PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Meirelles Freire” e nota de rodapé, neste site.


JOSÉ CARLOS NOGUEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1859

Caixa: 07

Inventariado: José Carlos Nogueira

Inventariante: Antonia Leopoldina Nogueira

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Tenente José Carlos Nogueira de quem é inventariante a viúva sua mulher D. Leopoldina, digo, D. Antonia Leopoldina Nogueira.

Data: 09-06-1859

Local: cidade de Baependi

 

fls. 02

Tendo há muito falecido neste distrito o Tenente José Carlos Nogueira (...) foi citado a viúva D. Antonia Leopoldina Nogueira (...).

 

fls. 04 - Declaração

Data: 15-06-1859

Local: Fazenda do Vale Formoso da Freguesia e Termo da cidade de Baependi, em casas de morada da viúva inventariante D. Antonia Leopoldina Nogueira.

(...) por ela foi declarado que o inventariado seu marido Tenente José Carlos Nogueira faleceu no dia vinte e dois de Agosto de mil oitocentos e cinquenta e seis, sem testamento (...).

 

Filhos:

01- Amaro Carlos Nogueira, de idade de 18 anos, solteiro, residente na cidade de São Paulo.

02- José Carlos Nogueira, de idade de 16 anos, solteiro.

03- Tristão Antonio Nogueira, de idade de 15 anos, solteiro.

04- Antonio Gomes Nogueira, de idade de 13 anos.

05- D. Maria Umbelina Nogueira, de idade de 12 anos, solteira, residente na cidade de S. João del Rei.

06- D. Mariana Leopoldina Nogueira, de idade de 10 anos.

07- Joaquim, de idade de 7 anos.

08- Elizia, de idade de 4 anos.

 

fls. 14 - Bens de Raiz:

- a Fazenda do Vale Formoso que se compõem de terras de culturas e criar  22:400$000

- casas de vivenda na mesma Fazenda do Vale Formoso, mais benfeitorias de terreiro, com exclusão das duas partes pertencentes a D. Mariana Esméria Nogueira, sendo uma de sua legítima paterna e outra por compra feita a Manoel Gomes Nogueira  4:200$000.

- a Fazenda do Mato Dentro que foi do Coronel José Ignácio Nogueira de Sá, que se compõem de terras de cultura e criar, inclusive uma pequena parte de terras da Fazenda do Cajuru que verte para o mesmo Mato Dentro pelas respectivas divisas 21:000$000

- a morada de casas na mesma Fazenda do Mato dentro  30$000

- a Fazenda do Cajuru que se compõem de terras de cultura e criar, pelas divisas judiciais ultimamente feitas com o interessado Joaquim Maximiano, com exclusão de pequena parte que verte para o Mato Dentro, incluindo os campos e matos dos Potreiros da chácara e quitanda  30:200$000

- casas da mesma Fazenda do Cajuru e terreiro  200$000

- as terras divididas da Fazenda denominada Sítio  3:500$000

- a morada de casas sitas na cidade de Baependi, a rua Direita, em sociedade com D. Mariana Esméria Nogueira e Theodoro Francisco Nogueira, com exclusão das partes destes  2:300$000

- as benfeitorias da Cachoeirinha, que se compõem de casas de vivenda, paiol, uma pequena casa de capim, uma dita em construção e rego e rancho de telhas  450$000

 

fls. 44

Diz Francisco da Silva Azevedo, por cabeça de sua mulher D. Antonia Leopoldina Nogueira, inventariante de seu primeiro marido Tenente José Carlos Nogueira (...).

 

fls. 67

Diz Amaro Carlos Nogueira, com assistência de seu Tutor Tenente José Romão Nogueira (...), achando-se a proceder asa partilhas nos bens de seu pai José Carlos Nogueira (...).

 

fls. 86

Diz Amaro Carlos Nogueira que tendo inteiramente vinte e um anos de idade (...).

