PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Vieira da Maia”, neste site


JOSÉ FRANCISCO GUIMARÃES

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1795

Caixa: 60

Nº de Páginas: 252

Testador: José Francisco Guimarães

Testamenteiro: Antonio Ferreira Carneiro

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu José Francisco G.es morador neste meu ingeinho subúrbios do Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra estando de saúde e em meu perfeito juízo e entendimento perfeito que Deus Nosso Sr. me deu faço este meu Testamento e última disposição de meus bens na forma seguinte:

(.........)

Nomeio por meus Testamenteiros aos senhores seguintes: em primeiro lugar ao Alferes Antonio Ferr.ª Carmind.º; em segundo o Tenente Mel. Ferr.ª de Oliveira, em terceiro Fran.co José Teixeira (...).

Meu corpo será envolto em Hábito Religioso de São Francisco e sepultado na Matriz ou Capela mais vizinha donde eu falecer (...).

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia de São Sebastião da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga, filho legítimo de José Ferr.ª G.es e de Maria de Valadares, já falecidos e sou casado com Ana Rodrigues de Olivr.ª de quem não tenho filhos até o tempo presente e desta forma não tenho herdeiros descendentes nem ascendentes (...).

(.........)

Deixo a minha companheira Ana Rodrigues de Olivr.ª duzentos mil réis.

Deixo a Custódia Francisca de Oliveira, engeitada em minha casa, pelo amor de Deus para o seu estado dois contos de réis.

Deixo a Thomazia, filha de Maria Freire, que se acha em casa de José da Mota no Arraial da Conceição, duzentos mil réis.

A Caetana, irmã da dita Thomazia, a cada uma cem mil réis.

(.........)

Deixo a minha irmã Mariana Ferreira, moradora na Vila de Guimarães, um conto e duzentos mil réis e caso esta seja falecida passará a seus herdeiros e não os tendo distribuirá a dita quantia pela alma da mesma.

(.........)

Declaro que satisfeitas as ditas minhas disposições no que sobrar de meus bens instituo a minha alma por herdeira (...).

(.........)

Ingeinho Subúrbios do Arraial da Conceição da Barra, 12 de Novembro de 1782

José Francisco Guimarães

 

fls. 05 - Abertura:

Aos onze dias do mês de Dezembro de mil setecentos e oitenta e cinco me foi apresentado este Testamento do falecido José Fran.co Guim.es (...).

 

fls. 20

Dizem Thomazia, Theresa e Caetana Freire todas três irmãs e solteiras, filhas legítimas de Maria Freire e de José Leite já falecido, moradoras no Arraial da Conceição da Barra (...)

 

fls. 38 - Paga e Quitação

Data: 26-08-1789

Local: Cidade do Porto e Rua de Nossa Senhora da Natividade

Presentes: José Ferreira de Leão, morador na Rua das Hortas (Procurador de Manoel Abreu e sua mulher Mariana Francisca da Vila de Guimarães - ela irmã do inventariado).

 

fls. 40 - Procuração

Procurador Nomeado: José Ferreira Leão na cidade do Porto.

Data: 19-03-1789

Local: Vila de Guimarães, na Rua Nova.

Que Faz: Manoel de Abreu (ferrador) e sua mulher Mariana Francisca (irmã do testador) moradores na Rua do Guardal deste mesma vila.

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1786

Caixa: 104

Nº de Páginas: 76

Inventariado: José Francisco Guimarães

Inventariante: Ana Rodrigues de Oliveira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

Obs: Documento muito danificado, faltando pedaços.

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José Francisco Guimarães de quem ficou viúva sua mulher Dona Ana Rodrigues de Oliveira de que é seu Testamenteiro o Capitão Antonio Ferreira Carneiro.

Data: 14-02-1786

Local: Fazenda chamada as Catas Altas que foi de João Soares Bolhões sita nos subúrbios do Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Termo da Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas da dita Fazenda e morada de Ana Rodrigues de Oliveira.

 

fls. 01 - Declaração

Declarou ter falecido o inventariado José Francisco Guimarães nesta casa e fazenda com seu solene Testamento no dia onze do mês de Dezembro do ano próximo passado de mil setecentos e oitenta e cinco, no qual declara ser natural e batizado na Freguesia de São Sebastião da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga, filho legítimo de José Francisco Guimarães e de Maria de Valadares já falecidos e que era casado com Ana Rodrigues de Oliveira de quem não tinha filhos (...).

 

fls. 10v - Bens de Raiz

- um sítio chamado as Catas Altas que se compõem de casas de vivenda e de recolher feijão, paiol, casa de pipas, casa de engenho e moinho, tudo coberto de telha, senzalas e casas de recolher carros, tudo coberto de capim, terreiro e quintal cercado de pedras com seus arvoredos, bananal e algodoal e ponte no Rio das Mortes ao pé do dito terreiro estaleiro de formas com sete caixas e seis caixões de guardar açúcar e roda de engenho de moer cana, pilões, moendas, andaimes (...) com terras de matos virgens, com vinte e oito alqueires de milho, e capoeiras (...) campos para pastos  2:590$000

- Doze datas de terras minerais dentro das terras da sobredita fazenda  1:000$000

 

Monte Mor  15:706$378 ½