PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º e nota de rodapé, neste site.

 

JOSÉ DE ARANTES MARQUES

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de testamentos numero 7

Testador: José de Arantes Marques

Testamenteiro: Antonio de Arantes Marques - irmão

Data do Testamento – 5 de Maio de 1788

Abertura – 25 de Agosto de 1788

Local – Arrail de Aiuruoca.

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2006

 

“....declaro que sou natural e batizado na Freguesia de São Salvador do Couto da Ribeira do ( Homem?) Conselho de ...(ilegível)...Comarca de Viana, Arcebispado de Braga. Filho legitimo de Domingos de Arantes e de Josefa Marques. Meu pai já falecido, minha mãe não tenho certeza de estar viva ou não.

Nomeio e instituo meu testamenteiro em primeiro lugar a meu irmão Capitão Antonio de Arantes Marques. Em segundo lugar ao Alferes Domingos Carvalho Ferreira e em terceiro lugar a Jose Ferreira da Silva. Todos moradores nesta Freguesia de Aiuruoca.

 

Deixo a meu sobrinho Antonio, filho de meu irmão testamenteiro – 100.000 reis. Se o dito meu sobrinho se ordenar sacerdote.

 

Constituo por meus herdeiros a Joaquim, Francisco, Josefa e Mariana filhos de Ana Páscoa, crioula forra, escrava que foi de Dona Brizida Maria de Conceição e também a Antonia, filha de Ana Correia, crioula forra, a qual esta casada com Pedro Rodrigues Braga, pardo forro a qual Antonia e os quatro acima nomeados, declaro e constituo meus filhos e herdeiros das duas partes de meus bens e do remanescente de minha terça.

Declaro que não tenho outros herdeiros mais, além dos acima nomeados.

 

Escreveu a rogo o Padre Manoel Fernandes Fialho na Alagoa da Aiuruoca em 5 de maio de 1788

 

Abertura a 25 de Agosto de 1788 no arraial de Aiuruoca. Tendo como testemunhas Jose do Rego Barros, Francisco Garcia Soares, Jose Martins de Barros, Domingos Martins Borralho e sendo Juiz ordinário Manoel Tomas Villela e escrivão da provedoria de Capelas e Ausentes, Gervasio Pereira de Alvim.