PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Francisco de Oliveira Braga e Escolástica de Albernáz” e “os Martins Covas” Cap. 1º, neste site.

 

JOSÉ FRANCISCO PIRES

e

ANA MARIA DE ALBERNAZ

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: inventário

Ano: 1776

Caixa: 322

Nº de Paginas: 330

Inventariado: José Francisco Pires

Inventariante: Ana Maria de Albernaz

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

inventário dos bens que ficaram por falecimento de José Francisco Pires, Inventariante a viúva sua mulher Ana Maria de Oliveira.

Data: 17 de Março de 1776

Local: Paragem das Congonhas da Bertioga de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

fls. 01v. Declaração:

(...) que o dito seu marido falecera da vida presente em um dos dias do mês de Dezembro de 1775 e que não deixou testamento.

 

fls. 03 - Filhos:

01-Manoel Francisco Pires, de idade de vinte e cinco anos, para mais ou menos, o qual tomou o estado de casado ainda em vida do falecido seu pai, marido dela inventariante, com Maria Pereira.

02- José, de idade de vinte e um anos para vinte e dois anos.

03- Ana, de idade de dezesseis anos para dezessete.

04- Francisco, de idade de dezesseis para dezessete anos.

05- João, de idade de quatorze anos completos, o qual nasceu do mesmo parto com outro irmão que é o seguinte. Declarou que o dito é de idade de treze anos e não quatorze como equivocadamente declarou.

06- Antonio, que é gêmeo com o dito João no nascimento, de idade de treze anos completos.

07- Maria, de idade de dez anos

08- Rosa, de idade de oito para nove anos.

09- Andreza, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.

10- Luciana, de idade de dois para três anos.

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- a fazenda em que mora denominada o Sítio das Congonhas da Bertioga, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, em parte forrada e assoalhada, paiol coberto de telha, monjolo e senzalas cobertas de capim e mais pertences, com terras de culturas, campos, logradouros que partem com terras de Pedro Nunes dos Santos e com terras de Manoel Antonio da Fonseca, com as de Francisco Gonçalves da Costa e com as de Antonio Fernandes Lima: 1:000$000

- outro sítio que se compõem de um paiol coberto de telha, e senzalas cobertas de capim, sito nas Gerais de Santa Rita da Ibitipoca, com matos virgens e capoeiras, que partem com terras de Manoel Francisco de Freitas e com terras que foram de Pedro de Almeida e com as de Manoel de barros.  500$000

 

Monte Mor - 3:067$865

 

fls. 30 - Auto das Contas:

Tutor: Manoel Francisco Pires (irmão dos órfãos do falecido).

 

- do órfão Manoel: se acha casado com Maria Pereira.

 

- do órfão José

(...) se acha casado, com licença deste juízo, com Ana Joaquina, filha do Tenente Jose Esteves Conceição, vive com boa harmonia, com 30 anos.

 

- da órfã Ana.

(...) se acha casada, com licença deste juízo, com João Graça Pereira, branco, filho de Portugal, com quem vive em boa harmonia e com muito aumento nos bens temporais em Fazenda sua própria, 20 anos.

 

- do órfão Francisco

(...) 24 anos de idade, no estado de solteiro, vivendo em companhia da viúva sua mãe, trabalhando na fazenda com muito obediência, bem instruído nos bons costumes e doutrina cristã.

 

- do órfão João

(...) se acha no estado de solteiro, 21 anos, vivendo em companhia da viúva sua mãe, trabalhando na fazenda com muito zelo e muito obediente e de louvável procedimento e muito instruído na doutrina cristã, bons costumes e seu temor de Deus, sabe ler e escrever (...)

 

- do órfão Antonio:

(...) há dois anos pouco mais ou menos, faleceu da vida presente.

 

- da órfã Maria:

(...) se acha vivendo no estado de solteira, em companhia da viúva sua mãe, 18 anos, com muito recolhimento e virtude, bem instruída na doutrina cristã e bons costumes, e seu temor de Deus; sabe cozer.

