PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João de Rezende Costa”, neste site

 

JOSÉ ANTONIO DA SILVA

e

MARIA HELENA DE JESUS

Inventários

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1779

Caixa: C-26

Inventariado: José Antonio da Silva

Inventariante: Maria Helena de Jesus

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

Nº de Páginas: Documento muito danificado, não se reconhece numeração, aproximadamente 100 páginas.

 

Declaração

Declarou a mesma Inventariante que seu marido fora natural da Freguesia de São Cristóvão de Rio Tin--- Bispado do Porto, filho legítimo de André João e de Maria Antonia, já falecidos, e que morrera nesta sua casa no dia sete de Julho do presente ano com seu solene Testamento e que nunca fora casado senão com ela inventariante.

 

Filhos:

01- Reverendo Padre José Antonio da Silva, sacerdote do Hábito de São Pedro.

02- João Antonio da Silva

03- Manoel Antonio da Silva

04- Elias, de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.

05- Antonio, de idade de vinte anos pouco mais ou menos.

06- Dona Ana, de idade de dezoito anos pouco mais ou menos.

07- Gabriel, de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos.

08- Julião, de idade de quinze anos, pouco mais ou menos.

09- Maria, de idade de treze anos, pouco mais ou menos.

10- Luciana, de idade de dez anos, pouco mais ou menos.

11- Joaquim, de idade de oito anos, pouco mais ou menos.

 

Testamento

* muito danificado

 

(...........)

Meu corpo será amortalhado no meu Hábito de Terceiro de Nossa Senhora do Carmo de quem sou indigno filho e sepultado na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada (...).

(........... danificado)

Peço em primeiro lugar a meu compadre o Coronel Severino Ribeiro, em segundo a meu filho o Reverendo Padre José Antonio da Silva Resende, em terceiro a meu filho João Antonio da Silva Resende, em quarto lugar a meu filho Manoel Antonio da Silva. queiram ser meus testamenteiros (...).

(........... danificado)

Declaro mais que tenho em minha casa uma sobrinha (A---) Maria Joaquina, filha de minha falecida cunhada Ana Maria Joaquina, mulher que foi do Capitão Manoel da Mota Botelho, a qual dita minha sobrinha deixo que meu Testamenteiro estando em termos de casar lhe dê um escravo dos que me tocarem na terça (...).

(........... danificado)

 

Abertura

Certifico que falecendo o Capitão José Antonio da Silva aos sete dias do mês de Julho com este solene Testamento (...).

 

Bens de Raiz

- um canavial plantado em terras de se cortar cana  500$000

- outro canavial novo plantado  400$000

- cinco alqueires de milho plantado  162$000

- cinquenta alqueires de feijão no paiol  75$000

- cinquenta alqueires de mamona  15$000

- esta Fazenda [---parte danificada ---] moenda, paiol [---danificado---] farinha e moinho, tudo coberto de telha, terras de planta e logradouros de campos com títulos de terras e águas minerais pertencentes a mesma Fazenda que parte de uma banda com o Mestre de Campo Inácio Correia Pamplona, e com José Tavares de Mello, e com Francisco José Ferreira, e com a Fazenda que foi de Pedro Ferreira, e com Amaro de Freitas (...) em a qual fazenda entra um forno de torrar farinha, de cobre, e os tanques ou coxos da garapa, um sino que se acha na varanda das ditas casas de vivenda  6:000$000

- outra fazenda chamada o Bom Retiro que foi de Pedro Ferreira que consta de casas de vivenda, paiol cobertos de telhas, terras de planta e campos e parte de uma banda com a sobredita Fazenda Cataguazes, e da outra parte com Manoel de Morais Coitinho e com Manoel Alves Braga e com a viúva do falecido, digo com o sítio que foi de Francisco da Costa:  2:400$000

- outra Fazenda chamada Olhos d’Água [---danificado---] paiol [---danificado---] terras de plantas e logradouros de campos que divide de uma banda com a Fazenda que foi de Pedro Ferreira e da outra com Manoel Alves Braga e com a viúva do falecido João de Miranda Ramalho e com João da Silva de Andrade  500$000

 

Dividas Ativas

- Reverendo Padre João de Resende Costa  60$190

- Manoel de Moraes Ferreira  45$950

- Padre Manoel de Souza Ribeiro  13$020

 

Mais Bens de Raiz

- uma morada de casas no Arraial do Bichinho, cobertas de telha com seu quintal.

