PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Joaquim Correa”, neste site.

 

FRANCISCA ANTONIA DE PAULA

e

JOSÉ JOAQUIM CORREA

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1791/1804

Caixa: C-21

Inventariada: Francisca Antonia de Paula

Inventariante: José Joaquim Correa

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 216

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisca Antonia de Paula de quem foi inventariante o viúvo seu marido o Capitão José Joaquim Correa.

Data: 29-11-1791

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Antonio de idade de dezesseis anos.

02- Mariana de idade de quatorze anos.

03- Nicolau de idade de doze anos

04- Joaquim de idade de onze anos

05- Francisco de idade de nove anos

06- Bárbara de idade de sete anos

07- Bernardina de idade de quatro anos

08- Jesuína de idade de três anos

 

Escritura de Compra e Venda

Data: 24-09-1791

Local: Vila de São João del Rei, em casas de morada do Capitão José Joaquim Correa

Vendedora: Dona Francisca Antonia de Paula casada como Capitão José Joaquim Correa.

Produto das Vendas: Os bens da meação do seu casal.

Comprador: Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas, homem de negócio, morador nesta vila.

 

diz o Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas, homem de negócio morador nesta vila, que estando para morrer Dona Francisca Antonia de Paula mulher do Capitão José Joaquim Correa, também homem de negocio (...).

 

Diz Nicolau Antonio Correa e seu irmão Francisco Antonio de Paula, soldados na Praça do Rio de Janeiro, filhos legítimos do Capitão José Joaquim Correa e de Dona Francisca Antonia de Paula já falecida (...).

 

fls. 34 - Procuração

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria Souza Toar, João de Araújo Oliveira, João de Faria Gomes, Faustino José de Castro, Luís Antonio da Silva Rodarte.

Data: 25-02-1809

Local: São João del Rei

Que Faz: José Joaquim Correa (Cavaleiro da Ordem de Cristo) viúvo inventariante

 

Diz Francisco Antonio de Paula Correa, soldado da Primeira Companhia do Regimento da Artilharia da Côrte da cidade do Rio de Janeiro (...).

 

fls. 55 - Procuração

Procuradores Nomeados: seu tio o Padre Manoel Antonio de Castro.

Data: 28-07-1805

Local: cidade do Rio de Janeiro

Que Fazem: Nicolau Antonio Correa, soldado da Segunda Companhia do Esquadrão e Francisco Antonio de Paula, soldado da Primeira Companhia do Regimento de Artilharia, ambos moradores nos seus respectivos quartéis.

 

fls. 75

Dizem Mariana Francisca de Paula, Bernardina Eufrazia de Paula e Jesuína Cândida de Paula, filhas legítimas do Sargento Mor José Joaquim Correa, maiores de 20 anos (...).

 

Diz Antonio Joaquim Correa; Mariana Francisca de Paula; Bárbara Marcelina de Paula; Joaquim Desidério de Paula; Bernardina Eufrásia de Paula, Francisco Antonio de Paula. Jesuína Cândida de Paula, filhos legítimos de José Joaquim Correa e de Francisca Antonia de Paula já falecida (...).

 

- todos os Justificantes são hoje maiores de vinte e cinco anos, e a terceira justificante casada com o Capitão Fernando José de Almeida e Souza, o primeiro servindo de Escrivão da Alfândega da cidade do Maranhão; o quarto e o sexto servindo a S.A.R.* em tropas vias (...). (*) Sua Alteza Real

 

 

JOSÉ JOAQUIM CORREA, sargento mor

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1839

Caixa: 593

Inventariado: Sargento Mor José Joaquim Correa

Inventariante: Mariana Francisca de Paula

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 822

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Dona Mariana Francisca de Paula, inventariante dos bens de seu falecido pai o Sargento Mor José Joaquim Correa, Dona Bernardina Eufrásia de Paula e Dona Jesuína Cândida de Paula (apelantes).

