PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 13º § 2º, neste site.

 

JOSÉ DOS SANTOS DE FARIA, padre

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1835

Caixa: 445

Inventariado: Padre José dos Santos de Faria

Inventariante: Tenente José Alves Madeira e Pedro Joaquim da Cruz

local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Padre José dos Santos de Faria, de quem ficou Testamenteiros e Inventariantes o Tenente José Alves Madeira e Pedro Joaquim da Cruz.

Data: 14 de Outubro de 1835

Local: Fazenda denominada Laranjeiras, Aplicação de São Thiago da Freguesia de Bom Sucesso, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de residência que foi do falecido Padre José dos Santos de Faria.

 

fls 02v. - Declaração

(...) declarou que seu Testador faleceu aos quinze dias do mês de Agosto do corrente ano com Testamento Solene (;...)

 

fls. 02v. Filhos

01- José, de idade de seis anos

02- Antonio, de idade de quatro anos

03- Jerônimo, de idade de dois anos

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- uma fazenda de cultura denominada as Laranjeiras que se compõem de cento e noventa alqueires de cultura (...) quatrocentos e vinte e sete alqueires de campos (...) que se divide com o Capitão João Ignacio de Faria e com a Fazenda denominada a Sesmaria, com a da Boa Vista, com o Carapuço e Engenho com quem mais deva e haja de partir  6:362$000

- um retiro  150$000

- as benfeitorias do terreiro que se compõem de casas de vivenda, engenho de pilões, paiol, chiqueiro, senzalas, casas de cômodos, moinho, casas de queijos, tudo coberto de telhas, currais cercado de pedras:  1:500$000

 

fls. 08 Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu o Padre José dos Santos de Faria estando gravemente enfermo porém em meu perfeito juízo faço o meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo do Capitão Pedro Rodrigues de Faria, já falecido, e de Dona Ana Maria de Jesus, natural e morador nesta Fazenda das Laranjeiras da Aplicação de São Thiago, filial da Matriz de Bom Sucesso, Termo da Vila de São José.

Nomeio meus testamenteiros em primeiro lugar a meus compadres José Alves Madeira e Pedro Joaquim da Cruz, ambos unidos em um corpo.

Em segundo lugar a meu compadre José Joaquim de Faria, em terceiro lugar a meu compadre Venâncio Jose Vivas (...).

O meu corpo envolto em vestes sacerdotais será sepultado na Capela de São Thiago (...).

Declaro que tenho três filhos José, Antonio e Jerônimo, os dois primeiros já estão perfilhados por carta de perfilhação conforme a Lei e por consentimento de minha mãe por ela conhecer que eram verdadeiros filhos e o ultimo esta se cuidando na perfilhação e já o reconheço por meu verdadeiro filho e meus herdeiros aos quais deixo os meus bens.

(.......)

(...) e cinquenta missas pelas almas de meus avós, pais e de meu irmão Pedro, pela esmola de costume.

(......)

(...) mandará dizer vinte missas pela alma da falecida Porfiria (...)

(.......)

Deixo a minha afilhada Maria, filha de Maria minha irmã, duzentos mil réis de esmola e aos mais filhos da dita minha irmã Maria cinquenta mil réis de esmola a cada um a saber: Pedro, Francisco, Antonio e Mariana.

Deixo aos filhos de minha irmã Izabel cinquenta mil réis de esmola a cada um a saber: Maria, Madalena, Petronilia, Ana, Jose e Joaquim.

Deixo a minha afilhada Mariana, filha de meu irmão Manoel uma negrinha por nome Rita ou Antonia, o que melhor lhe agradar, e aos mais filhos do dito meu irmão cinquenta mil réis a cada um a saber (fls 09v): Francisco, Maria, Ana, Esméria, Bárbara, Thereza, Cândida, Vicência, Rita, Vicente.

Deixo a minha afilhada Francelina, filha de meu compadre Pedro Joaquim da Cruz, cinquenta mil réis.

