PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º, neste site.

 

JOSÉ DA SILVA CAMPOS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1811

Caixa: 470

Inventariado: José da Silva Campos

Inventariante: Antonio Peixoto do Amaral

Local: Fazenda Capão das Flores, Aplicação do Arraial de São Thiago, Vila de São José

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José da Silva Campos de quem é inventariante Antonio Peixoto do Amaral.

Data: 09-05-1811

Local: Fazenda denominada o Capão das Flores da Aplicação do Arraial de São Thiago da Freguesia de S. João del Rei do Termo da vila de S. José, em casas de morada que foram do falecido José da Silva Campos.

 

fls. 01v. Declaração:

E logo declarou o inventariante que seu sogro fora natural e batizado na Freguesia de São Pedro de Avintes do Bispado do Porto, filho legítimo de Manoel Alves Campos e de Maria Francisca, já falecidos, e que o dito seu sogro também falecera aos cinco dias do mês de Março do presente ano de mil oitocentos e onze e que fora casado com Antonia Ribeira (...).

 

fls. 01v. - Filhos:

01- Josefa Maria de Jesus, casada com Manoel Coelho de Oliveira, morador na Paraíba Nova.

02- Custódia Ribeira, casada com Antonio Pereira Leite, morador na Paraíba Nova.

03- Narcisa Ribeira da Silva, casada com o Alferes Antonio Peixoto do Amaral.

04- Joaquim da Silva Campos, de idade de trinta e quatro anos.

05- Vicente José da Silva, casado com Esméria Maria de Jesus.

Obs. Há mais filhos, mas esta parte do documento está danificada.

 

Filhos Naturais instituídos em Testamento:

01- Florinda, casada com Manoel José de Barros.

02- Ana, casada com Manoel da Silva Tavares.

03- José da Silva, casado com Ana Rosa

 

Bens de Raiz:

- uma Fazenda denominada o Capão das Flores da Aplicação de S. Thiago que se compõem de casas de vivenda, engenho de cana, paiol e moinho, tudo coberto de telha, paiol com terras de plantar e seus logradouros, com sua Ermida e várias imagens  975$400

 

Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu, José da Silva Campos estando em meu juízo e entendimento que Deus foi servido dar-me e tendo consideração de que sou mortal e não sabendo quando Nosso Senhor será servido de levar-me para si faço o meu testamento na forma seguinte:

Sou natural e batizado na freguesia de São Pedro de Avintes do Bispado do Porto, filho legítimo de Manoel Alvares Campos e de Maria Francisca, já falecidos.

Declaro que fui casado com Antonia Ribeira da Silva, viúva que ficou por falecimento de seu primeiro marido Bento de Jesus Teixeira, a qual também é falecida em Agosto de mil oitocentos e um, de cujo matrimônio tivemos seis filhos a saber: = Josefa, casada com Manoel Coelho, a qual mora ao pé de mim = Custódia Ribeira,casada com Antonio Pereira Leite, moradores ao presente na freguesia de Pouso Alto = Narcisa, casada com o Alferes Antonio Peixoto do Amaral, a qual vive em minha companhia = Joaquim da Silva Campos, que também vive em minha companhia = Vicente que se acha casado e ao presente morador no Pouso Alto = José de idade de oito anos que vive em minha companhia.

Declaro que além deste seis filhos legítimos, tive antes de me casar mais três filhos naturais a saber: = uma por nome Florinda, casada com Manoel José de Barros, = e outra por nome Ana, casada com Manoel da Silva Tavares, morador ao presente na Ponte Nova = outro por nome José da Silva, casado com uma filha dos falecidos João Batista e Leonor Pinta.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a [--------] Barroso, morador no Arraial da Conceição da Barra, em segundo lugar ao Capitão Reverendo José Gomes Carneiro, morador na mesma Aplicação, em terceiro lugar a meu filho Joaquim da Silva Campos, e em quarto lugar a meu genro o Alferes Antonio Peixoto do Amaral, a quem rogo que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram aceitar serem meus testamenteiros (...).

