PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Xavier de Souza”, neste site.

 

JOAQUIM JOSÉ DE SOUZA, padre

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1795

Caixa: 359

Inventariado: Reverendo Joaquim José de Souza

Inventariante: Alferes Manoel de Jesus Cerqueira

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Joaquim José de Souza, de quem foi inventariante e testamenteiro o Alferes Manoel de Jesus Cerqueira.

Data: 26-10-1795

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada que foram do falecido Reverendo Joaquim José de Souza.

 

Fls. 01v. – Declaração

Declarou o inventariante que o testador falecera em o dia primeiro do presente mês de Outubro com seu solene testamento (...).

 

Fls. 02 – Herdeiros:

01- Francisca Benedita de Paula, de idade de 22 anos.

02- Bernardo, cativo, de idade de 21 anos.

 

Fls. 05 – Bens de Raiz:

- uma morada de casas sitas na rua da Prata desta vila coberta de telha, com cozinha, senzalas, tudo coberto de telha com seu quintal que bota para a rua do Chafariz  600$000

- outra morada de casas sitas na rua de S; Francisco desta vila, subindo para o Morro do Bonfim, cobertas de telhas, forradas e assoalhadas, com seu quintal  170$000

- outra morada de casas anexas a mesma. Casa térreas cobertas de telha, com seu quintal  65?$000

- outra morada de casas sitas na Paragem chamada o Pau do Angá indo para o Barro Vermelho da parte direita indo desta vila, 85$000

- outra morada de casas sitas na mesma Paragem do Pau do Angá, que parte de um lado com a casa acima descrita  90$000

- uma chácara sita nos subúrbios desta vila na Paragem chamada o Rio Acima, que se compõem de casas de vivenda cercada de muros e valos e pasto fechado, algumas terras e águas minerais  280$000

 

Fls. 06 – Testamento

 

Em nome de Deus Trino e Uno em quem creio e em cuja fé espero salvar a minha alma.

Eu o Padre Joaquim Jose de Souza, clérigo do Hábito de São Pedro, estando em meu perfeito juízo e temendo a morte por ser a sua hora incerta, me disponho a fazer o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros universais em primeiro lugar ao Alferes Manoel de Jesus Serqueira oficial da Intendência, em segundo a meu irmão Anastácio José de Souza, em terceiro a meu sobrinho o Tenente Francisco José Alves, em quarto ao Capitão Thomás Carlos de Souza meu irmão (...).

(..............)

Declaro que sou filho legítimo de Francisco Xavier de Souza e sua mulher Joana Maria do Espírito Santo,. Ambos já falecidos.

Ordeno que o meu corpo seja envolto nas vestes sacerdotais (...0 sendo sepultado na Igreja da minha Venerável Ordem Terceira de São Francisco, na sepultura que me compete (...).

(..............)

Declaro que no estado de solteiro e antes de chegar ao sacerdócio tive uma filha natural, de mulher também solteira, de nome Francisca Benedita de Paula que se enjeitou em casa de Maria Josefa moradora nesta mesma Rua da Prata, onde ainda se conserva como engeitada a qual declaro e instituo minha herdeira na parte que diretamente lhe competir.

Assim como também declaro que no mesmo estado de solteiro tive outro filho de nome Bernardo, nascido de ThomasIa parda, escravos ambos de Joaquim Martins Alfena, hoje morador para as partes do Sapucaí e a respeito dele ordeno que se ajuste e pague a seu senhor o preço da sua liberdade e estando livre igualmente o instituo herdeiro com aquela Francisca Benedita com a declaração porém que o preço de sua liberdade há de competir depois na parte da sua herança que lhe há de tocar, para se salvar o prejuízo da outra herdeira (...) e se caso este herdeiro falecer antes em tal caso receberá toda herança aquela dita Francisca Benedita assim como se esta também falecer antes do meu falecimento virá toa herança a pertencer a Bernardo se for livre e se ambos forem falecidos ao tempo que me deviam herdar, em tal caso nessas duas partes de meus bens instituo a minha alma por herdeira para dispor em sufrágios à eleição de meu testamenteiro (...).

(..............)

Deixo a Jerônimo, rapaz branco, de idade pouco mais ou menos em que hoje se acha de quatorze anos, exposto em casa do Capitão Jerônimo da Silva Pereira hoje assistente em casa de Paulo Rodrigues Valença e sua mulher Madalena Joaquina, moradores no Bengo a quantia de duzentos mil réis que lhe serão entregues quando tiver idade competente (...).

Deixo as minhas sobrinhas Luciana Maria e Ana, filhas de minha irmã Dona Luciana, viúva do Sargento Mor Brás Alves Antunes, cinquenta mil réis a cada uma que serão entregues a sua mãe (...) e se for falecida serão entregues as ditas legatárias (...).

Deixo a minha irmã Ana Cláudia de São Bernardo, mulher de João da Costa Vale, cinqüenta mil réis na condição de não lhe poder ser tirados nem aprendidos por credor algum.

A meu sobrinho José, aleijado, deixo para seu vestuário vinte mil réis e declaro ser este filho da dita minha irmã Dona Luciana, os quais lhe serão entregues em sua mão.

(..............)

(...) este fiz escrever pelo Advogado Gomes da Silva Pereira (...).

Vila de São João del Rei, 23 de Setembro de 1795

Joaquim José de Souza

 

Abertura: ao primeiro dia do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e cinco (...) foi apresentado este testamento com que faleceu o Reverendo Joaquim José de Souza (...).

 

Fls. 17

Diz o Alferes Manoel de Jesus Serqueira como testamenteiro do Padre Joaquim José de Souza que no testamento com que este faleceu declarou este, que no estado de solteiro e antes de ser sacerdote tivera um filho por nome Bernardo, nascido de Thomasia parda, escravos do Alferes José Martins Alfena, ordenando que se ajustasse e pagasse a sua liberdade (...) o que fora fácil por ter o Testamenteiro dado dois escravos da testamentária em troca do mesmo (...) e este rapaz Bernardo está com vinte e um anos bem feito e de boa estatura e é oficial de carpinteiro (...).

 

Fls. 22

Dona Maria por graça de Deus Rainha de Portugal (...).

Faço saber (...) que Francisca Benedita de Paula, de pais incógnitos (...) tem vinte e dois anos incompletos, achando-se com capacidade e entendimento para governar seus bens (...).

 

Procuração

Data: 20-02-1796

Local: Vila de São João del Rei em casas de morada de Maria Josefa.

Que Faz: Francisca Benedita de Paula (filha do Testador)

Procuradores Nomeados: Doutores Francisco Lobo da Silva Rios, Diogo Moreira da Silva Rabelo, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, Tenente Manoel Caetano da Silva e Francisco Soares da Graça.

 

Monte Mor  2:384$017

 

Fls. 50

Diz o Capitão Pedro de Alcântara de Almeida e sua mulher Dona Messias Joaquina de Magalhães que compraram uma chácara a Bernardo José dos Santos, órfão que ficou do Padre Joaquim José de Souza (...).

 

Fls. 52

Diz Bernardo José de Souza, herdeiro instituído pelo falecido Reverendo Joaquim José de Souza (...).

 

Fls. 03

Aos nove de Junho de mil setecentos e setenta e cinco nesta Matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a = Bernardo, filho de Thomasia parda, escrava do Capitão João Peixoto do Amaral. Foram padrinhos o Reverendo Joaquim Pinto da Silveira e Dona Maria Leonarda da Silveira, solteira, por procuração que apresentou o Alferes Simão da Silva Pereira, todos desta freguesia.

Vigário Lourenço dos Santos Batista Jaques