PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Maria de Siqueira Paes” § 2º, neste site.

 

JOSÉ CABRAL TAVARES, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1799

Caixa: C-39

Inventariado: Capitão José Cabral Tavares

Inventariante: Maria Josefa Ferreira

Local: São José

Nº de Páginas: 146

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão José Cabral Tavares de quem é inventariante sua mulher Maria Josefa Ferreira.

Data: 18-11-1799

Local: Sítio do Buenos Ayres da Aplicação e Termo da Vila de São José em as casas de morada da inventariante Dona Maria Josefa Ferreira.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido fora natural da Vila de Santa Marinha Comarca da [                 ] Bispado de Coimbra, filho legítimo de Rafael Mendes Cabral e de sua mulher Dona Saraiva, já falecidos, e que falecera da vida presente com o seu solene Testamento aos quatro dias do mês de Outubro do presente ano de mil setecentos e noventa e nove e que somente fora casado com ela inventariante (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Thereza de idade de trinta e quatro anos.

02- Joaquim Cabral Tavares de idade de trinta e três anos.

03- José Cabral Tavares de Carvalho de idade de trinta e dois anos.

04- Rafael Mendes Cabral de idade de trinta e um anos.

05- Josefa de idade de trinta anos.

06- Antonio Saraiva Cabral Tavares de idade de vinte e oito anos.

07- Batista de idade de vinte e seis anos.

08- Bernardo Cabral Tavares de idade de vinte e cinco anos

09- Bernarda de idade de vinte e três anos

10- Luís Cabral Tavares de idade de dezesseis anos.

 

fls. 12v. - Bens de Raiz:

- um sítio na Paragem chamada Buenos Ayres, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha com uma grande chácara, com suas árvores de espinho, com outra morada de casas ao pé da estrada coberta de telha que serve de estalagem que se compõem de alguns logradouros e algumas terras minerais inferiores  1:600$000

 

fls. 14 - Procuração

Procuradores Nomeados: José Antonio Rodrigues Rego, Domingos José de Souza, Alferes Manoel José da Gama, Capitão Faustino José de Castro

Data: 18-11-1799

Local: Sítio de Buenos Ayres do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foram do falecido Capitão José Cabral Tavares.

Que Faz: a viúva Dona Maria Josefa Ferreira

 

fls. 15 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Deus Uno e Trino em cuja fé professo viver e morrer.

Eu José Cabral Tavares achando-me enfermo de moléstia que Deus foi servido dar-me e em meu perfeito juízo, temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação, ordeno o meu Testamento e disposição de última vontade na forma seguinte:

Sou natural da Vila de Santa Marinha Comarca da Guarda Bispado de Coimbra, batizado na Freguesia da mesma Santa Marinha, filho legítimo de Rafael Mendes Cabral e de sua mulher Maria Saraiva já falecidos.

Sou casado in facie eclesia com Maria Josefa Ferreira da qual tenho dez filhos a saber: Thereza que a teve estando ainda solteiro da mesma minha mulher e depois a reconheci e dita minha mulher por legítima filha e depois de casado tive mais: Joaquim = Jose = Rafael = Antonio = Bernardo = Luís = Josefa = Batista e Bernarda aos quais todos nomeio e instituo por meus legítimos herdeiros nas duas partes de meus bens que por direito lhe tocam.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Maria Josefa Ferreira, em segundo a meu compadre o Capitão Manoel Lobo de Castro, em terceiro a meu filho Antonio Saraiva Cabral (...).

Nomeio para tutora de meus filhos a minha mulher e primeira testamenteira Maria Josefa Ferreira por conhecer nela toda a capacidade para esse fim e para isso a hei por abonada.

(.......................)

Declaro que depois de satisfeitas todas as minhas determinações o que remanescer da minha terça determino se reparta igualmente por minhas filhas Josefa = Batista = e Bernarda.

(.......................)

(...) roguei a Manoel da Costa Maya que este por mim escrevesse (...).

Chácara de Buenos Ayres do Termo e Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, 27 de Setembro de 1799

 

fls. 17 - Abertura

Aos quatro dias do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e nove (...) foi entregue este Testamento com que havia já falecido o Capitão José Cabral Tavares (...).

 

Monte Mor  19:018$864

 

fls. 68

Diz Luís Carlos Tavares, filho legítimo do falecido Capitão José Cabral Tavares e de sua mulher D. Maria Josefa Ferreira (...) que alcançou a maioridade e está emancipado.