Deixo a Rita Ribeira de Cássia cem mil réis de esmola.

Deixo a minha afilhada Maria, filha do compadre José Alves Madeira cinquenta mil réis de esmola.

Deixo a minha afilhada filha do compadre Carlos Ribeira de Jesus cinquenta mil réis.

Declaro que os bens que possuo são terras a saber: o meu Patrimônio, a legitima que herdei de meu pai, as partes que comprei ao compadre André de Souza Monteiro que lhe coube em legitima de meu pai uma parte de terras que a João Ignacio de Faria uma parte de terras que comprei a meu cunhado José de Sá Rocha, uma parte que comprei a Joaquim Gonçalves Victorino na Fazenda da Carapuça, escravos, éguas, gados, bois de carro, jumentos e jumentas e bestas muares.

Os meus testamenteiros pagarão o que eu devo e tambem cobrarão o que me deve e os remanescentes das minhas disposições deixo aos meus filhos.

(.......)

(...) feito a rogo pelo Padre José Mendes dos Santos (...)

Fazenda das Laranjeiras, 12 de Agosto de 1835

Padre José dos Santos de Faria

 

fls. 11 Abertura

Aos quinze dias do mês de Agosto de mil oitocentos e trinta e cinco nesta Fazenda das Laranjeiras abri o Testamento com que faleceu o Reverendo José dos Santos de Faria (...).

 

fls. 11 - Procuração

Data: 18 de Setembro de 1835

Local: Arraial do Córrego em casas de morada de Joaquim Dias de Carvalho

Que Faz: Pedro Joaquim da Cruz, morador na Aplicação de Santiago

Procurador Nomeado: José Alves Madeira

 

fls. 12 Dividas Ativas

- Sebastião Duarte Farinha  114$959

- Joaquim José de Almeida  119$000

 

Dividas Passivas

 

- José Rodrigues    83$475

- Tenente Francisco Ferreira Rodrigues    43$515

- Francisco José Teixeira    576$128

- Venâncio José Vivas, de fazenda da sua loja e remédio da botica   341$292

- pela promessa do mesmo Venâncio  100$750

- pela promessa do sino novo  20$000

- pelo legado no testamento de seu irmão Pedro    100$000

- Capitão Manoel Machado de Assis   76$020

- Manoel João Pereira    85$000

- José Justino da Silva    30$610

- Padre José Mendes dos Santos    52$800

- Felizardo Rodrigues Peixoto    25$600

- Dona Ana Maria, sua mãe   173$780

- Francisco Antonio Duarte   122$120

-João Antonio de Campos  543$885

- Capitão Antonio Borges Campos    51$960

- Manoel Caetano de Carvalho    21$280

- Capitão Anselmo   7$850

- Joaquim de Castro e Souza    9:031$410

- Alferes José de Souza Monteiro   1:249$000

- Manoel Gonçalves   1:273$439

- Coronel Martiniano e Companhia  112$625

- Luiz Manoel Teixeira    50$000

 

fls. 24

Diz Joana Theodora da Conceição, bisavó dos órfãos do finado Padre José dos Santos (...) que o dito finado tinha comprado uma negra nova, de nome Ana, e dado a mãe destes órfãos Antonio e Jerônimo, esta por nome Porfiria (...).

 

Monte Mor:  41:606$659

 

fls. 65 - Auto de Contas

Data: 30 de Agosto de 1848

Local: Fazenda denominada a Fortaleza, Freguesia do Bom Sucesso, Termo da Vila de São José

Tutor: Antonio Alves Pinto.

Dos Órfãos:

- (...) o órfão José se acha com a idade de dezenove anos pouco mais ou menos, casado, morando na mesma fazenda onde tem sua legítima - Fazenda das Laranjeiras.

- (...) o órfão Antonio se achava com a idade de dezenove anos pouco mais ou menos tendo aprendido a ler, escrever e hoje se acha empregado na lavoura da casa.