 

Dividas Passivas

- Manoel Ribeiro da Rocha  300$000

- aos herdeiros de uma irmã do mesmo falecido seu marido  300$000

 

 

Procuração

Que Fazem: os herdeiros filhos do falecido: Manoel Antonio da Silva; João Antonio da Silva Resende; Elias Antonio da Silva; Antonio Castorio da Silva, filhos do Capitão José Antonio da Silva.

Local: Lagoa Dourada

Data: Maio de 1784

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, José do Couto Saraiva; Capitão Antonio Vital.

 

Auto de Contas

Data: 27-07-1784

Local: Vila de São José

Tutor: Dona Maria Helena de Jesus, viúva.

Dos Órfãos:

- o órfão João se acha emancipado por este mesmo Juízo.

- o órfão Manoel tambem já se achava emancipado da mesma forma.

- o órfão Elias tambem se achava emancipado.

- o órfão Antonio tambem se achava emancipado.

- a órfã tinha de idade vinte e dois anos vivendo em companhia da dita sua mãe.

- o órfão Gabriel se acha com idade de dezenove anos, vivendo em companhia de sua mãe, entrevado desde a idade de cinco anos e não fala em termos que se perceba.

- o órfão Julião tinha de idade dezenove anos pouco mais ou menos vivendo em companhia de sua mãe no exercício da Fazenda.

- a órfã Maria se achava com a idade de dezessete anos pouco mais ou menos e vivia em companhia de sua mãe sem emprego algum.

- a órfã Luciana se achava casada e emancipada.

- o órfão Joaquim se achava com a idade de doze anos vivendo em companhia de sua mãe sem exercício algum.

 

Auto de Contas

Data: 13-11-1786

Local: Vila de São José

Tutor: Dona Maria Helena de Jesus (viúva)

Dos Órfãos:

- a órfã Ana se achava com a idade de vinte e quatro anos, vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação e se ocupava em casa.

- a órfã Maria vivendo em companhia com idade de dezenove anos pouco mais ou menos e se ocupava em cozer.

- o órfão Joaquim se achava em companhia de sua mãe e se ocupava na escola em aprender a ler, escrever e contar, com boa educação.

 

Monte Mor  20:309$053

 

Diz Dona Maria Helena de Jesus, viúva que ficou do falecido Capitão José Antonio da Silva, moradora na Freguesia dos Prados (...) tem de adir neste Inventário (...) certidão de óbito de seu filho Gabriel (...).

 

Aos vinte de Março de mil setecentos [---danificado---] faleceu com os sacramentos Gabriel, filho legítimo do Capitão José Antonio da Silva, falecido, e de sua mulher Dona Maria Helena de Jesus, e foi encomendado e sepultado dentro da Capela da Lagoa Dourada, filial desta Matriz de Prados e para constar mandei fazer este Assento.

Coadjutor João Gonçalves de Moura

 

Diz Dona Ana Antonia de Resende (...) mostra achar-se casada com o Alferes José Dutra Gonçalves (...).

[--- parte danificada ---]

(...) poder com Provisão do Muito Reverendo José Batista da Silva, Vigário da Vara desta Comarca do Rio das Mortes, na minha presença e das testemunhas que vinham assinadas na minha certidão o Coronel Severino Ribeiro, José Rodrigues da Costa e de outras muitas se casaram por palavras de presente et facie eclesia o Tenente José Dutra Gonçalves, filho legítimo de Antonio Dutra Gonçalves e de Rosa Maria Michaela, natural e batizado na Freguesia do Ouro Branco, morador na Itaverava, com Dona Ana Antonia de Resende, filha legítima do Capitão José Antonio da Silva e de Dona Maria Helena de Jesus, natural e batizada nesta Freguesia dos Prados, e logo lhes dei as bênçãos nupciais conforme o Ritual Romano e para constar mandei fazer este Assento.