(..................)

Declaro e instituo por meus legítimos e universais herdeiros a todos os meus filhos legítimos (...)

(..................)

Declaro que sou irmão professo na Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo em cuja Capela desejo e é minha vontade ser sepultado (...) e serei envolto em hábito de terceiro da Senhora do Monte do Carmo falecendo na minha fazenda por ser distante desta vila (...).

(..................)

Declaro que deixo a minha filha Narcisa, casada com o Alferes Antonio Peixoto do Amaral, a quantia de cinquenta mil réis, e a meu filho Joaquim outros cinquenta mil réis de legado, tudo além de sua legítima.

(..................)

Declaro que satisfeitos os meus legados, tudo o que restar da minha terça quero e é minha vontade que a reparta por meus seis filhos legítimos.

(..................)

(...) por eu não poder escrever nem assinar, roguei ao Padre Manoel Antonio de Castro este por mim escrevesse (...).

Vila de São João del Rei, 29 de Julho de 1804

José da Silva Campos

 

Abertura:

Certifico que nesta Fazenda do Capão das Flores no dia cinco de Março de mil oitocentos e onze, pelas dez horas e tanto do dia me foi entregue este testamento com que faleceu José da Silva Campos (...).

 

fls. 17

Diz Joaquim da Silva Campos que ele ajuntou ao inventário do falecido seu pai o testamento com que o mesmo faleceu (...).

 

fls. 20 - Procuração

Data: 07-09-1811

Local: Vila de S. José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Joaquim da Silva Campos (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Doutores Bernardo Leite de Faria Souza Toar, João Antonio Ferreira da Costa, Gomes da Silva Pereira, aos solicitadores de causas o Capitão José Gomes de Morais e Antonio José da Cruz.

 

fls. 22

Diz Manoel Venâncio dos Santos que em 3 de Agosto de 1810 tratou de comprar como com efeito comprou a Vicente José da Silva e sua mulher a herança que lhe houvesse de tocar de seu pai José da Silva Campos que estava próximo de falecer, já cego e sem tino e os suplicados resolutos a fazerem mudança para o sertão da Capitania de Goiazes onde se iam estabelecer comprando aí terras (...)

 

fls. 23

Pelo presente papel de venda dizemos nós abaixo assinados Vicente José da Silva e minha mulher Esméria Maria de Jesus que é verdade que sou herdeiro legítimo de meu pai José da Silva Campos e minha mulher meeira em meus bens, temos vendido de hoje para todo o sempre, muito de nossas livres vontades sem constrangimento de pessoa alguma, a Manoel Venâncio dos Santos, por falecimento de nosso pai e sogro cuja herança deverá ser na Fazenda chamada o Capão das Flores, que se compõem de matos virgens, capoeiras, logradouro, com seu engenho de cana e mais pertences, ao dito meu pai como consta do inventário do mesmo (...).

 

fls. 26 - Procuração

Data: 26-11-1811

Local: Vila de S. José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Manoel Venâncio dos Santos

Procuradores Nomeados: Doutores Gomes da Silva Pereira, João Antonio Ferreira da Silva, Antonio José da Cruz, Capitão José Gomes de Morais.

 

fls. 28

Diz Dona Esméria Maria de Jesus, casada com Vicente José da Silva e moradora na Aplicação da Capela de São Thiago deste Termo (...).

 

fls. 28 - Procuração

Data: 26-12-1809

Local: Fazenda o Capão das Flores em casas de morada do falecido José da Silva Campos, Aplicação de S. Thiago Termo da Vila de S. José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Dona Esméria Maria de Jesus, mulher de Vicente José da Silva

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria Souza Toar, João Antonio Ferreira da Costa.

 

fls. 48 - Procuração

Que Fazem: Antonio Pereira Leite e sua mulher Custódia Ribeira da Silva

Data: 21-10-1807

Local: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Vila de Resende.

