PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ PEREIRA GOULART

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1790

Caixa: 100

Inventariado: José Pereira Goulart

Inventariante: Francisco Martins Coelho

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Pala Dias

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José Pereira Goulart de quem é Inventariante e Testamenteiro Francisco Martins Coelho

Data: 22-07-1790

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 03 - Dividas Ativas

- Manoel Machado Cruz  48$000

- Francisco Fernandes   30$000

- Antonio Pereira Goulart  70$000

 

fls. 06 - Redução do Testamento

- (...) o Testador dito José Pereira Goulart estando gravemente enfermo mandou as Lavras do Funil, distante da Paragem dez léguas, buscar João de Deus o Provador de Testamentos para efeito de se aprovar ou fazer o seu.

 

fls. 07v. - Testamento

 

Digo eu José Pereira Goulart que estando em meu perfeito juízo faço este papel e quero que sirva de meu Testamento, e por eu me achar impossibilitado de ir a casa do atestador para se me aprovar (...) declararei em presença das testemunhas.

Data: 20-12-1786

Local: Três Pontes

(...) estando eu doente de cama temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação, por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer e quando será servido levarme para si faço este meu Testamento na forma seguinte:

(.......)

Rogo a Francisco Martins Coelho, que por serviço de Deus, queira ser meu Testamenteiro.

Ordeno que meu corpo seja sepultado na Capela de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas envolto no Hábito do Glorioso Padre São Francisco (...).

Declaro que tenho vendido a Antonio Pereira Goulart um negro por nome Domingos, nação Angola (...).

Declaro que me chamo José Pereira Goulart, filho legítimo de Bartolomeu Gomes e de Dona Theresa Goulart da Silveira, natural da Praia do Norte Bispado de Angra.

Declaro que sou viúvo e que não tenho filhos e nem herdeiros senão os que abaixo os declararei.

(.......)

Pagas as minhas dívidas e cumpridos os meus legados e de tudo o que se achar instituo por meus herdeiros a Catharina crioula e seus filhos Antonio Francisco e Luzia, a qual deixo forros porque tem pago a sua alforria.

(.......)

Declaro que o resto da importância que vendido tenho se reparta igualmente com o Reverendo Padre Manoel Moreira Prudente e o Reverendo Padre Alexandre Carlos Salgado (...).

(.......)

(...) por eu não saber ler nem escrever pedi e roguei a João Joaquim dos Santos que este por mim fizesse e como testemunha se assinasse (...).

Três Pontas, 20 de Dezembro de 1786

José Pereira Goulart

 

fls. 10 - Procuração

Data: 15-05-1789

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Francisco Martins Coelho

Procuradores Nomeados: João Felisberto Gomes de Couto; Diogo Moreira da Silva Rabello; Luís Antonio da Silva Rodarte; Capitão Antonio Gonçalves de Figueiredo.

 

 

JOSÉ PEREIRA GOULART

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Testamentos numero 8 .fl.25 v.

Testador: José Pereira Goulart

Testamenteira: Francisco Martins Coelho

Data do Testamento – 1789

Local – Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas.

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2005

 

Sentença de redução de testamento a favor de Francisco Miz. Coelho, testamenteiro de Jose Pereira Goulart dado pela Rainha Dona Maria Primeira.

 

Aos 15 de maio de 1789 na Vila de São João Del Rei –

....que o testador dito Jose Pereira Goulart achando-se gravemente enfermo morador nas Lavras do Funil distante da Paragem 10 léguas....e distante desta Vila 27 léguas...não pode efetuar aprovação deste testamento....

 

TESTAMENTO - trechos

 

Digo eu..em meu perfeito juízo...saibam quantos esse público instrumento....neste dia 20 de dezembro de 1786, nas Três Pontas.....Rogo a Francisco Martins Coelho seja meu testamenteiro....desejo ser .enterrado na Capela de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas.

Declaro que tenho vendido a Antonio Pereira Goulart um negro....machados, tachos e uma sela velha para pagar meu funeral, dividas e missas por minha alma.

Declaro que me chamo Jose Pereira Goulart, filho legitimo de Bartolomeu Gomes e de Catarina Goulart da Silveira, natural da Praia do Norte, Bispado de Angra. Declaro que sou viúvo e não tenho filhos,e nem herdeiros, senão os que abaixo declaro....( parte rasgada)...

Declaro que Catarina crioula e seu filho Antonio Francisco pagaram suas alforrias.

...( parte ilegível)....