PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado Cap. 5º, § 4.


JOSÉ COELHO DOS SANTOS, Capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Inventário ano 1851 - caixa 415

Inventariado: Cap. JOSÉ COELHO DOS SANTOS MONTEIRO

Inventariante: Major Manoel Coelho dos Santos Monteiro

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Aristóteles Rodrigues

 

fls. 01 Abertura

Inventário dos bens dos finado Capitão José Coelho dos Santos Monteiro de quem é Inventariante seu filho major Manoel Coelho dos Santos Monteiro.

Data: 06 de Novembro de 1851

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 02

Diz o Major Manoel Coelho dos Santos Monteiro, que por falecimento de seu pai o capitão José Coelho dos Santos  ficou o suplicante como cabeça de casal, e em posse de todos os bens do monte (...) se cite aos co-herdeiros: D. Ana Alves de Moraes, Dona Catharina Alves de Moraes, o Capitão José Coelho dos Santos Monteiro, D. Maria Cândida de Moraes, Dona Hipolita Cândida de Moraes, Dona Jesuína cândida de Almeida (...) marcar o dia em que se deve ter lugar o dito Inventário na Fazenda  da Lage aonde existem os bens (...)

 

fls. 03 Procuração

Que Faz - Major Manoel Coelho dos Santos Monteiro, morador deste Termo.

Data: 07 de outubro de 1851

Local: Vila de São José

Procurador Nomeado - Advogado Florencio Antonio da Fonseca.

 

fls. 04 Correspondência:

Mano e amigo

São João Batista, 1 de Novembro de 1851

 

Tive o gosto de receber a estimadíssima em atenção saber da sua saúde e mais família. Com muito trabalho cá cheguei e cheio de dores, e muito tenho padecido do reumatismo da perna, e ferimentos que me sobrevieram, mas enfim já vou melhorando, suposto sofro ainda dores, e ando de pau a mão. O meu negro escapou/ Deus Louvado/ e assim se vai indo neste mundo, que com efeito é um misto de dolorosas afeições. Sinto lhe fosse necessário este incomodo de cá mandar porém para que fim? Eu não sei que esta carta exigida seja um mister para o Processo de inventário, quando eu deixei-lhe uma Procuração bastante em forma publicada e selada a qual ficou vosmecê munido de todos os poderes que qualquer procedimento que se exigisse em meu nome; pois tudo o mais são excessos que nada                 para legalizar processos de tal ordem; mas enfim vosmecê há de ter letrado e por isso é preciso fazer o que ele quiser ou aconselhar. portanto dou-me por citado para o procedimento Inventarial e de novo aprovo o senhor e mais conjunto nomeados na Procuração para fazerem em meu nome e lugar, tenho o que for a bem de meus direitos e aprovo os Louvados todos que os senhores nomearem e protesto estar por tudo, e ser por firme e valioso tudo quanto convier ao direito de vosmecês todos, Enfim bem me conhece.  Os honrados caseiros e o Candido lhe agradecem a sua lembrança e a senhora D. Esmeria fosse muito recomendada à nossas Manas a seus irmãos e        até a primeira e não sou mais extenso em atenção aos incômodos que padeço.

(..........) e muito afetuoso.

Francisco de Paula Santos

Não repare o papel pois bem sabe o sertão em que me acho.

 

fls. 08 Declaração:

Declarou que seu pai faleceu no dia onze de Julho do corrente ano sem Testamento e foi casado uma única vez e deste matrimonio teve oito filhos.

 

fls. 08v. Filhos:

 

01- Dona Ana Alves de Morais, solteira de idade de cinquenta e tantos anos.

02- Dona Catherina Alves de Morais, solteira, de idade de cinquenta e tantos anos;

03- José Coelho, casado;

04- Francisco de Paula Coelho, solteiro, de idade quarenta e seis anos;

05 - Dona Maria cândida, viúva.

06 - Dona Hipólita, solteira, de idade 40 anos

07 Dona Jesuína, casada com o tenente Coronel Francisco Mendes.

08- Major Manoel Coelho, solteiro, de idade trinta e quatro anos.

 

fls. 11v. Bens de Raiz

- A Fazenda denominada Boa Vista dos Coqueiros,  calculada em 342 alqueires de terras de culturas beirados de matos virgens dentro dos tapumes da mata e em sessenta e dois ditos de capoeiras fora dos tapumes da mata em 192 alqueires de campos - (...) da qual Fazenda cabe neste inventário metade daquele valor e igualmente mais a parte da finada herdeira Dona Balbina que por esta nova avaliação vem pertencer a este  Inventário em todas as ditas terras (...)      10:553$333

 

- Uma morada de casas de vivenda assobradadas, engenho de cana com seus utensílios, engenho de pilões, paiol de pedra, moinho, senzalas, tudo coberto de telhas, currais e quintal em arvoredos cercado de pedra (...) só pertence a este Inventário a meação do viúvo e parte da finada Dona Balbina (...)    750$000

 

- Parte de duas moradas de casas no Arraial da lage    200$000

 

- Uma parte nas ditas casas que foi da herdeira Dona Balbina que faleceu (...)  22$222

 

fls. 13 - Dotes (acréscimo de nomes)

- Dona Maria, quando se casou com Carlos Cláudio Ribeiro de Mendonça.