Alferes Joaquim Desidério de Paula e hoje sua viúva Dona Rita Maria de Jesus, por si e como tutora de seus filhos (apelados)

 

Translado dos próprios Autos de Inventário do falecido Sargento Mor José Joaquim Correa, de quem é inventariante Dona Mariana Francisca de Paula.

Data: 19-07-1839

Local: São João del Rei

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus todo poderoso.

Saibam quantos este meu Testamento virem que eu José Joaquim Correa, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, constitucional legítimo, estando de pé e em meu perfeito acordo faço todas as minhas disposições testamentárias da maneira seguinte:

Sou filho legítimo de Antonio Francisco da Costa e de Isabel Maria de Jesus, nascido e batizado na cidade do Rio de Janeiro na Freguesia de Nossa Senhora da Candelária, e residente nesta Vila há mais de sessenta anos e meus pais falecidos.

Fui casado com Francisca Antonia de Paula de cujo matrimônio tive oito filhos e como morreram dois, Antonio e Nicolau e existem seis a saber: Mariana Bernardina = Bárbara casada com o Sargento Mor Fernando Jose de Almeida e Sousa = Jesuína, hoje viúva do Capitão Mor João Pereira Pimentel = Francisco que se achava em minha companhia = e Joaquim Desidério em Pitangui; são estes cinco filhos que tenho únicos e nem um mais, os quais são meus herdeiros legítimos.

Meu corpo envolto no meu Hábito da Senhora do Carmo (...) e sepultado na sepultura da mesma Ordem Terceiro do Carmo (...).

(....................)

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha filha Mariana Francisca de Paula, em segundo a meu filho Francisco Antonio de Paula e em terceiro a minha filha Bernardina Eufrásia de Paula com José Maria da Câmara ambos em um só corpo (...).

(....................)

Tenho três moradas de casas a saber: as de sobrado em que moro, na Rua Direita com outros pequenos fundos também de sobrado que dão para a Rua do Curral, e outra em que mora minha filha Jesuína, viúva do Capitão Mor João Pereira, e uma muito pequena na Rua de São Miguel, estas ficarão parte de que lhes tocar a meu filho Francisco Antonio e a que mora a viúva minha filha ficará também pertencendo a parte de sua legítima (...).

(....................)

Meu genro João Pereira Pimentel recebeu em dote oitocentos mil réis (...).

Meu genro Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza também recebeu dote (...).

Deve mais, por uma sentença como fiador e principal fiador, digo principal pagador o mesmo meu genro Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza de seu irmão falecido Antonio Joaquim de Almeida (...).

(....................)

Minha filha Mariana já recebeu uma escrava por nome Maria crioula pelo preço que a comprei a Antonio de Souza Lobo (...) e mais recebeu uma morada de casas na Rua da Câmara comprada a Francisco Antonio da Cunha e sua mulher (...).

(....................)

Minha filha Bernardina já recebeu em vigoroso pagamento de sua legítima paterna, digo legítima materna e pelo que lhe há de caber por minha morte, uma morada de casas no fim da Rua de São Roque, que foram da testamentária de Antonio Gonçalves Cardoso (...).

(....................)

Meu filho Joaquim Desidério já recebeu a conta de sua legítima (...)

Meu filho Francisco Antonio de Paula já recebeu a quantia de sessenta e quatro mil réis em dinheiro por mão de meu irmão Francisco Antonio da Costa, no Rio de Janeiro (...).

Por falecimento de minha mulher se fez Inventário na sua meação que por Escritura havia vendido a Gonçalo Teixeira de Freitas (...).

(....................)

