PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Os Alves Antunes” e “Lobo da Silva Rios”, neste site.

 

JOSÉ INÁCIO DA SILVA SOUTO MAIOR, alferes

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1838

Caixa: 263

Inventariado: Alferes José Inácio da Silva Souto Maior

Inventariante: Floriana Balbina das Neves

Local: São Miguel do Cajurú

Nº de Páginas: 238

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Alferes José Ignacio da Silva Souto Maior, viúvo em primeiras núpcias da falecida D. Maria Vitória Ferreira de Jesus, de quem ficou viúva e é inventariante sua segunda mulher D. Floriana Balbina das Neves, que é tambem testamenteira adjunta com Francisco Antonio da Silva Rios.

Data: 21-05-1838

Local: Fazenda denominada da Lagoa Verde da Aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno da Freguesia de São Miguel do Cajurú Termo da cidade de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido havia falecido no dia dezesseis de Abril do corrente ano de mil oitocentos e trinta e oito com Testamento solene (...).

 

fls. 02 - Filhos do 1º Matrimônio:

01- Dona Carlota Jesuína da Silva, casada com Francisco Antonio da Silva Rios.

02- José Ignacio da Silva, solteiro, de idade de vinte e seis anos pouco mais ou menos.

03- Francisco José da Silva Souto, solteiro, de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.

04- Dona Mariana Coralina da Silva, solteira, de idade de vinte anos pouco mais ou menos. (depois casada com Joaquim Saraiva Nogueira)

05- Antonio Carlos da Silva, solteiro, de idade de dezessete anos pouco mais ou menos.

 

Filhos do 2º Matrimônio:

06- Dona Maria Ignacia da Silva, de idade de sete anos pouco mais ou menos.

07- Dominciano Ignacio da Silva, de idade de seis anos pouco mais ou menos.

08- Dona Emília, de idade de três anos pouco mais ou menos.

 

Filhos Naturais:

09- Paulina, solteira, de idade de dezesseis anos pouco mais ou menos.

10- Delfina, solteira, de idade de quinze anos pouco mais ou menos. (depois casada com José das Chagas)

11- Francisca, solteira, de idade de doze anos pouco mais ou menos. (depois casada com José Lopes da Silva)

 

fls. 12 - Bens de Raiz:

- uma Fazenda denominada da Lagoa Verde, a que se acham hoje unidas as terras compradas pelo inventariado ao falecido Padre João da Costa Guimarães, denominadas também da Lagoa Verde e constando umas e outras de matos virgens, capoeiras e campos de criar  1:410$664

- metade do valor das benfeitorias desta Fazenda da Lagoa Verde as quais constam de casas de vivenda baixas, térreas, engenho de cana de moer com bois, paiol, casa de curtir açúcar e moinho, tudo coberto de telha, com senzalas, monjolos e ranchos de carro aberto, tudo coberto de capim com curral e quintal cercado de pedras e madeira, com arvoredos de espinho e outros, com rego de água  400$000

- uma sorte de terras compradas ao Sargento Mor Antonio José de Barros e a seu filho Joaquim José de Barros, que se compõem de capoeiras e campos de criar  620$000

- uma parte de terras de capoeiras e campos de criar na Fazenda denominada o Pasqual, compradas a Ângelo Alves Ferreira Rodrigues  300$000

- um pequeno terreno na beira da estrada do Rio das Mortes Pequeno  80$000

- declarou a viúva inventariante que como herdeira de seu falecido pai João das Neves Ferreira lhe pertence a terça parte da metade da parte que o mesmo tinha nas terras e benfeitorias da Fazenda de Santo Antonio, de um e outro lado do rio, cuja parte pertence a ela inventariante tanto em terras como em benfeitorias  250$000

- metade das terras e águas minerais do Pasto das Éguas que tocaram de herança à primeira mulher do inventariado e a seu cunhado Antonio Lobo, de quem foi herdeira a dita sua primeira mulher como consta do inventário da mesma  130$000

-metade das terras e águas mineras que foram do Capitão Vicente Ribeiro da Silva, pertencentes a este casal pelas razões acima declaradas  100$000

- metade das terras e águas minerais em que há sociedade com os herdeiros de Gonçalo Correia Neto, pertencendo a este casal pelas razões acima declaradas  68$500

- metade das terras e águas minerais nas vargens do Ribeirão da Lagoa Verde  42$500

- uma morada de casas sitas na Rua da Prata da cidade de São João del Rei, coberta de telhas, forrada e assoalhada e assobradada, para um lado com um pequeno pátio e sem quintal algum  1:800$000

 

fls. 15 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu José Ignacio da Silva Souto Maior querendo firmar minha última vontade faço meu Testamento na forma seguinte:

Sou natural de Sabará, filho legítimo do Capitão Ignacio da Silva Souto Maior e Dona Josefa Senhorinha da Costa, já falecidos.

