PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte”, Cap. 8º, § 7º, neste site.

 

JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1866

Caixa: 574

Inventariado: José Francisco de Almeida (capitão)

inventariante: Francisca Carolina de Almeida

Local: São João del Rei

Transcrito por: Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 05 - Juramento ao Inventariante

Data: 06-08-1866

Local: Fazenda do “Bahú”, Distrito da Conceição da Barra, Termo de S. João.

 

fls. 05v. (...) e logo por ela foi declarado que seu marido faleceu, com testamento nucumpativo, que foi reduzido a pública forma, em o dia doze de Junho do corrente ano, deixando de seu casal os filhos seguintes:

Filhos:

01- João, com quatorze anos

02- Antonio, com treze anos

03- José, com onze anos

04- Dona Maria, com dez anos incompletos.

 

fls. 17v. - Bens de Raiz:

- a fazenda do ‘Bahú’ compreendendo os matos do Criminoso e Tomba Tomba e as partes na fazenda do Rio do Peixe, com sociedade com Dona Feliciana Cardosa, João Gomes e Joaquim Antonio de Almeida em trina contos de réis: 30:000$000

-as benfeitoras da mesma casa de vivenda, engenhos de cana e ... e pilões, paiol, moinho, senzalas, casa de tenda, seva de porcos e outras benfeitorias, quintal com arvoredos de (espinho) e café tudo em dezesseis contos de réis 16:000$000

 

fls. 14 Outros Bens:

- restante do canavial  1:200$000

- um canavial de um ano, estragado pelo gelo  2:000$000

- 300 barris de aguardente  600$000

- 60 alqueires de arroz  150$000

- 60 carros de milho  1:500$000

- 150 alqueires de feijão  180$000

- um cafezal na ‘Matta’ no lugar denominado Tomba Tomba  600$000

 

fls. 32 - Adição:

- uma morada de casas sitas no Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra  600$000

 

fls. 86 e ss. Visão do nome completo dos filhos:

- João José d’Almeida

- Antonio ‘Guintino’ de Almeida

- José Francisco d’Almeida

- D. Maria Thereza d’Almeida.

 

Vários Autos de Contas:

Data: 02-11-1868

Local: cidade de São João

Tutor: D. Francisca Carolina de Almeida por seu Procurador Antonio Xavier da Silva

fls. 93 e 93v.

- Dos Órfãos: ‘Que segundo as informações que tem de sua constituinte os órfãos José, João e Antonio se acham na Vila da Aiuruoca estudando internamente no Colégio do Padre Flávio Ribeiro de Almeida e a órfã Dona Maria em companhia de sua mãe Tutora, onde recebe a educação própria de seu sexo e qualidade.

 

Data: 16-01-1870

Local: cidade de São João del Rei

Tutor: D. Francisca Carolina de Almeida por seu Procurador o Solicitador de Causas José Basílio de Miranda e o Curador Geral dos Órfãos Dr. Juvenal de Mello Carramanhos.

fls. 36 e 36v. do 2º Bloco:

“Declarou que segundo as informações que tem da tutora, os órfãos varões se estavam educando no Colégio de São Vicente, dirigido pelo Padre Flávio Ribeiro de Almeida, porém que ultimamente, não mantendo vocação alguma para os estudos, voltaram para a Fazenda , onde vão se empregar na lavoura, e que são de bom comportamento, e sabem ler e escrever e contar, (...) doutrina cristã, quanto a órfã Dona Maria acha-se educando no Colégio desta cidade, dirigido por Dona Augusta Elisa da Costa Moreira (...).

 

fls. 36v. mais especificações:  idade dos órfãos:

João, 18 anos; Antonio, 17 anos; José, 15 anos; Maria, 14 anos.

 

Data: 08-04-1873

Local: cidade de São João del Rei

Tutor: Procurador Antonio Xavier da Silva pela Tutora D. Francisca Carolina de Almeida.

fls. 46 do 2º Bloco:

“Que os órfãos se acham atualmente todos em companhia da Tutora sua mãe, sendo que o mais velho na administração da Fazenda, e que aprenderam a ler e escrever tudo conforme consta da exposição em conta (...) quanto a órfã agora é que foi retirada do Colégio desta cidade onde se achava educando, e agora está em companhia de sua mãe”.

