PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ DA COSTA ALCAMY

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1784 Caixa C-45

Inventariado: José da Costa Alcamy

Inventariante: Anastacio José de Souza

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José da Costa Alcamy, de quem é inventariante Anastácio José de Souza.

Data: 11-06-1784

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

Fls. 03 – Bens de Raiz

- uma morada de casas térreas forradas e assoalhadas na rua que vai da Intendência para o São Francisco nesta vila, com seu quintal  270$000

- uns chãos nesta mesma vila que fazem canto com a rua qu divide [parte danificada]

 

fls. 04 – Testamento

Eu José da Costa Alcamy estando doente mas em meu perfeito juízo e entendimento, disponho o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a Anastacio José de Souza, em segundo ao Reverendo Antonio de Pinho Monteiro, em terceiro ao Dr. Francisco Vieira de Souza Ferraz.

Meu corpo será sepultado na igreja matriz desta vila envolto em hábito de São Francisco e o funeral a eleição de meus testamenteiros.

(........)

Devo a Anastácio José de Souza o que ele disser, de dinheiro comque me tem assistido e de mantimentos, que ordeno se lhe pague.

Depois de pagas as minhas dividas e funeral instituo por minha universal herdeira a minha alma, por ser solteiro e não ter herdeiros forçados.

(........)

[parte danificada]

Jose da Costa Alcamy

 

Abertura:

Aos sete dias do mês de Junho de mil setecentos e oitenta e quatro, nesta vila de São João, foi aberto este testamento com que faleceu José da Costa Alcamy.