PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Bento Ribeiro Salgado” § 12º e “Villela” Cap. 6º, neste site

 

JOAQUIM TEODORO NOGUEIRA

e

MARIA TEODORA NOGUEIRA

Processo Matrimonial

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG

Documento: Processo Matrimonial

Oradores: Joaquim Teodoro Nogueira e Maria Teodora Nogueira

Data:1848

Local: Andrelândia

Referencia: 105482 / A:42 / P: 10549

Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira

 

[fl2]

Dizem Joaquim Theodoro Nogueira, e Maria / Theodora Nogueira da Freguesia do Turvo deste / Bispado que eles se acham contratados para se casarem, e / obsta-lhes impedimento de consangüinidade em 2º grau / igual por serem os pais dos Oradores Irmãos, e em 3º grau / misto de 2º por o Avo da Oradora Irmão do Pai / do Orador e justificam o seguinte:

- A oradora é órfã de pai, e pobre (...)

 

[Inquirição de Testemunhas:]

[1ª Testemunha:]

José Maria da Afonceca Reis, homem branco sol-/teiro natural da Cidade de São João / de El Rey e morador nesta, aonde vive de seu / negocio, (...) 56 anos.

[Depoimento:]

[Os oradores] estando tratados de futuras nup/cias o não podem conseguir vali/damente pelo / duplicado impedimento de consangüinidade /com que se acham ligados: sendo a primeira / em 2º grau de linha transversal igual / por que sendo Irmãos inteiros Jose Theodoro de / Andrade, e Josefa Emmerenciana de Andrade, des-/ta procede o Orador, e daquele a Oradora. O se-/gundo em terceiro grau misto de 2º co-/mo se vai ver, são irmãos inteiros Antonio / Theodoro Nogueira, e Bento Jose Nogueira, deste /procede o Orador, daquele procede Anna Ignacia / Nogueira, e desta a Oradora (...)

 

[2 º Testemunha:]

Francisco de Paula Alves, homem branco, ca/sado, natural da Freguesia de São / João de El Rey e morador nesta, aonde vive / de seu negocio (...) 35 anos.

[Depoimento:] Apenas afirma os itens.

 

[3 º Testemunha:]

João Batista da Costa, homem branco, viúvo / natural desta Freguesia, aonde vive de sua agen-/cia (...) 60 anos.

[Depoimento:] Apenas afirma os itens.

 

[Juramento do Orador:]

(...) 25 anos (...) [o orador] é filho de Josefa Emerenciana de/ Andrade Irmã inteira de Jose Theodoro de An/drade pai da Oradora.

[O orador] é filho de Bento / Jose Nogueira, irmão de Antonio Theodoro No-/gueira pai de Anna Ignacia Nogueira, Mãe da / Oradora (...)

 

[Juramento da Oradora:]

Apenas afirma os itens.

 

[Conclusão]

(...) dispenso com os referidos Oradores do mencionado/ impedimento, para que possam valida e licitamente/ receber-se em Matrimonio; e nesta forma se lhes / de sua Sentença. Mariana 07/06/1848

  Francisco Roiz de Paula