Coadjutor João Gonçalves de Moura

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza; José Antonio Rodrigues Rego; Domingos Marques Timudo e João Lourenço de Abreu.

Local: Freguesia de Itaverava

Data: 04-07-1789

Que Fazem: José Dutra Gonçalves e sua mulher Dona Ana Antonia da Silva Resende (genro e filha do falecido).

 

Diz Dona Maria Antonia da Silva (...) mostra estar casada com o Alferes Antonio Dornelas da Costa (...).

 

Aos dezessete dias do mês de Agosto de mil setecentos e noventa anos na Ermida de Nossa Senhora do Rosário na Fazenda de Dona Maria Helena de Jesus nesta Freguesia de Prados, corridas as  [---danificado---] sem impedimento, com habilitação que fica em meu poder, com Provisão do Reverendo Doutor José Batista da Silva, Vigário da Vara, em presença do Reverendo Vigário desta Freguesia [--- danificado---] e das testemunhas que vieram assinar [--- danificado---] Alferes Manoel Pereira [--- danificado---] casaram-se o Alferes Antonio Dornelas da Costa [--- danificado---] e Maria Antonia da Silva, filha legítima do Capitão José Antonio da Silva, falecido, e de sua mulher Maria Helena de Jesus, natural e batizada nesta Freguesia de Prados, e logo lhes deu as bênçãos nupciais conforme o Ritual Romano, e para constar fez este assento.

Coadjutor João Gonçalves de Moura.

 

Diz Dona Maria Helena de Jesus, viúva do Capitão José Antonio da Silva que para haverem de se casarem suas filhas Luciana e Maria, com Manoel de Jesus Pereira e com Antonio Dornelas da Costa (...).

 

Digo eu Manoel de Jesus Pereira que trato e ajusto de casar com Luciana Maria da Silva, filha legítima do falecido José Antonio da Silva e de sua mulher Dona Maria Helena de Jesus (...).

 

Diz Joaquim Antonio da Silva Resende, filho legítimo do Capitão José Antonio da Silva, já falecido, e de Dona Maria Helena de Jesus, que mostra ter vinte e um anos de idade completos, julgando-se emancipado (...).

 

 

MARIA HELENA DE JESUS

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1813

Caixa: 120

Nº de PÁGINAS: 92

Testadora: Maria Helena de Jesus

Testamenteiro: Capitão Manoel Antonio da Silva

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Dona Maria Helena de Jesus, filha legítima dos falecidos João de Resende Costa e Elena Maria de Jesus, estando com alguma moléstia mas em meu perfeito juízo e desejando por a minha almas no caminho da salvação faço o meu Testamento pela maneira seguinte:

(..........)

Ordeno que o meu corpo seja amortalhado no Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo em cuja venerável Ordem sou terceira professa há muitos anos; e será sepultado na Capela do Glorioso Santo Antonio da Lagoa Dourada na mesma sepultura em que foi sepultado meu falecido marido o Capitão José Antonio da Silva (...).

(..........)

Nomeio e instituo por meus Testamenteiros a meus filhos, em primeiro lugar ao Capitão Manoel Antonio da Silva, em segundo ao Padre José Antonio da Silva Resende, em terceiro ao Capitão Joaquim Antonio da Silva, em quarto o Capitão Elias Antonio da Silva, em quinto Antonio Castorio da Silva (...).

