curar-se na cidade de Ouro Preto sucedeu falecer na dita cidade e aí fez seu Testamento (...).

 

fls. 12 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu José Pinto de Sz.ª estando enfermo faço o meu Testamento na forma seguinte:

(.................)

Sou natural da freguesia de Niehumeri(?) Comarca do Rio de Janeiro, filho legítimo de J.e Pinto de Sz.ª e de sua mulher D. Brizida Cabral de Sz.ª já falecidos.

Sou casado a face da igreja com D. Thereza M.ª de J.s e morador na Fazenda do Medeiros, Termo da Vila de Barbacena, de cujo matrimônio não temos filhos alguns e nem em solteiro os tive.

Declaro que instituo pr. m.ª testamenteira em primeiro lugar a d.ª minha mulher acima d.ª D. Thereza M.ª de J.s; em 2º lugar ao Alferes Fran.co Vidal; em 3º ao G. M. Ant.º Pinto; em 4º lugar ao Ajud.e Ant.º Pires Pimentel (...).

(.................)

Declaro que pelo muito amor e fidelid.e q. me tem merecido a m.ª mulher a instituo p.r m.ª universal herdeira pagas as minhas dividas e legados q. são os seguintes:

Deixo a duas m.as expostas Maria e Francisca que se acham em companhia de minha mulher a cada uma delas a quantia de quatrocentos mil réis (...).

Declaro que sucedendo falecer nesta cidade quero ser sepultado na Capela de m.ª Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Paula (...).

(.................)

(...) manei escrever o presente p.r João Nunes Maur.co Lr (...).

Ouro Preto, 7 de Dezembro de 1826

José Pinto de Sza.

 

fls. 14 - Abertura

Aos oito dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e vinte e seis (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu José Pinto de Souza (...).

 

fls. 51v.

Aos trinta e um de Maio de mil oitocentos e vinte e dois batizei solenemente e pus os santos óleos a Maria inocente exposta em casa do Capitão José Pinto de Souza. Foram padrinhos o mesmo Capitão José Pinto e sua mulher Dona Theresa Maria de Jesus (...).

Aos vinte e um de Março de mil oitocentos e vinte e quatro o Coadjutor João Marciano Serqueira Leite batizou solenemente e pôs os santos óleos a Francisca, inocente exposta em casa do Capitão José Pinto de Souza. Foram padrinhos o mesmo Capitão José Pinto e Dona Thereza Maria de Jesus, (...).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1827

Caixa: 269

Inventariado: José Pinto de Souza

Inventariante: Tereza Maria de Jesus

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 28

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão José Pinto de Souza de quem é Testamenteira e Inventariante a viúva sua mulher Dona Thereza Maria de Jesus.

Data: 18-04-1827

Local: Fazenda denominada do Medeiros em casas de morada de Dona Thereza Maria de Jesus, viúva do inventariado.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o dito seu marido Capitão José Pinto de Souza havia falecido com Testamento solene o qual se acha na cidade Imperial do Ouro Preto, onde faleceu.

 

fls. 02 - Herdeira

01- a viúva Dona Thereza Maria de Jesus

 

fls. 05v. - Bens de Raiz:- uma Fazenda de cultura denominada Medeiros, que ao presente se compõem de uma sesmaria de terras, casas de vivenda, paiol, moinho, rancho beira estrada, tudo coberto de telha  4:000$000