 

fls. 87

Aos dois dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e quarenta e um anos nesta matriz de Baependi, batizei e pus os santos óleos a Amaro, inocente, filho legítimo de José Carlos Nogueira e de Antonia Leopoldina Nogueira. Foram padrinhos Tristão Antonio Nogueira e D. Ana Zeferina da Silva, e para constar fiz este assento que assino. Coadjutor Julião Carlos Rangel da Silva.

 

fls. 88

Diz o Tenente José Romão Nogueira na qualidade de tutor de D. Mariana, D. Maria, D. Elizia, e Joaquim, filhos do finado José Carlos Nogueira (...).

 

fls. 91

Diz D. Maria Clementina Nogueira de Sá, que em data de dezesseis do próximo passado mês foi intimada a requerimento de José Carlos Nogueira e despacho de Vossa Senhoria para no prazo de dez dias vir prestar contas da tutela que seu finado marido José Romão Nogueira assinou da pessoa do mesmo José Carlos e de seus irmãos (...).

 

fls. 93

Diz José Carlos Nogueira na prestação de contas que tenha contra D. Maria Clementina Nogueira (...).

 

fls. 02

Diz D. Maria Clementina(*) Nogueira que achando-se começado o inventário de seu finado marido o Tenente José Carlos Nogueira e querendo a suplicante que se lhe defira a Tutela de seus filhos órfãos (...).

(...) que a justificante é a mesma e própria viúva do Tenente José Carlos Nogueira em cujo estado permanece honestamente (...) que se acha na gerência da administração dos bens do casal na qualidade de inventariante dos mesmos bens.

(*) Nota: provável engano do escrivão. A mulher de José Carlos e mãe de seus órfãos foi Antonia Leopoldina. Meria Clementina era a viuva do tutor dos órfãos

 

Testemunhas citadas:

- Theodoro Francisco Nogueira, (casado, 34 anos, natural do Turvo e morador nesta Fazenda do Vale Formoso no lugar do Pinhal, onde vive de sua cultura): disse ser parente e cunhado da justificante.

          Depoimento: disse ser a viúva “Antonia Leopoldina Nogueira”. Disse existir alguns órfãos em colégios, o mais velho na Província de S. Paulo a fim de formar, e duas meninas no colégio de S. João del Rei (...).

 

Testemunha 2

- Tenente José Romão Nogueira (casado, 45 anos, natural e morador nesta mesma freguesia de Baependi, vive de cultura e negócio) disse ser parente da justificante.

 

Dizem D. Maria Umbelina Nogueira e D. Mariana Leopoldina Nogueira, filhas e herdeiras do finado José Carlos Nogueira (...) que elas sendo maiores de dezoito anos (...).

 

fls. 03

Aos cinco de Março de mil oitocentos e quarenta e oito anos nesta matriz de Baependi, o Reverendo Vigário da Vara Julião Carlos Rangel da Silva batizou e pôs os santos óleos a Maria, inocente, filha legítima do Tenente José Carlos Nogueira e D. Antonia Leopoldina Nogueira, nascida há três meses. Foram padrinhos o Coronel José Ignácio Nogueira e Sá e D. Mariana Umbelina Nogueira, e para constar fiz este assento que assino. Vigário Custódio de Oliveira Monte.

 

fls. 04

Aos vinte e nove de Julho de mil oitocentos e quarenta e nove anos, neta matriz de Baependi batizei e pus os santos óleos a Mariana, inocente, filha legítima do Tenente José Carlos Nogueira e de D. Antonia Leopoldina Nogueira, nascida a 29 de Abril próximo passado. Foram padrinhos eu e D. Maria Gabriela Jesuína Nogueira Meirelles, e para constar fiz este assento que assino. Vigário Custódio de Oliveira Monte.

 

fls. 08 - Procuração

Data: 20-08-1867

Local: cidade de Baependi, em casas de D. Mariana Leopoldina Nogueira e D. Maria Leopoldina Nogueira.

Procurador Nomeado: o Advogado Martinho Vieira

Que fazem: as mesmas D. Mariana Leopoldina Nogueira e D. Maria Leopoldina Nogueira.

(ambas assinam): Maria Umbelina Nogueira - Mariana Leopoldina Nogueira

 

Monte Mor  153:874$060