Declaro que sou viúva do falecido Capitão José Antonio da Silva de cujo matrimônio tive os filhos seguintes: o Padre José Antonio da Silva; João Antonio da Silva; Manoel Antonio da Silva; Elias Antonio da Silva; Padre Julião Antonio da Silva; Joaquim Antonio da Silva; Ana Antonia da Silva; Maria Antonia de Resende; Luciana Maria da Silva; que são herdeiros das duas partes dos meus bens e por tais instituo, todos eles se acham inteirados das suas legítimas paternas que lhes tocaram no inventário; e alguns tem recebido demais das mesmas legítimas e esse excesso que se liquidar e deverem esses que tem em si quero, que entre como dívida no Monte dos meus bens para ser abonada e levar-se em conta na legítima que por meu falecimento lhes haver de tocar a fim de que não suceda que uns se tenham mais que outros.

E para liquidar as mesmas contas autorizo a meu filho o Capitão Manoel Antonio da Silva como mais sabedor de todo o recebimento dos mais meus filhos herdeiros.

Declaro que há muitos anos confiei e encarreguei a meu filho o Capitão Manoel Antonio da Silva da administração desta minha Fazenda dos Cataguases e de todos os meus bens ficando eu sempre caxa (?), dando-lhe as ordens do que devia obrar, assim para se conservarem os mesmos bens, como para receber e despender, de cuja administração me deu as ultimas contas até o fim do ano passado de mil oitocentos e onze, até cujo tempo o hei por divinorado de dar mais contas em Juízo ou fora dele, pois que se acham liquidadas, em entregue do líquido dos rendimentos, conhecendo sempre no mesmo meu filho consciência, honra, zelo e verdade, e por isso só dará contas da sua administração de Janeiro do corrente ano de mil oitocentos e doze em diante, se eu não sobreviver para lhes as tomar; e quando não sobreviva é minha vontade que os mais meus filhos e herdeiros estejam pelas contas que lhes der por não ser capaz de subtrair-se a verdade que lhe dita a sua própria consciência.

Eu me ajustei com ele há muitos anos dar-lhe a porção de cento e cinquenta mil réis anualmente pelo trabalho da sua administração e lhe aluguei os seus escravos (...).

(..........)

Declaro que dei a minha filha Ana Antonia da Silva e Resende, alem do seu dote, quatrocentos mil réis em atenção a suas moléstias, cujos quatrocentos mil réis sairão da minha terça.

(..........)

Deixo as minhas netas, filhas todas de meu filho Antonio Castorio, por nomes: Thereza; Maria; Joaquina; Ana e Francisca oitenta mil réis a cada uma delas, e se alguma destas minhas netas casar antes do meu falecimento, ficará excluída; a qual quantia meu Testamenteiro dara para o que as ditas mais precisarem, quer seja em tempo de tomar cada uma o estado de casada, ou para outro qualquer fim sendo justo o que deixo a eleição do meu Testamenteiro, e mesmo para entregar ao Pai das mesmas, e meu filho Antonio Castorio, para o fim de melhorar a sorte das mesmas minhas netas, sem contudo entrar em tempo algum estas quantias na sorte de partilhas com os mais filhos por falecimento de seus pais.

(..........)

Satisfeitas estas minhas disposições pelo predito da minha terça, havendo algum acréscimo nela, será este repartido por todos os meus filhos, assim homens como mulheres e no caso de não se chegar se procederá o rateio relativo a todos os meus legados e disposições.

(..........)

(...) mandei escrever este Testamento por meu sobrinho o Capitão Geraldo Ribeiro de Resende, a quem por eu o não poder fazer, (...).

Fazenda do Engenho dos Cataguases da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, 21 de Abril de 1812.

 

fls. 06 - Aprovação

Data: 21-04-1812

Local: Fazenda intitulada as Cataguases da Aplicação da Lagoa Dourada e Freguesia do Arraial de Prados do Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes (...) presente a Testadora Dona Maria Helena de Jesus, senhora da sobredita Fazenda, mulher branca e moradora na mesma fazenda.