Por declaração, ainda que pareça desnecessário, declaro que meu filho Antonio, falecido no estado de solteiro, não tem que receber de minha herança alguma, ainda que apareça qualquer intruso herdeiro (...) tendo eu o mandado para Coimbra para se formar, esteve há alguns anos que passaram de oito, sem que se ocupasse em outra coisa mais que nos divertimentos profanos de jogos e para velhações libidinosas de que fui muito sabedor e bem informado em carta de pessoas fidedignas, não tendo entrado na Universidade e nem sequer feito a primeira matrícula nem exame, nem ato algum, gastando com seus vícios a mesada que eu prontamente lhe fazia em boa fé, sendo estas mesadas avultadas e aceitado por Domingos Jorge Ribeiro da cidade do Porto e Manoel Pinto de Miranda, até que, sem ordem minha se passou para a cidade de São Luís do Maranhão, onde faleceu.

(....................)

Tive uma sociedade de fazendas na minha loja com o Capitão Mor João Pereira Pimentel, falecido há mais de ano (...).

(....................)

Devo as minhas filhas Mariana e Bernardina, a cada uma, quatrocentos mil réis, dinheiro que até hoje cobrei de Joaquim Teixeira Marinho, devedor a elas por Escritura de duas Sesmarias no Paraíba (...).

(....................)

(...) vinte missas pela alma de meu irmão Francisco Antonio da Costa (...)

(....................)

Deixo a minha afilhada Maria Cândida, filha do Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza, cem mil réis.

E aos filhos e filhas deste, meus netos, a saber: Mariana = Ana = Jesuína = Gabriela = José = e Januário, vinte mil réis a cada um, e são seis filhos além da afilhada.

Deixo a minha afilhada e neta Ana Querubina, filha do Capitão Mor João Pereira Pimentel, para seu dote cem mil réis, e aos mais filhos deste a saber: Francisca = Pedro= e Aureliano, vinte mil réis a cada um, e também a Maria, são quatro além da afilhada Ana.

(....................)

Declaro finalmente que do resto que sobrar da minha terça instituo por minhas herdeiras as quatro filhas acima declaradas: Mariana, Bernardina, Bárbara e Jesuína, as quais com os dois Francisco e Joaquim são meus herdeiros igualmente nas duas partes de meus bens, menos no resto de minha terça que fica pertencendo as quatro filhas acima declaradas, tornando a repetir que não tenho mais filhos nem herdeiros (...).

(....................)

Vila de São João del Rei, 24 de Novembro de 1833

José Joaquim Correa

 

fls. 08 - Abertura

Aos onze dias do mês de Maio de mil oitocentos e trinta e sete (...) foi aberto o presente Testamento com que faleceu o Testador José Joaquim Correa (...).

 

fls. 09 - Codecilio

Com a graça de Deus Todo Poderoso.

Saibam quantos este meu codecilio virem que eu José Joaquim Correa, Professo na Ordem de Cristo, tendo feito o meu solene Testamento e aprovado no dia quatro de Novembro de mil oitocentos e trinta e três e por se ter passado alguns anos e ocorrerem outras circunstâncias necessárias que devo dispor e declaro o seguinte:

Em primeiro lugar nomeio para meus testamenteiros, administradores e benfeitores Dona Mariana Francisca de Paula, em segundo a minha filha Dona Bernardina Eufrásia de Paula, ambas solteiras, que existem em minha companhia, em terceiro a minha filha Dona Jesuína Cândida de Paula, viúva do Capitão Mor João Pereira Pimentel (...).

(....................)

Deixo em legado a minha neta e afilhada Dona Ana Querobina, filha legítima do Capitão João Pereira Pimentel e de sua mulher Dona Jesuína Cândida de Paula, quatrocentos mil réis para ajuda do seu dote quando se casar, e se acaso não tomar estado antes da idade da emancipação este legado lhe seja contudo entregue ficando derrogado outro qualquer legado que eu deixo no Testamento.

A cada uma das irmãs da legatária acima, Francisca e Maria, também minhas netas filhas dos mesmos pais deixo cem mil réis (...)

Deixo a minha neta e afilhada Maria Cândida, filha legítima do Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza e de sua mulher Donas Bárbara Marcelina de Paula cento e cinquenta mil réis (...)