Procuradores Nomeados: na Vila de Resende a Joaquim José Fernandes Leite e a seus irmãos e cunhados José Ferreira Leite, Fortunato Pereira Leite, etc....

 

Procuração

Data: 15-01-1811

Local: Vila de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre de Resende.

Que Fazem: Manoel Coelho de Oliveira e sua mulher Josefa Joaquina da Silva.

Procuradores Nomeados: Capitão Bernardo José Gomes Carneiro, Antonio Pereira da Costa, Joaquim da Silva Campos, na vila de Resende ao Tenente Manoel Antonio da Silva Guimarães, Antonio Pinto Franco.

 

fls. 69

Diz o Alferes Antonio Peixoto do Amaral como cabeça do casal de sua mulher Narcisa Ribeira da Silva, filha e herdeira do falecido José da Silva Gomes, digo, da Silva Campos (...).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Doutores Bernardo Leite de Faria Souza Toar, Gomes da Silva Pereira, Antonio Jose Lopes da Cruz, Gualcher José da Fonseca.

Data: 20-10-1807

Local: Vila de São José

Que Faz: Antonio Peixoto do Amaral.

 

fls. 72 - Procuração

Que Faz: José da Silva Campos (filho do inventariado)

Data: 04-11-1812

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: Doutores João Antonio Ferreira da Costa, Gomes da Silva Pereira, Antonio José Lopes da Cruz e o Capitão José Gomes de Morais.

 

fls. 115

Diz José da Silva Campos, filho legítimo de José da Silva Campos e Antonia Ribeira que ele se encontra emancipado (...).

 

Capela de São Thiago

Aos sete de Junho de mil setecentos e noventa e dois na Capela de São Thiago filial desta matriz de São João del Rei, o Reverendo Capelão Francisco Rodrigues Pacheco batizou e pôs os santos óleos a José, filho legítimo de José da Silva Campos e Antonia Ribeira da Silva. Foram padrinhos José Alves Pereira e Genoveva Ribeira, todos desta freguesia.

Coadjutor Manoel Antonio de Castro

 

fls. 118

Diz Manoel Venâncio dos Santos como comprador da legítima do herdeiro referido José da Silva, e este como herdeiro de seu falecido pai José da Silva Campos (...).

 

fls. 119 -Procuração

Procuradores Nomeados: Gualter José da Fonseca, Tenente Manoel José Ribeiro, Alferes Luís Fernandes, Capitão Luís Antonio da Silva Rodarte, Antonio José Lopes

Data: 03-02-1813

Local: Capão das Flores

Que Faz: José da Silva Campos

 

fls. 121 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão José Graças de Morais, Tenente Manoel Jorge Ribeiro

Data: 25-02-1813

Local: Capão das Flores

Que Faz: Joaquim da Silva Campos

 

fls. 137

Dizem Antonio Pereira Leite por cabeça de sua mulher Custódia Ribeira, herdeira de José da Silva Campos; e Manoel Venâncio dos Campos,digo Manoel Venâncio dos Santos como cessionário do herdeiro Vicente José da Silva (...).

 

fls. 147 -Procuração

Que Faz: o Capitão Máximo Barroso Pereira, morador na Fazenda do Bom Retiro da Conceição da Barra deste Termo, por si e como testamenteiro dos falecidos Alferes José da Silva Campos e seu filho Joaquim da Silva Campos.

Data: 11-06-1813

Local: Vila de S. José

Procuradores Nomeados: Capitão José Gomes de Morais, Alferes Gualter José da Fonseca, Joaquim Gonçalves Ramos, Capitão Antonio José Moreira, Tenente Manoel Jorge Ribeiro (...).

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Joaquim Gonçalves Ramos, Gualter José da Fonseca, Tenente Manoel Jorge Ribeiro

Data: 12-08-1813

Local: Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra

Que Faz: Manoel Venâncio dos Santos

 

Monte Mor  3:196$575

 

Diz Manoel Venâncio dos Santos como cessionário de Vicente José da Silva, herdeiro que ficou do falecido José da Silva Campos (...).