Fui casado a primeira vez com Dona Maria Vitória e a segunda com Dona Floriana Balbina das Neves e, de ambos os matrimônios, tenho filhos meus herdeiros das duas partes da minha meação.

Declaro que no estado de viúvo tive três filhos naturais, havidos de Theresa crioula, que foi minha escrava, as quais se chamam Paulina, Delfina e Francisca, esta foi batizada por liberta e aquelas tem carta de liberdade que se acharão entre meus papéis, as quais todos três reconheço por filhas e entrarão com igualdade na herança nas duas partes de meus bens com os filhos legítimos.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher acima declarada em um só corpo com meu genro Francisco Antonio da Silva Rios, e em segundo lugar a meu filho José, e em terceiro lugar a meu filho Francisco (...).

Nomeio para Tutor de meus filhos do primeiro matrimônio, do segundo matrimônio e naturais a meu genro Francisco Antonio da Silva Rios, a quem recomendo todo o cuidado sobre estes e suas educações, sempre estando em companhia da dita minha mulher não só meus filhos legítimos como naturais, servindo de tutora adjunta com o dito meu genro até chegarem a tomar estado.

Deixo ao meu filho José o meu relógio com cadeias de ouro.

Deixo a minha filha Emília o meu caixilho de ouro e corrente.

Deixo a minha afilhada Joaquina, filha de Francisco de Paula e Maria Romana, cinquenta mil réis.

(..................)

Deixo o resto de minha terça aos meus filhos legítimos de um e outro matrimônio.

Declaro que dei a minha filha Carlota, casada com Francisco Antonio da Silva, além de sua legítima materna, o que constar dos documentos assinados por mim e por ele.

(..................)

(...) a meu rogo escrito por Alferes Silvestre Correia de Carvalho (...).

Fazenda da Lagoa Verde, 12 de Abril de 1838

José Ignacio da Silva Souto Maior

 

fls. 16v - Abertura:

Aos dezesseis dias do mês de Abril do ano de mil oitocentos e trinta e oito (...) foi aberto este Testamento com que faleceu o Testador José Ignacio da Silva Souto Maior (...).

 

fls. 33 - Procuração

Procuradores Nomeados: Joaquim Ignacio Palmela, Florêncio Antonio da Fonseca, Desidério Antonio de Jesus Silva, José Basílio de Miranda, Ignacio Maurício de Figueiredo Neves.

Data: 09-06-1838

Local: São João del Rei

Que Faz: a viúva Dona Floriana Balbina das Neves

 

fls. 34

Diz Francisco Antonio da S.ª Rios, testamenteiro adjunto do falecido seu sogro José Ignacio da Silva Souto Maior, com a viúva segunda mulher deste, que a mesma retirou-se para esta cidade de São João del Rei onde se acha morando (...).

 

Monte Mor  25:622$730

 

fls. 84 - Auto de Contas

Data: 15-07-1841

Local: São João del Rei

Tutor: Francisco Antonio da Silva Rios (cunhado dos órfãos)

Dos Órfãos:

- o órfão Antonio Carlos da Silva se acha com vinte anos, solteiro, morando na companhia dele tutor, sabe ler, escrever e contar e se emprega no exercício da lavoura e criação, com bom comportamento.

- a herdeira Paulina, filha natural, se acha com dezenove anos, solteira, morando em companhia dele tutor, se emprega nos trabalhos próprios do seu sexo, com bom comportamento.

- a herdeira Delfina Ignacia da Silva, também filha natural, acha-se com dezesseis anos,se casou com Francisco José das Chagas com quem vive em boa harmonia.

- a herdeira Francisca Ignacia da Silva, também filha natural, acha-se com quinze anos; se casou com José Lopes da Silva, vivendo em boa harmonia.

 

fls. 86

Freguesia de São João del Rei

Aos dezoito de Abril de mil oitocentos e trinta e nove de licença, em a Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno em presença do Reverendo João Pedro dos Santos, se receberam por palavras de presente, em matrimônio Francisco José das Chagas, filho legítimo de José Nunes Alves e Maria Magdalena; = e Delfina Ignacia da Silva, filha natural de José Ignacio da Silva Souto, já falecido, ambos os contraentes nascidos e batizados em a dita Capela. Foram testemunhas Francisco Antonio da Silva Rios e José Justino da Silva, todos moradores nesta Freguesia. E logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano.

