PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel da Silva Pacheco”, neste site.


JOSÉ DA SILVA PACHECO – Padre

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 98

Data: 15-01-1828

Local: São João del Rei

Folhas: 57

Inventariante: Desidério Antonio de Jesus e Irene Maria da Silva

Testamento data: 04-8-1816

Testamento abertura: 12-5-1826

Transcrição: Flavio Marcos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

TESTAMENTO

...

Eu José da Silva Pacheco, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor foi e tem servido dar-me, temendo-me a morte por ignorar quando que o mesmo Senhor me chamará ao seu Tribunal Divino a pedir-me contas dos talentos que de mim confiou ordeno e faço o meu Testamento da forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo do tenente Manoel da Silva Pacheco e de Quitéria Maria de Almeida já falecidos, nascido e batizado nesta Freguesia de São João del Rei digo, Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a Irene Maria da Silva e Desidério Antonio de Jesus, adjuntos filhos legítimos de Joaquim José de Santa Ana Passos e Desidéria Maria da Silva, em segundo lugar a Desidéria Maria da Silva e Joaquim José de Santa Ana Passos adjuntos, em terceiro lugar a Juliana Maria da Silva e Joaquim José de Santa Ana adjuntos, em quarto lugar a Cecilia Antonia de Jesus e Francisco Antonio José dos Passos adjuntos com a declaração que na falta dos primeiros nomeados se queiram os mais gradualmente, aos quais rogo e peço queiram ser meus testamenteiros e administradores dos meus bens com a livre e geral administração.....

Declaro que apartada a minha alma do corpo será este envolto nas vestimentas sacerdotais devidas ao meu estado e sepultado na Capela da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo desta vila onde sou irmão professo...

Pelas almas de meu cunhado Manoel Pereira de Mattos e sua mulher Ana de Almeida e Silva, trinta missas...Pelas almas de Joaquim Jose de Santa Ana Passos e de sua mulher Desidéria Maria da Silva, trinta.

Deixo de legado por esmola a minha irmã Joana de Almeida e Silva cem mil réis com a declaração que sendo esta falecida ao tempo de meu falecimento passará esta quantia para meus herdeiros abaixo nomeados.

(Declara ser Irmão das Irmandades das Mercês, de Santa Cecilia em Vila Rica, e do Santíssimo Sacramento.)

Determino que o meu Patrimônio quero que passe as mãos de quem o fez que foi meu cunhado Manoel Pereira de Mattos o qual foi estabelecido na Fazenda do Pau Barbado e em quatro escravos, os quais ficarão sempre em poder do dito meu cunhado sem que até o presente me servisse deles e por sua morte ficarão sempre em poder de seus herdeiros e esta declaração faço para a inteligência de meus testamenteiros....

...instituo por meus universais herdeiros  a meus testamenteiros que vem a ser os ditos nomeados entrando também nesta herança João Batista de Santa Ana irmãos dos ditos meus testamenteiros.

 E desta forma hei por consumido este meu Testamento......................por mim escrito e assinado nesta Vila de São João del Rei aos quatro de Agosto de Mil oitocentos e dezesseis.

O Padre José da Silva Pacheco

 

ABERTURA: 12-5-1826

 

PROCURAÇÃO

Data: 13-4-1832

Local: Arraial do Bom Jesus da cana verde, Termo da Vila de São José

Procuradores: Francisco Antonio dos Passos e o Guarda Mor Luiz Fortes de Bustamantes, de São João del Rei e Manoel José de Souza de São Gonçalo do Brumado

Outorgantes:

1- José Alves Pereira e sua mulher Maria Joaquina de Jesus

2- Angelino Alves Pereira e sua mulher Mariana Augusta de Santa Rita

3- Joaquim Alves Pereira e sua mulher Maria Silvéria do Nascimento

4- Manoel Joaquim de Oliveira e sua mulher Maria Alves Pereira

5- José Barbosa Vilar por cabeça de sua finada mulher Izabel Alves Pereira

6- Marcelino Alves Pereira

7- Antonio Alves Pereira

Todos moradores no Curato de Bom Jesus do Campo Belo, termo da vila de São Bento do Tamanduá