PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Ribeiro Amorim”, neste site.

JOSÉ DA SILVA BRAGA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1789

Caixa: 35

Nº de Páginas: 22

Inventariado: José da Silva Braga

Inventariante: Manoel José Rodrigues

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

inventário dos bens que ficaram por falecimento de José da Silva Braga de quem é Testamenteiro e Inventariante Manoel José Rodrigues.

Data: 03 de Julho de 1789

Local: Vila de São João del Rei.

 

fls. 02v. - Dividas Ativas

- Manoel da Silva Machado    49$332

- Anacleta dos Santos Correa, ao presente casada com Antonio da Costa Jordão: 60$000

- Tenente Coronel Joaquim José Freire   32$400

 

fls. 04 Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho Espírito Santo em quem creio e em cuja fé protesto salvar a minha alma e protesto viver e morrer.

Eu, José da Silva Braga, estando molesto mas não com moléstia aguda em meu juízo perfeito faço este meu Testamento na forma seguinte.

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia de Santo Antão de Ébora, cidade do Alentejo, filho legítimo de Pedro da Silva Braga e de sua mulher Ângela da Silva Braga, já falecidos.

Sou morador nos Serranos da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil aonde me casei com Catherina Peixoto de quem não tenho filho algum nem tenho herdeiros forçados ascendentes ou descendentes.

Declaro que nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a Manoel José Rodrigues em segundo lugar o Tenente Coronel Joaquim José Freire em terceiro lugar a minha mulher Catherina Peixota os quais hei por abonados (...).

Ordeno que o meu corpo seja envolto em Hábito de São Francisco e serei sepultado na Capela mais vizinha donde falecer (...).

(......)

Declaro que os bens que possuo constarão do meu inventário que se fizer por minha morte e deles disponho na forma seguinte depois de pago o meu funeral e juntamente as dividas que o casal dever e o que ficar de meus bens em tudo pertence a minha mulher e a outra metade dele disponho nesta forma: instituo minha alma por herdeira universal que meu Testamenteiro dispenderá em missas pela minha alma e as poderá dizer aonde muito lhe parecer a seu arbítrio.

(......)

(...) escrever este a meu rogo José Fernandes Mendes ...

Ibituruna, 12 de Março de 1789

José da Silva Braga.

 

fls. 06v. - Sobscrito

Testamento de José da Silva Braga morador no Porto Real do Rio Grande da Serra na Freguesia das Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes.

 

fls. 05v.

Certifico que a vinte e sete dias do mês de Março de mil setecentos e oitenta e nove se me entregou este Testamento com que faleceu o Alferes José da Silva Braga (...)