PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos dos Reis e Silva” § 4º, neste site

 

JOSÉ DE JESUS TEIXEIRA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento : Testamento

Ano: 1821

Caixa 141

Testador: José de Jesus Teixeira

Testamenteiro: Antonio José Teixeira

Local: São João del Rei

Nº de Paginas: 373

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls 03 - TESTAMENTO

 

Jesus Maria José.

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito santo em quem eu José de Jesus Teixeira firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer este é o meu testamento e última vontade.

Declaro que sou natural de Portugal, do Arcebispado de Braga e batizado na Freguesia de Freixo filho legitimo de Manoel Teixeira e de Rosa de Abreu.

Em primeiro lugar nomeio para meus testamenteiros nesta Corte ao Senhor Antonio Ferreira Dias em segundo lugar ao Capitão José de Carvalho Souza e em terceiro lugar ao Alferes Francisco Lopes ----- (?) (---)

Declaro e nomeio para meus Testamenteiros em Minas onde existem meus bens na Campanha do Rio Verde e Lavras do Funil, em primeiro lugar a meu sobrinho Antonio Jose Teixeira, e em segundo lugar a meu sobrinho Domingos, filho de meu irmão Domingos Teixeira de Carvalho, e em terceiro lugar a meu irmão Fernando Jose Teixeira (---).

(------------)

Declaro que nunca fui casado nem tenho herdeiros alguns forçados e por isso instituo por meus universais herdeiros aos meus dois sobrinhos já nomeados (fl 04) Testamenteiro Antonio Jose Teixeira e Domingos Teixeira os quais se acham já nas minhas fazendas, em administração nelas os hei por empossados como suas que ficam sendo desde o meu falecimento e é minha última vontade que ambos em comum cumpram este meu Testamento e só na falta deles por serem falecidos é que será testamenteiro o dito meu irmão Fernando José Teixeira e na falta deste nomeio mais a meu primo João de Abreu filho de meu tio de igual nome e a qualquer deles os hei por abonados.

Declaro que os meus bens que constituo o meu estabelecimento estão em Minas, Lavras, Águas, regos e andaimes que neles corre muita água para tirar ouro no que fiz despesas avultadas.

Também possuo algumas fazendas de criar e plantar com engenho de açúcar, com os seus preparos competentes que atualmente trabalham, possuo muitos escravos que ignoro o número deles (---)

(------------)

Declaro que assinei uns créditos que devia a meu irmão Domingos Teixeira que montaram em dezesseis contos e tanto e todo este dinheiro gastei (fl 05) com os particulares e dependências (...).

Declaro que quando meu irmão Fernando queira comprar pelas avaliações tudo quanto tenho em Santa Luzia ou São Gonçalo se lhe abaterá a quantia de duzentos mil réis.

Declaro que os meus testamenteiros e herdeiros repartam alguma coisa com os meus parentes pobres e não com tudo isso poderão fazer alternativamente sem muito custo porque lhes deixo muitos bens e não devem utilizar-se de tudo se bem que não deverão ser constrangidos judicialmente pela consequencia satisfatória desta verba (---).

(------------)

Declaro que em Minas se me devem avultadas quantias de dinheiro, meus herdeiros cuidarão na cobrança delas.

Declaro também que é minha vontade pagar -se o que dever quanto ao Reverendo Padre Manoel e seus irmãos nada se lhe dê porque já comeu tudo.

Declaro que meus testamenteiros façam todo o esforço de cobrar dos herdeiros de Domingos dos Reis Silva principal, juros e custas pois muito bom negócio fiz com a minha fazenda e também tudo do Vigário Francisco Moreira e mais dívidas.

(------------)

(---) pedi ao Alferes Manoel Marinho das Neves que por mim escrevesse e assinasse (---)

Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 1817

José de Jesus Teixeira

 

fl. 06 - ABERTURA

Aos três dias do mês de Fevereiro de mil e oitocentos e dezessete nesta cidade do Rio de Janeiro em morada do Desembargador Provedor Luís Joaquim Duque Estrada Furtado de Mendonça, por ele foi aberto este Testamento (---) com que faleceu José de Jesus Teixeira (---).

 

fl. 09

Concedo licença para se poder encomendar o falecido José de Jesus Teixeira o qual faleceu no Hospital da Venerável Ordem Terceira da Penitência, e vai sepultar-se na mesma ordem.

Matriz de São José, 4 de Fevereiro de 1817

Vigário Veiga

 

fl. 43 - Procuração

Que Fazem: Capitão Domingos Teixeira de Carvalho, Antonio José Teixeira e Domingos Teixeira de Carvalho (moradores na sua fazenda da Barra de São Domingos - Freguesia de Lavras).

Data: 12 de Maio de 1817

Local: Vila de São João del Rei.

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, Bernardo Leite de Faria, João de Araújo e Oliveira (---).