 

fls. 07 - Abertura

Certifico que aos nove de Agosto de mil oitocentos e doze neste Arraial de Prados me foi entregue este Testamento (...) com que faleceu a Testadora Maria Helena de Jesus (...).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1812

Caixa: 120

Nº de PÁGINAS: 128

Inventariada: Maria Helena de Jesus

Inventariante: Capitão Manoel Antonio da Silva

Local: Lagoa Dourada

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02

Inventário dos bens da falecida Dona Maria Helena de Jesus de que é Inventariante seu filho e Testamenteiro o Capitão Manoel Antonio da Silva.

Data: 07-10-1812

Local: Fazenda chamada os Cataguases, Aplicação da Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, Termo da Vila de São José em as casas de morada que foram da falecida Dona Maria Helena de Jesus.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o mesmo inventariante que a falecida sua mãe fora natural deste Bispado de Mariana, filha legítima dos falecidos João de Resende Costa e Helena Maria de Jesus e que a dita sua mãe falecera com seu solene testamento aos nove dias do mês de Agosto do presente ano de mil oitocentos e doze e que fora casada com o Capitão José Antonio da Silva, já falecido (...).

 

*Folhas seguintes faltam onde há descrição dos herdeiros, só contém o seguinte:

 

fls. 02v. - Filhos:

01- o Reverendo Padre José Antonio da Silva

 

fls. 12v - Bens de Raiz

- a Fazenda em que vive sua mãe denominada os Cataguases, e anexa a mesma o sítio do Bom Retiro que foi de Pedro Ferreira com todos os seus pertences, que consta de casas de vivenda, Ermida, paiol, engenho de cana, farinha e moinho, e senzalas tudo coberto de telhas, terras de planta, e campos de criar com todos os seus títulos de terras e águas minerais pertencentes a mesma fazenda, com pomares murados de pedra, que de uma banda parte com o Padre Ignacio Correa Pamplona e com a viúva e mais herdeiros do falecido José Tavares, e com os herdeiros do falecido Francisco José Ferreira e com os herdeiros do falecido Bartolomeu Villas Boas e com o Patrimônio do herdeiro o Padre Julião Antonio da Silva e da outra banda com o Alferes João da Silva de Andrade e o Alferes Joaquim de Freitas e a viúva e herdeiros do falecido Luiz Bento Felgueiras e depois com o Patrimônio do herdeiro Padre José Antonio da Silva  8:740$000

 

fls. 17 - Dividas Ativas

- falecido Capitão Antonio Nunes de Resende  36$187

- Alferes Joaquim José de Resende  45$450

- Antonio Machado de Miranda  38$128

- José Antonio do Nascimento  31$521

- Floriano Mathias da Silva 19$800

- Joaquim Ferreira da Silva, da Ressaca  90$800

- Joaquim José Fernandes  7$237

- várias pessoas, por bilhete  47$250

- Capitão Manoel Antonio Mendes  60$500

- falecido Tenente Coronel José Franco de Carvalho  49$351

- Amâncio de Freitas  12$000

 

Monte Mor  33:787$900

 

Relação dos Herdeiros - extraído da Partilha.

 

fls. 39 e seguintes:

01- Padre José Antonio da Silva

02- João Antonio da Silva, casado.

03- Antonio Castorio da Silva

04- Dona Ana Antonia da Silva, viúva de José Dutra Gonçalves.

05- Capitão Manoel Antonio da Silva

06- Capitão Elias Antonio da Silva

07- Dona Maria Antonia de Resende, casada com o Capitão Antonio Dornelas da Costa

08- Dona Luciana Maria da Silva, casada com o Capitão Manoel de Jesus Pereira.

09- Padre Julião da Silva Resende.

10- Capitão Joaquim Antonio da Silva

 

Procuração

Data: 10-06-1813

Local; Vila do Rio Pardo, Capitania de São Pedro

Que Faz: João Antonio da Silva Resende, morador no Termo desta Vila

Procuradores Nomeados: Capitão Manoel Thomás do Nascimento, Manoel José Cardoso e o Tenente Manoel Pereira de Carvalho; Capitão Manoel Antonio da Silva; Capitão Geraldo Ribeiro de Resende; Capitão Joaquim Antonio da Silva.