 

fls. 87

Freguesia de São João del Rei.

Aos trinta dias do mês de Setembro de mil oitocentos e quarenta, na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes, de licença. em presença do Reverendo Vigário Joaquim José Lobo depois de feitas as proclamações recomendadas pelo Concilio e Constituição do Bispado e não resultando impedimento algum, se receberam em matrimônio por palavras de presente José Lopes da Silva, filho legítimo de Anacleto Lopes Pereira e Maria Theodora da Silva; = e Francisca Ignacia da Silva, filha natural do Alferes José Ignacio da Silva Souto, já falecido, ambos os contraentes nascidos e batizados na dita Capela. Foram testemunhas Manoel Ferreira Barbosa e João da Silva Rios, todos moradores nesta freguesia. E logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano.

 

fls. 90 - Auto de Contas

Data: 20-03-1849

Local: São João del Rei

Tutor: a viúva Dona Balbina Floriana Neves (mãe dos órfãos)

Dos Órfãos:

- a herdeira Dona Maria Ignacia da Silva se acha com dezoito anos, solteira, sabe ler, escrever, cozer, bordar e outras prendas próprias de seu sexo em que se ocupa, vive em companhia de sua mãe com bom e louvável comportamento.

- o herdeiro Domiciano Ignacio da Silva se acha com dezessete anos, sabe ler, escrever e contar e se acha presentemente na Província do Rio de Janeiro em companhia de seu padrinho o Capitão Floriano Leite Ribeiro, tem empregado na lavoura e negócio recebendo dele muito boa educação e proteção, onde tem se comportado bem.

- a herdeira Dona Emília se acha com quatorze anos, solteira, sabe ler, escrever, cozer e bordar e outras prendas próprias do seu sexo em que se emprega, em companhia de sua mãe, com bom comportamento.

 

fls. 105 - Auto de Contas

Data: 18-09-1852

Local: São João del Rei

Tutor: a viúva Dona Floriana Balbina das Neves.

Dos Órfãos:

- a herdeira Dona Maria Ignacia da Silva se acha com vinte e dois anos, casada com Antonio Soares Moreira.

- o órfão Domiciano Ignacio da Silva se acha com mais de vinte anos, solteiro, o qual depois de aprender a ler, escrever e contar. foi para a companhia de seu padrinho no Rio de Janeiro (...).

- a órfã Dona Emília se acha com dezessete anos, sabe ler, escrever e contar, mora com sua mãe.

 

fls. 107

Aos vinte e seis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e um nesta cidade de São João del Rei no lugar do Sutil, em oratório decentemente armado em casa de Dona Francisca Maria de Paula, depois de feitos os proclamas e mais diligências recomendadas pelo Concilio e Constituição do Bispado não resultando impedimento algum, o Reverendo Bernardino de Souza Caldas de licença, recebeu em matrimônio por palavras de presente a Antonio Soares Moreira, filho legítimo de José Soares Moreira e Dona Mathildes Rosa Pereira, natural e batizado na Freguesia de Silvares Arcebispado de Braga no Reino de Portugal; = e Dona Maria Ignacia da Silva, filha legítima do Alferes José Ignacio da Silva Souto Maior, já falecido, e D. Floriana Balbina das Neves, natural e batizada nesta freguesia. Foram testemunhas o Comendador Alexandre José da Silveira e Sabino de Almeida Magalhães, casados e desta freguesia. E logo lhes conferiu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

 

fls. 113

Aos trinta de Dezembro de mil oitocentos e trinta e um o Reverendo Joaquim José Alves batizou e pôs os santos óleos em oratório privado de Dona Jacinta Maria de Almeida, por provisão do Reverendo Vigário da Vara, ao inocente Domiciano, filho legítimo de José Ignacio da Silva Souto Maior e Dona Floriana Balbina das Neves, nascido em o primeiro deste mesmo mês. Foram padrinho o Capitão Floriano Leite Ribeiro e Dona Maxima Derguta de São Joaquim.

 

fls. 114 - Procuração

Procurador Nomeado: Joaquim Antonio de Gouvêa

Data: 20-12-1853

Local: São João del Rei

Que Faz: Domiciano Ignacio da Silva, morador na Província do Rio de Janeiro e ao presente nesta cidade.