PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Costa Homem - Homem da Costa”, neste site.

 

JOSÉ DA COSTA HOMEM, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1784 Caixa 105

Inventariado: Capitão José da Costa Homem

Inventariante: Tenente Ignacio da Costa Homem

Local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão José da Costa Homem de quem é inventariante seu irmão o Tenente Ignacio da Costa Homem, testamenteiro e sócio do falecido.

Data: 16-12-1784

Local: Engenho denominado Sumidouro em casas do falecido o Capitão José da Costa Homeme, Termo da vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

Fls. 01v. – Declaração

Declarou o inventariante que o inventariado seu irmão havia falecido em o dia quatro de Agosto de mil setecentos e oitenta e quatro e que fizera testamento.

 

Fls. 02 – Herdeiros

01 – Maria Perpétua, de idade de 12 anos

02 – Florência, de idade de 7 anos.

03 – Ignacia, de idade de 5 anosw.

04 – Alexandre, de idade de 3 anos

05 – Maria, de idade de um ano.

 

Fls. 07v. – Bens de Raiz

- A metade das terras de cultura 200$000

- na dita fazenda, casas de vivenda, engenho de cana e todos os mais pertences do terreiro 600$000

- outro sitio denominado a Tapera que foi do falecido místico ao Engenho denominado o Sumidouro, aonde vivia o falecido  100$000

-  3 canaviais  200$000

 

fls. 12 – Testamento

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro emquem creio e em cuja fé espero salvar a minha alma.

Eu Jose da Costa Homem achando-me molesto, mas, contudo, em meu perfeito juízo, temendo-me da morte por ser a sua hora incerta, sendo nesta vila de São João del Rei aos três dias o mês de Abril de mil setecentos enoitenta e quatro faço o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros universias em primeiro lugar a meu irmão o Tenente Ignacio da Costa Homem, em segundo a minha irmã Dona Ana Maria de Moura, em terceiro a minha irmã Dona Micaela Maqcelina de Gusmão, em quarto a minha irmã Dona Izabel Maria do Espírito Santo (…)

(………)

Declaro que sou batizado nesta freguesia de Nossa Senhora do Pilar da mesma vila de São João del Rei, filho legítimo de Mathias da Costa Homem e de sua mulher Dona Catharina Maria de Gusmão, ambos já falecidos.

Declaro que ao presente sou solteiro e nunca fui casado mas tenho uma menina por nome Maria Perpétua, que criei em minha casa com o título de engeitada, a qual è minha filha, assim por mim tida e registraeda, havida de mulher branca e livre, e assim mais tenho quatro filhos a saber uma por nome Florência, outra Ignacia, outro Alexandre e mais outra Maria, estes quatro filhos todos são naturais de Ana Maria da Costa, mulher par4da, solteira, os quais se acham em minha companhia e a todos os cinco nomeio, declaro e instituo por meu s universais herdeiros nas duas partes de meus bens, pagos que sejam minha dividas e despesas do meu funeral.

Ordeno que o meu corpo seja envolto em um lençol e sepultado na matriz desta vila, sem pompa alguma (…)

(………)

Declaro que sou sócio em igual parte de todos os bens que possuo commeu irmão Ignacio da Costa Homem e na mesma forna nas dividas que se me devem e eu dever (…)

(………)

(…) os bens da sobredita sociedade constam de uma Fazenda de Engenho chamada Sumidouro, vizinhanças de São Gonçalo (…)

(………)

Declaro que sou testamenteiro e herdeiro de minha tia Ana Micaela de Gusmão e se não fez inventário de seus bens por me obrigar a cumprir todas as disposições das quais ainda me restam algumas que meu testamenteiro e sócio deve cumprir (…).

(………)

(…) Joaquina, parda, que è minha escrava e como tal a deixo por legado a minha filha Maria Perpétua quanto tomar estado ou tiver idade competente (…)

(………)

Nomeio por tutor, curador, ou administrador das pessoas e bens dos ditos meus filhos a meu irmão, sócio e testamenteiro Ignacio da Costa Homem por ser notório a sua capacidade e verdade (…).

(………)

(…) roguei ao Advogado Gomes da Silva Pereira que este a meu rogo escrevesse (…) e o assino.

Vila de São João del Rei, 3 de Abril de 1784

José da Costa Homem

 

Aprovação:

Data: 04-04-1784

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca de São João del Rei, em casas de morada do Capitão José da Costa Homem.

 

Abertura:

Aos quatro de Agosto de mil setencentos e oitenta e quatro (…) foi aberto este testamento com que faleceu o testador Capitão Jose da Costa Homem (…)

 

Fls. 20

Diz Maria Perpétua de São José, filha e herdeira do Capitão José da Costa Homem, que em razão dos bens do dito seu pai não chegarem para as dívidas (…) quer fazer abstenção da hewrança (…).

 

Fls. 39 – Procuração

Procuradores Nomeados : Furriel Luiz Antonio da Silva Rodarte, Francisco Soares da Graça.

Data: 15-01-1795

Local: Engenho de Santo Antonio

Que Faz: Maria Perpétua de São José (filha do inventariado).