- (...) o órfão Jerônimo se achava com a idade de quinze anos pouco mais ou menos, tendo aprendido a ler e escrever e se acha empregado na lavoura.

 

fls. 86

Dizem José Rodrigues Rocha de Faria, Manoel José Gomes Carneiro e sua mulher Maria Jacinta de Jesus, que eles fizeram citar a Dona Ana Maria de Jesus, viúva do Capitão Pedro Rodrigues de Faria, e seus filhos e genros Francisco Antonio de Carvalho e sua mulher Dona Maria Marcelina; André de Souza Monteiro e sua mulher Dona Izabel; Antonio Duarte de Faria; José de Sá Rocha por si e como tutor legítimo de seus filhos menores e maiores de 12 a 14 anos; Manoel Caetano de Carvalho tambem por si e como legítimo tutor de seus filhos menores e maiores de 12 a 14 anos; José Machado Neto e sua mulher; Antonio Pinto e sua mulher; Manoel Ribeiro de Carvalho e sua mulher; Francisco; Ana e o Tenente José Alves Madeira, tutor dos órfãos herdeiros do falecido Padre José dos Santos de Faria, para falarem a uma ação de reinvidicação de uma porção de terras de cultura e campos que o dito falecido Capitão Pedro Rodrigues de Faria houve do Capitão Severino Alves Lima a pretexto de cessão pertencendo essas terras aos suplicantes (...).

 

fls. 96 - Auto de Contas.

Data: 05 de Fevereiro de 1852

Local: Fazenda denominada a Carapuça do Distrito de São Thiago, Freguesia da Lage, Termo da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes em casas que foram da finada Dona Ana Maria de Jesus.

Tutor: Antonio Alves Pinto.

 

Dos Órfãos:

- (...) o órfão Antonio se achava com a idade de vinte e um anos quase completos, sabendo ler e escrever, e que morava na fazenda que lhe coube em legitima, ocupando-se da lavoura. - Fazenda Laranjeiras.

- (...) o órfão Jerônimo se achava com a idade de dezenove anos pouco mais ou menos, sabendo ler e escrever e se ocupava na lavoura, morando na mesma fazenda que lhe coube em legítima - Fazenda Laranjeiras.

 

fls. 110

Diz Antonio Alves Pinto Madeira, morador no Distrito de Bom Sucesso, Termo da Vila de Oliveira que ele suplicante na qualidade de tutor, regeu e administrou os bens do órfão Jerônimo dos Santos de Faria, filho por carta de legitimação do Padre José dos Santos de Faria (...).

 

fls. 111

José Lopes Cansado, Presbítero da Ordem de Cristo, vigário colado na paroquial do Bom Sucesso.

Certifico que no Livro 1 de Batizados desta Matriz, a folha 287 consta o Assento de teor seguinte:

No primeiro de Março de mil oitocentos e trinta e dois o Padre José Mendes dos Santos, na Capela de São Thiago, filial desta matriz, batizou e pôs os Santos Óleos a Jerônimo, pardo, filho natural de Porfiria Umbelina da Conceição; Padrinhos Antonio Duarte de Faria e sua mãe Dona Ana Maria de Jesus.

O Vigário José Lopes Cançado

Nada mais consta no dito assento que fielmente copiei o qual me reporto e o firmo in fide Parochi.

Bom Sucesso, 24 de Fevereiro de 1853

O Vigário José Lopes Cançado.

 

fls. 115 - Procuração

Que Faz: Jerônimo dos Santos Faria

Data: 12 de Março de 1853

Local: Freguesia e Distrito do Bom Sucesso, Termo da Vila da Oliveira, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Procuradores Nomeados: - Em São José, Candido Narciso de Lacerda e Carlos José de Assis; em São João del Rei, Advogado Florêncio Antonio da Fonseca e Joaquim Antonio de Gouvea.