 

- da órfã Rosa

(...) se acha no estado de solteira, 16 anos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e irmãos, e muito recolhida, honesta e virtuosa, bem instruída na Doutrina Cristã e bons costumes e seu Temor de Deus, sabe cozer.

 

- da órfã Andreza

(...) se acha no estado de solteira, 13 anos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e irmãos, com muita honestidade e bom procedimento e se acha bem instruída no santo temor de Deus e Doutrina Cristã e bons costumes e nas prendas que competem as pessoas do seu sexo.

 

- da órfã Luciana

(...)se acha no estado de solteira, 10 anos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e irmãos, com bons costumes, muito honesta e virtuosa que se esta aprendendo as prendas de cozer e o mais que pertence ao bom governo de uma casa.

 

fls. 77 -

Diz Ana Maria de Albernaz, viúva de José Francisco Pires, que entre as órfãs que lhe ficaram do matrimônio e bem assim uma órfã chamada Maria Emerenciana de Oliveira, e porque a tem justo para casar com Francisco Lourenço de Figueiredo, homem branco, tratador da vida (...).

 

fls. 82 - Auto das Contas:

Data: 21 de Junho de 1796

Tutor: Manoel Francisco Pires (irmão dos órfãos).

- O que acresce de informações:

 

(...) o órfão Francisco se acha casado ha muitos anos com Maria Joaquina, havendo uma Fazenda sua própria (...)

(...) o órfão João se acha casado com Ana Maria, filha de Antonio Carvalho.

(...) a herdeira Andreza se acha casada com João Crisostomo.

(...) a herdeira Maria se acha casada com Francisco Lourenço (...)

*Todos vivem e trabalham na fazenda em que nasceram, do falecido seu pai, aonde vive a viúva sua mãe.

(...) a órfã Luciana, se acha solteira, de idade de 20 anos, vive em companhia de sua mãe.

 

fls. 94 -

Dizem, Ana Maria de Albernaz viúva do falecido José Francisco Pires e o tutor dos mesmos Manoel Francisco Pires, que no mesmo casal há uma órfã por nome Ana, com idade suficiente para casar, e os suplicantes a tem justo para casar com João Garcia Pereira que vive de seu negócio, abundante de bens e pessoa em sua igual (...).

 

fls. 96

Diz Ana Maria de Albernaz, viúva que ficou do falecido José Francisco Pires, que ajustou com uns de seus filhos órfãos Francisco José Pires e Andreza Maria de Oliveira com os filhos de Maria Vieira de Toledo (...).

 

fls. 98

Diz João Francisco Pires, filho legitimo do falecido José Francisco Pires e da viúva sua mulher Ana Maria de Albernaz que para fim de se casar com Ana Maria de Jesus (...)

 

* Parentes:

- André Nunes de Oleiros, branco, morador na Aplicação da Capela de Santa Rita da Freguesia da Borda do Campo, vive de roça, 37 anos.

Disse ser primo irmão da viúva Ana Maria e tio dos órfãos.

 

 

ANA MARIA DE ALBERNAZ

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: inventário

Ano: 1797

Caixa: 3-04

Inventariada: Ana Maria Albernaz

Inventariante: João Francisco Pires

Local: Fazenda das Congonhas da Bertioga, Aplicação de Santo Antonio da mesma freguesia da Vila de Barbacena, Termo da Vila de São João.

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01 e v. (...) compareceu presente João Francisco Pires, filho da dita falecida (...) sendo (...) recebido o dito juramento (...) ela falecera em o dia quinze de Novembro do mês pretérito de mil setecentos noventa seis e que falecera sem testamento (...) “.

