PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familia “Antonio José Barreto, sargento mor”, neste site.

 

JOSÉ FERNANDES MARTINS, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1808

Caixa: B-370

Inventariado: José Fernandes Martins, capitão

Inventariante: Manoel Fernandes Martins

Local: São João del Rei

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

01

Inventário dos bens do falecido Cap. José Fernandes Martins de quem é testamenteiro e inventariante Manoel Fernandes Martins.

 

Data: 11-03-1808

Local: nesta vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Manoel Fernandes Martins, morador na aplicação da capela de S. Francisco de Paula, termo da vila de S. Jose destas comarca, testamenteiro do falecido testador o Capitão Jose Fernandes Martins, e me foi apresentada uma petição (...).

 

Diz Manoel Fernandes Martins, morador na aplicação de S. Francisco de Paula termo da vila de S. Bento de Tamanduá, testamenteiro e herdeiro do Cap. José Fernandes Martins, que ele quer fazer inventário dos bens do dito testador, cujos bens se acham descritos em inventário que o mesmo falecido capitão fez neste Juízo da Provedoria dos Resíduos por falecimento de sua mulher Maria Josefa do Sacramento, que são os mesmos e os próprios que há no respectivo casal, por ficar o mesmo falecido com a metade dos bens que pertenciam a dita sua mulher pelo que já se acham avaliados, e nos termos de assim mesmo e a vista do dito inventário se proceder a este segundo a vista do que P. a V.M. seja servido mandar que, distribuída esta e autuada se proceda na fatura do dito segundo inventário (...).

Como Pede.

 

Descrição dos bens (entre eles)

- uma fazenda de cultura que se compõem de casas de vivenda, casas de senzalas, tudo coberto de telhas, quintal, terreno tapado de pedra na maior parte, arvores de laranjas, bananal, sita na aplicação de N. Sra da Oliveira termo da vila de S. Jose  1:600$000

- uma morada de casas térreas sitas no Arraial de N. Sra da Oliveira, 250$000

 

Copia do Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade (...) sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1807, aos 12 dias do dito ano em o meu sitio ou fazenda sita nos subúrbios do Arraial de Nossa Senhora da Oliveira filial da matriz de Santo Antonio da vila de São José termo do Rio das Mortes onde eu moro Capitão José Fernandes Martins, andando com algumas moléstias, mas em meu perfeito juízo e entendimento (...) faço este testamento na forma seguinte:

Testamenteiros: em 1º lugar a meu sobrinho Manoel Fernandes Martins, em segundo a meu sobrinho o Reverendo Jose Fernandes Martins, em 4º lugar ao Alferes Pedro Luiz Ferreira (...).

(...)

Declaro que sou natural e batizado na freguesia de Santo Antonio lugar de Porto Judeu Ilha Terceira Bispado de Angra, filho legitimo de Antonio Fernandes Martins e Ines da Conceição, já falecidos. Fui casado nesta terra com D. Maria Josefa do Sacramento, já falecida, de cujo matrimônio não tenho herdeiro algum. Como meus herdeiros serão aqueles que eu nomear ao fim deste testamento.

(declara bens, passa cartas de alforria, encomenda missas)

Declaro que dei, por esmola, a quatro filhas de Bernardo Vieira da Motta a saber: Ana, casada com Francisco Antonio Pereira = Felícia, casada com Antonio Fernandes da Costa = Rosa, mulher de Antonio Ferreira Barbosa = Joaquina, mulher do Alferes Inácio da Cunha, 5$000 rs cada uma.

Deixo por esmola: a Ana, casada com Francisco Vieira da Motta, 15$000 rs = e a duas filhas mais velhas do dito Francisco Vieira da Motta, 5$000 rs a cada uma = as duas filhas do falecido Jose Machado Denis, Clemência e Jerônima, 5$000 a cada uma = a duas filhas do falecido Manoel Affonso de Almeida, Maria e Rosa, 5$000 a cada uma = a minha afilhada Rufina, filha de Manoel Fernandes Martins 10$000 e as outras filhas do mesmo: Maria, Joaquina, Mariana como também a Cândida sobrinha do mesmo Manoel Fernandes Martins, 5$000 rs a cada uma = a minha afilhada Felizarda, filha de Francisco Pereira Borges, cinco oitavas de ouro =

(legados pios)

Deixo por esmola: a duas filhas do falecido Tenente Manoel Jose Barbosa, -- oitavas de ouro a cada uma = as minhas sobrinhas, filhas de minha irmã Catarina da Conceição, assistentes na freguesia de minha naturalidade 80$000 rs a cada uma e se alguma destas for falecida a seus herdeiros tendo se casado e não tendo se repartira pelas que existirem vivas = a Manoel Pacheco ---- 30$000 rs e sendo falecido se entregarão a seus herdeiros, assistentes todos na freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu da Ilha Terceira de minha naturalidade.

(...)

 (...) instituo por meus herdeiros em todos os remanescentes dos meus bens ao meu sobrinho Manoel Fernandes Martins e a meu sobrinho o Reverendo José Fernandes Martins e ambos repartirão igualmente (...).

(...)

Arraial de N. Sra da Oliveira 12-05-1807

Jose Fernandes Martins

 

Aprovação: 13-05-1807

 

Certifico que aos 17-12-1807 me foi apresentado este testamento pelo testamenteiro Manoel Fernandes Martins na forma de estilo para o abrir.

 

Aceitação: 20-01-1808 Manoel Fernandes Martins, 1º testamenteiro nomeado.