PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Correa da Costa”, neste site

 

JOSÉ DA SILVA PACHECO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Caixa: 98

Ano: 1796

Nº de Páginas: 172

Testador: José da Silva Pacheco

Testamenteiro: Josefa Maria de Jesus

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

José da Silva Pacheco, morador vizinho do Arraial do Varadouro da Freguesia de Aiuruoca Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, filho legítimo de Manoel da Silva e de sua mulher Bárbara da Encarnação, já falecidos, natural e batizado na Freguesia de São Miguel Anjos das Lages da Ilha Terceira Bispado de Angra, estando de saúde com perfeito juízo como verdadeiro católico, constante nos preceitos da santa fé, ordeno este meu Testamento pela forma seguinte.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Josefa Maria de Jesus, e em segundo a minha irmã Maria do Carmo e em terceiro a meu compadre João Ferreira Guimarães, morador no Pinhal, todos desta Freguesia de Aiuruoca (...).

(.................)

(...) será meu corpo sepultado na Capela da Venerável Ordem Terceira da Senhora do Monte do Carmo da qual sou irmão professo, em Hábito da mesma Venerável Ordem, e quando faleça fora da dita vila será meu corpo sepultado na Capela mais vizinha ao meu falecimento e envolto no Hábito supra dito havendo-o.

Declaro que sou casado com Josefa Maria de Jesus, filha de José Correa da Costa e de sua mulher Apolônia da Conceição, já defuntos, do qual casamento não tivemos filhos até o presente, e foi feito por carta de ametade.

Pagas as minhas dividas em geral, o líquido que ficar se fará duas partes: uma pra minha mulher Josefa Maria de Jesus e a outra metade me fica pertencendo e esta se dividirá em três partes, duas deixo aos meus irmãos em que os instituo herdeiros, um por nome Manoel da Silva e como já é defunto deixo a seu filho Amaro Gonçalves, único filho que teve; e a minha irmã Maria do Carmo, esta assistente em minha companhia, e aquele na minha pátria; e a terça parte que é a de que posso dispor por não ter filhos nem descendentes e os bens adquiridos nesta América Portuguesa de industria, trabalho, serviço meu e não herdados, ordeno se distribua na forma seguinte:

(.................)

Deixo a meu sobrinho José Antonio, casado no Turvo com uma filha de Pedro Francisco Lima, trinta mil réis.

(.................)

Tambem quero que o meu cunhado Simplicio Correa seja o meu quarto testamenteiro.

(.................)

(...) e por verdade pedi a Manoel Fernandes de Oliveira que este me escrevesse e depois de acabado me leu (...) por não saber ler nem escrever.

Varadouro da Freguesia de Aiuruoca

07 de Agosto de 1793

José da Silva Pacheco

 

fls. 04v. - Abertura

Certifico que falecendo da vida presente José da Silva Pacheco com este Testamento, aos três dias do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e quatro (...).

 

fls. 48 - Procuração

Data: 21-09-1797

Local: Arraial da Freguesia da Aiuruoca, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Dona Josefa Maria de Jesus, viúva de José da Silva Pacheco.

Procuradores Nomeados: Quartel Mestre Faustino Domingues Maciel, Guarda Mor Manoel Fernandes de Oliveira, Gomes da Silva Pereira, José Alves do Couto Saraiva

Que Faz: Dona Josefa Maria de Jesus (a viúva)

 

* Inventário Anexado

fls. 61

|Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José da Silva Pacheco de quem é Inventariante Josefa Maria de Jesus

Data: Março de 1795

Local: Vila de São João del Rei

 

Monte Mor  4:973$865