 

fls. 03 - Herdeiros:

01- Manoel Francisco Pires, casado com Maria Pereira;

02- José Francisco Pires, casado com Ana Joaquina;

03- Ana Francisca Pires, casada com o Tenente João Garcia Pereira;

04- Francisco José Pires, casado com Maria Joaquina;

05- o inventariante João Francisco Pires, casado com Ana Maria Duarte;

06- Maria Emerenciana de Oliveira, casada com Francisco Lourenço de Figueiredo;

07- Rosa Jacinta do Sacramento, casada com João Leite de Oliveira;

08- Andresa Maria de Oliveira, casada com João Chrisostomo Vieira;

09- Luciana Cândida de Oliveira, solteira, 20 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 8 e v. - Bens de Raiz:

- a Fazenda chamada Congonhas da Bertioga, composta de casas de vivenda cobertas de telha, paiol, cozinha, ranchos, senzalas, com pomar murado de pedra em parte, com capoeiras, campos, logradouros que parte com terras da fazenda de Pedro Nunes dos Santos, com terras de Ana Maria, viúva de Francisco Pereira da Cunha, com terras de Manoel Francisco Pires (herdeiro deste casal) e com as de Manoel Vieira, com as do Tenente Manoel Antonio da Fonseca e com outras somente do inventariante, com todos os seus pertences (que os louvados avaliaram em 2:400$000 - porém a metade da mesma fazenda já estava nos herdeiros deste mesmo casal pela legitima paterna) - 1:200$000

 

fls. 11 e v. “Declarou ele inventariante que seu irmão Antonio faleceu da vida presente antes da morte da viúva sua mãe, o qual era solteiro (...).

 

fls. 17 e v. “ e logo pelo dito inventariante foi dito que ao casal da falecida sua mãe Ana Maria de Albernas, pertencia a metade da fazenda seguinte:

- uma fazenda composta de casas de vivenda e paiol cobertas, com senzala e chiqueiro coberto de palha, com árvores de espinho, com matos virgens e capoeiras, sita na paragem da Cachoeira, Aplicação da Capela de Santa Rita da Ibitipoca, freguesia e termo da Vila de Barbacena, que partem com terras de Francisco Ribeiro Nunes, e com as de Francisco Ferreira Armonde, com as de Antonio Lopes e Manoel Lopes, com todos os seus pertences cuja fazenda foi vista e avaliada pelos avaliadores os Alferes João Alves Pedroza e José Antonio Machado, na quantia de um conto e duzentos mil réis, mas como metade dela pertence aos herdeiros deste casal (provinha) da legitima paterna de seu pai José Francisco Pires, vem só a pertencer a metade dela a falecida viúva do mesmo Ana Maria de Albernas que é a quantia de seiscentos mil réis: 600$000.

- Item: haver na mesma fazenda mais uma mesa (...)

 

fls. 20 - Procuração

Data: 10-02-1797

Local: Fazenda das Congonhas, Distrito de Bertioga, Termo da Vila de São João.

Que Fazem: João Garcia Pereira, João Chrisostomo Pereira(sic), Francisco Lourenço de Figueiredo, João Leite de Oliveira por cabeça de suas mulheres (filhas e herdeiras da inventariada) com os herdeiros desta José Francisco Pires, João Francisco Pires, Francisco José Pires e Manoel Francisco Pires por si e como tutor da órfã sua irmã Luciana Cândida.

Procuradores: Doutores João Antonio Ferreira da Costa, João Felisberto Góes (?) e os Solicitadores o Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva e Francisco Soares da Graça.

 

fls. 53 e v. Certidão:

“Certifico, que em um dos livros dos assentos de casamentos desta freguesia a folha 146v. se acha um que diz assim: - Aos dois de Julho de mil setecentos e noventa e oito depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino sem se descobrir impedimento algum, com provisão do R.do D.or Vig.ro da Vara desta Comarca, na Capela de Santo Antonio da Bertioga, filial desta Matriz da Snr.ª da Piedade de Barbacena o P.e João Roiz de Mello de licença minha, assistiu ao Sacramento do Matrimônio dos contraentes José Pedro de Gouvea, filho legitimo de Pedro da S.ª de Gouvea, e Perpetua M.ª de Olivr.ª, e Luciana Maria Cândida de Jesus, filha legitima de José Francisco Pires e Ana Maria de Albernás, naturais e batizados nesta freguesia e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano: do que foram testemunhas o (P.e ou T.e) Manoel Pereira da Cunha e Antonio Carvalho Duarte; de que mandei fazer este assento, que assinei. = O Vig.ro Dom Agostinho Pitta de Castro = e não se continha mais no dito assento a que me reporto. Barbacena 4 de Junho de 1800. O Pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.