 

Várias Certidões significativas:

 

“Certifico, que revendo o Livro de Assentos de batizados desta Freguesia, nele a f. 132v. se acha o seguinte: - Aos vinte e oito de Março de mil oitocentos e quarenta e cinco nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, batizei e pus os santos óleos a Januário, filho natural de Julia Benguela, escrava de João José de Almeida, foram padrinhos Francisco de Paula de Almeida, e Dona Iria Silvéria da Matta, todos desta freguesia, de que mandei fazer este, que assino. Nada mais continha o referido assento, que fielmente copiei do próprio. Conceição da Barra 11 de Novembro de 1866. O Vigr.º Lauriano An.to do Sacramento”. (fls. 61)

 

“Certifico, e sendo necessário juro, que revendo o Livro de Assentos desta Freguesia nele a f. 224 se acha o seguinte: - Aos vinte e cinco dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e quarenta e quatro, nesta capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra batizei solenemente, e pus os Santos Óleos a Balbina, inocente, filha natural de Julia Moçambique, escrava de João José de Almeida, nascida a vinte e oito de Novembro do mesmo ano, foram padrinhos Francisco Ignacio de Almeida, e Dona Lauriana Umbelina de Almeida casada, todos desta freguesia de que mandei fazer este, que assino. Antonio Procópio de Souza. Nada mais continha o referido assento, que fielmente copiei do próprio a que me reporto. Conceição da Barra 11 de 9bro de 1866. O Vigr.º Lauriano An.to do Sacramento. (fls. 61)

 

“Certifico, e sendo necessário juro, que revendo o Livro de Assentos de batizados desta Freguesia nele a f.146v. se acha o seguinte: = Aos doze dias do mês de Abril de mil oitocentos e quarenta e sete nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra batizei, e pus os Santos Óleos a Francisco, pardo, filho natural de Julia Conga, escrava de José Francisco de Almeida; padrinhos Francisco José Teixeira e sua mulher Dona Maria Francisca, brancos, estes da Aplicação de São Tiago. E logo pelo mesmo dito senhor me foi dito em presença das testemunhas abaixo assinadas, que muito de sua livre vontade forrava e como de fato forro tem o dito menino Francisco como se nascera do ventre materno, e como assim o disse mandei fazer este, que assino junto com as testemunhas = José Francisco de Almeida como testemunha que vi assinar = Silvestre Antonio de Souza = como testemunha que vi assinar, e fiz Bartholomeu José dos Passos = O Vigário Encomendado João Pedro dos Santos.

Nada mais continha o referido assento, que fielmente transcrevi do próprio a que me reporto. Conceição da Barra 11 de 9bro de 1866. O Vigr.º Lauriano An.to do Sacramento. (fls. 62 e 62v.)

 

“Revendo o Livro de Batismo desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, na pagina 197 encontrei o seguinte assento: = Aos vinte e dois dias de Janeiro de mil oitocentos e cincoenta e quatro, na Ermida da Fazenda do Congo-Fino, desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, com Provisão do Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Vigário da Vara desta Comarca, batizei e pus os Santos Óleos a Antonio, inocente, nascido aos trinta e um de Outubro do ano próximo passado, filho legítimo de José Francisco de Almeida e de Dona Francisca Carolina de Alm.da = foram padrinhos o Capitão Francisco da Rocha Romeiro, e sua mulher Dona Maria Cleofa Romeira; os padrinhos da Freguesia de São João del Rei, e os mais desta, de que fiz este que assino.

O Vigário Lauriano Ant.º do Sacram.to. Eis o que continha o dito assento que fielm.e transcrevi, e por ser verdade firmo in fide Parochi. Conceição 16 de Maio de 1876

O Vigário Lúcio dos Passos Per.ª” (fls. 103)

 

Revendo o Livro de Batistério desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra na fl. 214 do dito livro encontrei o seguinte: = Aos quinze de Março de mil oitocentos e cincoenta e cinco, nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Barra, batizei solenemente e puz os Santos Óleos a José, inocente, filho legítimo do Tenente José Francisco de Alm.da, e de D. Fran.ca Carolina de Almeida, nascido aos onze de Janeiro deste ano; padrinhos Joaquim Antonio de Almeida e D. Ana Jesuína de Almeida todos desta Freguesia, de que fiz este, que assino.

O Vigário Lauriano Ant.º do Sacram.to.

Eis o que se achava escrito na dita página que fielmente transcrevi. E por ser verdade firmo. In fide Parochi.

Conceição da Barra 21 de Maio de 1876

O Vigário Lúcio dos Passos Per.ª” (fl. 107)

 

“Certifico que no Livro de Batistério desta Freguesia as f. 181v. deparei com o seguinte: = Aos oito de Dezembro de mil oitocentos e cincoenta e dois, o Padre Mestre Bernardino de Souza Caldas, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del Rei, de minha licença, batizou e pos os Santos Óleos a João, filho legítimo de José Francisco de Almeida e de sua mulher D. Francisca Carolina de Almeida, nascido aos vinte e nove de Agosto deste ano, padrinhos Manoel Ferreira de Pinho, e Dona Maria Theodora de Almeida; os padrinhos da Freguesia de São João del Rei, os mais desta, de que fiz este assento, e assinei.

O Vigr.º Lauriano Ant.º do Sacram.to

Eis o que se achava no dito assento que copiei ipsis verbis, e por ser verdade firmo in fide Parochi.

Conceição da Barra 30 de Agosto de 1874.

O Vigário Lúcio dos Passos Pereira” (fl. 57/2º Bloco).