PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lobo da Silva Rios”, neste site.

 

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA RIOS, alferes

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1857

Caixa: 345

Inventariado: Alferes Joaquim José da Silva Rios

Inventariante: Cassiano Joaquim da Silva Rios

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 138

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Joaquim José da Silva Rios de que é inventariante os herdeiros seus filhos Cassiano Joaquim da Silva Rios e Ignes Bárbara do Patrocínio da Silva sendo os mesmos Testamenteiros.

Data: 10-01-1857

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Dizem Cassiano Joaquim da Silva Rios e sua irmã Ignes Bárbara do Patrocínio da Silva, filhos naturais declarados em Testamento por seu pai Joaquim José da Silva Rios (...) que tendo este falecido com solene testamento no mesmo declarou aos suplicantes que moravam em sua companhia há muitos, por seus filhos (...).

 

fls. 03 - Declaração

Declararam os inventariantes que seu pai faleceu no dia vinte e cinco de Dezembro de mil oitocentos e cinquenta e cinco, deixando Testamento (...).

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Joaquim José da Silva Rios, filho legítimo do Doutor Francisco Lobo da Silva Rios e Dona Joaquina Rosa da Conceição, ambos já falecidos, natural e batizado nesta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del Rei, achando-me doente mas de pé e em meu perfeito juízo e entendimento, temendo-me da morte que é sempre certa mas incerta a hora, em que Deus Nosso Senhor tem de me chamar a sua presença, ordeno e faço o meu Testamento pela forma seguinte:

Declaro que sempre vivi no estado de solteiro em cujo estado por fragilidade humana tive quatro filhos, havidos de mulheres solteiras e desimpedidas, com as quais podia casar-me se quisesse, a saber: Cassiano Joaquim da Silva Rios, que foi exposto e entregue a mim e em minha companhia se acha; Ignes Bárbara do Patrocínio que também se acha em minha companhia; Ana Joaquina da Silva, irmã da dita Ignes, que se acha em companhia de sua mãe Francisca Maria de Paula; e Ana Martins da Silva Rios, viúva de Antonio Marcelino da Costa Baptista, aos quais todos reconheço por meus filhos naturais para herdarem os meus bens e sucederem em todos os direitos e ações que me competisse se vivo fosse e por isso passo a dispor da minha terça na forma seguinte:

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meus filhos Cassiano Joaquim da Silva Rios e Ignes Bárbara do Patrocínio, fazendo ambos um só corpo; em segundo lugar a meu primo Francisco Antonio da Silva Rios, e em terceiro lugar a meu primo José Justino da Silva Rios (...).

(.................)

Deixo de esmola a Mariana Martins cinquenta mil réis; a Salomé, filha de Francisca Maria de Paula, trinta mil réis; a Thereza Joaquina do Carmo trinta mil réis; e a minha neta Maria, filha de milha filha Ana Martins da Silva Rios vinte mil réis.

(.................)

Dos remanescentes da minha terça, depois de pagas as poucas dívidas que devo e cumpridas as minhas disposições instituo por herdeiros aos meus dois filhos Cassiano Joaquim da Silva Rios e Ignes Barbosa do Patrocínio.

(.................)

(...) escrito a meu rogo por Domingos da Silva Alves (...).

São João del Rei, 18 de Agosto de 1852

Joaquim José da Silva Rios

 

fls. 06 - Subscrito

Testamento do Alferes Joaquim José da Silva Rios, branco, solteiro, morador nesta cidade de São João del Rei (...).

 

fls. 06 - Abertura

Aos vinte e seis dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e cinquenta e cinco (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Alferes Joaquim José da Silva Rios (...).

 

fls. 17 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas térreas com pátio, quintal e água na Rua que sobe para o Bonfim (...) que por outro lado se divide com casas desta mesma Testamentária, do dito inventariado Joaquim José da Silva Rios  500$000

- uma morada de casas pequena com pátio, quintal, também na mesma Rua que sobe para o Bonfim anexa a morada de casas sobredita  300$000

 

fls. 36 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutor José Moreira da Rocha, Antonio Gonçalves Lima e Domingos da Silva Alves.

Data: 12-06-1857

Local: São João del Rei

Que Faz: Ana Joaquina da Silva (filha do inventariado)

 

Monte Mor  2:247$462

 

De uma Justificação movida pelos herdeiros (fls. 61v)

Que o Justificante Cassiano Joaquim da Silva Rios é filho natural do inventariado Joaquim José da Silva Rios com Dona Felicia Delfina (...).

As Justificantes Ignes Bárbara do Patrocínio e Ana Joaquina da Silva são filhas da mesma mãe Francisca de Paula.

A Justificante Ana Martins da Silva Rios é filha de Mariana Martins, todas as mães solteiras (...).

 

fls. 63 - Procuração

Procuradores Nomeados: Advogado Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva, Francisco Antonio dos Passos e Antonio Gonçalves Lima

Data: 06-05-1857

Local: São João del Rei

Que Fazem: Cassiano Joaquim da Silva Rios e suas irmãs: D. Ignes Bárbara do Patrocínio; D. Ana Martins da Silva Rios e D. Ana Joaquina da Silva.