PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Pereira da Silva” Cap. 1º, neste site.


Padre JOSÉ DIAS DE CARVALHO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 49

Inventariante: Luiz Dias de Carvalho

Data: 2-8-1809

Local: Barbacena

Data do Óbito: 28-4-1809

Transcrito por : Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade Pai Filho e Espírito Santo três pessoas distintas em um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este instrumento virem como no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e nove aos seis dias do mês de Fevereiro do dito ano na Vila de Barbacena eu José Dias de Carvalho Presbítero Secular do hábito de São Pedro estando em meu perfeito juízo e entendimento que nosso Senhor me deu e temendo-me a morte e desejando a minha salvação por não saber quando será servido levar-me para si faço este meu testamento da forma seguinte:

Primeiramente encomendo a minha alma a Santíssima Trindade.

Rogo a meu irmão Luiz Dias de Carvalho e o meu sobrinho e afilhado Francisco Antunes de Siqueira queiram ambos unidos em um corpo serem meus testamenteiros e na falta destes o Ajudante Manoel José Pacheco Pina e de todos o Licenciado José Antonio Ferraz queiram por serviço de Deus ser meus Testamenteiros.

Ordeno que meu corpo seja amortalhado em as vestiduras com que se costumam amortalhar os sacerdotes. Ordeno também que quero levar para a sepultura o cordão de São Francisco de Paula de quem sou irmão.

Ordeno que depois de falecido meu corpo será depositado na matriz desta vila em um caixão e se me fará um ofício de corpo presente com os padres que se acharem e todos me dirão missa de corpo presente de esmola de oitava e será o ofício de sepultura somente aos Padres.

Declaro que sou natural deste Bispado de Mariana filho legítimo de José Dias Carvalho e de sua mulher Francisca Pereira da Silva, já falecidos. Declaro de que por serem já falecidos meus pais instituo por minha universal herdeira a Ana Rosa casada com meu irmão Luiz Dias depois de pagas as minhas dividas que eu dever e pago o meu funeral que tudo deixo à eleição de meus testamenteiros não ficando no requerimento o que eu dever às Irmandades das quais for irmão.

Declaro mais que toda a pessoa de conhecida verdade depois do meu falecimento disser eu fiquei devendo alguma coisa lhes pagarão sem contenda de justiça.

Declaro que os bens que possuo sabem meus testamenteiros como o que se me deve por uma ... Pio Francisco Simões Santiago o que dela consta.

Declaro mais que minha comadre Dona Francisca de Campos me é devedora de que ela disser deixo a sua consciência.

Declaro que uma escrava crioula que tenho por nome Luzia a deixo forra e liberta com seus filhos Francisco e Damaso e juntamente lhe deixo um moleque de nome Domingos de nação angola ....... dando-se os trastes que se acharem no lugar em que eu falecer à dita crioula.

Declaro que deixo a meu feitor Izidoro de Araújo Lima o moleque Joaquim Angola ....

Declaro mais que deixo o meu negro Ventura forro e liberto pelos bons serviços que dele tenho recebido ...

Declaro que a Felicia Rosa lhe deixo a quantia cem mil réis e caso seja falecida ficará a sua filha que José Vicente criou ....

Declaro que a duas minhas sobrinhas Maria e Faustina meus testamenteiros lhes darão a cada uma a esmola de dez oitavas de ouro.

E desta forma hei por concluído este meu testamento ......

..........................

e por ao presente não poder escrever roguei ao Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar que este por mim escrevesse e como testemunha assinasse e eu me assino com meu sinal costumado de que uso dia era ut supra

O Padre José Dias de Carvalho

 

Data do óbilto: 28-4-1809, em Barbacena.