A cada uma das filhas do supra dito Sargento Mor Fernando e de sua mulher minha filha, moradores na Vila de Barbacena, cem mil réis .

(....................)

Declaro que meu filho Francisco Antonio de Paula é falecido e por isso dele não faço menção neste codecilio, tendo entrado na linha de meu herdeiro necessário.

(....................)

(...) o resto de minha terça, deduzidas as minhas disposições e legados, deixo as minhas prezadas filhas Dona Mariana Francisca de Paula, Dona Bernardina Eufrásia de Paula, Dona Bárbara Marcelina de Paula e Dona Jesuína Cândida de Paula para desta sorte comprovar-lhes o muito amor que me tem merecido e o quanto me tenho suas qualidades.

Em firmeza do que pedi e roguei a José Felipe de Castro Viana que este por mim fizesse por eu não poder escrever tão longa narração (...).

Vila de São João del Rei, 9 de Fevereiro de 1837

José Joaquim Correa

 

fls. 15 - Declaração

Declararam os inventariantes que o inventariado José Joaquim Correa faleceu no dia onze de Maio de mil oitocentos e trinta e sete com testamento e codicilio solene (...)

 

Filhos:

01- Dona Mariana Francisca de Paula maior de cinquenta anos.

02- Alferes Joaquim Desidério de Paula, casado.;

03- Dona Bárbara Marcelina de Paula casada com o Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza.

04- Dona Bernardina Eufrásia de Paula, maior de quarenta asnos.

05- Dona Jesuína Cândida de Paula, viúva do Capitão Mor João Pereira Pimentel

 

fls. 18 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas grandes de sobrado nas quais faleceu o Testador e onde hoje são moradores os herdeiros Dona Mariana Francisca de Paula; e Dona Bernardina Eufrásia de Paula, sitas na Rua Direita desta cidade, fronteiras a Igreja Matriz, com outras pequenas também de sobrado nos fundos que deitam para a Rua do Curral e estas bastante arruinadas, partindo por um lado com casas dos herdeiros do Capitão Alexandre Pereira Pimentel e de outro com casas do Testador nos quais mora a herdeira sua filha Dona Jesuína Cândida de Paula, viúva do Capitão Mor João Pereira Pimentel  4:300$000

- outras casas também de sobrado que são paredes e meias com as precedentes, com seus fundos para a Rua do Curral e em que mora a referida herdeira Dona Jesuína Cândida de Paula (...) e bastante arruinadas por serem muito antigas  1:600$000

 

fls. 13

Diz Dona Jesuína Cândida de Paula, viúva do Capitão Mor João Pereira Pimentel, por si e como tutora de seus filhos órfãos, que tendo seu marido sociedade em negócios de fazendas secas com seu pai o Sargento Mor José Joaquim Correa (...).

 

fls. 157

Diz Dona Rita Maria de Jesus, viúva do Alferes Joaquim Desidério de Paula, por si e como tutora de seus filhos órfãos e púberes (...).

 

fls. 165v.

Dizem Dona Bárbara Marcelina de Paula e seus filhos o Reverendo José Joaquim Correa de Almeida, este por si e como tutor de seu irmão Januário Carlos de Almeida e Souza; Mariano Carlos de Souza Correa e outros; viúva e herdeiros do Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza (...) que nos Autos de Inventário do finado pai e avô dos suplicantes o Sargento Mor José Joaquim Correa (...).

 

fls. 167v. Procuração

Procurador Nomeado: a seu filho e irmão Reverendo José Joaquim Correa de Almeida

Data: 16-01-1846

Local: Barbacena, Comarca do Rio das Mortes

Que Fazem: Dona Bárbara Marcelina de Paula e seus filhos Maria Cândida de Paula; Mariana Eufrosina da Paixão; Ana Bárbara de Paula; Jesuína Cândida de Paula, Gabriela Augusta de Souza Correa, viúva e herdeiros do Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza, moradores nesta cidade de Barbacena (...).

 

fls. 169 - Procuração

Procuradores Nomeados: Desidério Antonio de Jesus Silva, Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva, Francisco Antonio dos Passos

Data: 23-01-1846

Local: São João del Rei

Que Fazem: Reverendo José Joaquim Correa de Almeida por si e como Tutor legal de seu irmão Januário Carlos de Almeida e Souza (netos do inventariado)

 

fls. 169 - Procuração

Procurador Nomeado: Padre José Joaquim Correa de Almeida (meu irmão)

Data: 13-02-1846

Local: Rio de Janeiro

Que Faz: Mariano Carlos de Souza Correa.

 

fls. 170v

(...) falecendo da vida presente o Sargento Mor Fernando José de Almeida e Souza casado coma herdeira Dona Bárbara Marcelina de Paula, uma dos filhos do Inventariado o Sargento Mor José Joaquim Correa, de cujo matrimônio ficaram os seguintes filhos:

01- Reverendo José Joaquim Correa de Almeida, Tutor de seu irmão menor de vinte e um anos, Januário Carlos.

02- Maria Cândida de Almeida e Souza

03- Mariana Eufrazina da Paixão

04- Ana Bárbara de Paula

05- Jesuína Cândida de Paula

06- Gabriela Augusta de Souza Correa

07- Januário Carlos de Almeida e Souza

08- Mariano Carlos de Souza Correa

 

fls. 171

Aos vinte e um de Agosto de mil oitocentos e quarenta e cinco sepultou-se dentro da Matriz desta cidade em sepultura do Santíssimo, por ser irmão o Major Fernando José de Almeida e Souza, branco de idade maior de quarenta anos, digo de oitenta anos, casado com Dona Bárbara Marcelina de Paula, faleceu com o sacramento da penitência e extrema unção (...).

 

Diz Dona Rita Maria de Jesus, viúva do Alferes Joaquim Desidério de Paula, por si e como tutora de seus filhos (...).

 

(...) citei a Dona Mariana Francisca de Paula, a Dona Bernardina Eufrazia de Paula Correa, a Dona Jesuína Cândida de Paula e aos filhos desta maiores de doze e quatorze anos:

- Pedro Pereira Pimentel

- Aureliano Pereira Pimentel.

- Dona Ana Querobina Pimentel

- Dona Francisca Cândida Pimentel

- Dona Maria Madalena Pimentel

 

Procuração

Procuradores Nomeados: João Crisóstomo Pinto da Fonseca, Joaquim Thomás da Costa Braga. José Pereira de Mello

Data: 09-04-1847

Local: São João del Rei

Que Faz: Dona Rita Maria de Jesus, viúva do Alferes Joaquim Desidério de Paula

 

fls. 180

Diz Aureliano Pereira Correa Pimentel, testamenteiro de Dona Mariana Francisca de Paula, que a bem do inventário dos bens desta (...).

 

fls. 280  - Escritura de Compra e Venda

Data: 21-06-1813

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Capitão Francisco Antonio da Cunha Magalhães

Vendedores: Capitão Francisco Antonio da Cunha Magalhães e sua mulher Dona Maria Salomé de Oliveira.

Comprador: Sargento Mor José Joaquim Correa, homem de negócio desta vila.

Produto da Venda: uma morada de casas térreas coberta de telha com seu pátio, oficina e quinta, sitas na Rua da Câmara desta vila.

 

fls. 332

Dizem Aureliano Pereira Correa Pimentel e outros filhos e herdeiros dos falecidos Capitão Mor João Pereira Pimentel e Dona Jesuína Cândida de Paula, que tendo o dito seu pai uma sociedade de fazendas secas com o avô dos suplicantes Sargento Mor José Joaquim Correa (...).

 

Monte Mor  77:307$405