PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Furquim da Luz”, neste site.

 

JOAQUIM IGNACIO PALMELLA, doutor

e

MARIA ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1841

Caixa: 553

Inventariados: Doutor Joaquim Ignacio Palmella e Maria Isabel de Oliveira e Silva

Inventariante: Maria Isabel de Oliveira e Silva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 148

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal do falecido Doutor Joaquim Ignacio Palmella de que é inventariante a viúva sua mulher Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva

Data: 04-09-1841

Local: São João del Rei

 

fls. 01 - Declaração

Declarou a inventariante que falecendo seu marido o Doutor Joaquim Ignacio Palmella em dias de outubro do ano passado de mil oitocentos e quarenta (...).

 

fls. 04 - Filhos:

01- João, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.

 

fls. 06v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas sita na Rua do Tejuco, com pátio, quintal, poço de água e portão para a praia  5:000$000

 

fls. 16 - Procuração

Procuradores Nomeados> João Rodrigues da Silva, Desidério Antonio de Jesus Silva, Francisco Antonio dos Passos, Francisco José das Chagas, Capitão José Moreira da Rocha, Domingos da Silva Alves.

Data: 10-02-1843

Local: São João del Rei

Que Faz: a viúva Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva.

 

fls. 16

Diz Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva, viúva do Doutor Joaquim Ignacio Palmella (...) que ela quer adir ao inventário a herança que lhe deixou sua tia Dona Mariana Bernarda de Oliveira (...).

 

Monte Mor  19:329$490

 

fls. 48 - Auto de Contas:

Data: 06-02-1849

Local: São João del Rei

Tutor: a viúva Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva

Do Órfão:

- a tutora sua mãe, como mãe extrema, muito se desvela no adiantamento da educação moral de seu único filho e pupilo João Ignacio Palmella e o tem criado nos deveres e práticas religiosas, e bem assim lhe tem dado os mestres necessários de primeiras letras e música.

 

fls. 53v. Auto de Contas

Data: 27-04-1852

Local: São João del Rei

Tutor: a viúva Dona Maria Isabel

Do Órfão:

- está tendo aula com Mestres de Latim, Francês e Música, para cujo fim está no Colégio de Luís Dalle Affalo com discípulo externo, e por Mestre de Música o cidadão Francisco José das Chagas.

 

fls. 60 - Auto de Contas

Data: 10-06-1856

Local: São João del Rei

Tutora: a viúva Dona Maria Isabel

do Órfão:

- o órfão João Ignacio Palmella se achava coma idade de vinte anos (...). Que depois de ter estado nos estudos desta cidade, de Latim e Francês e Música, foi para o Colégio de Congonhas do Campo onde persistiu (...).

 

fls. 68

O abaixo assinado, morador a Rua dos Pescadores nº 28 que compareceu às 9 ¼ horas da manhã do dia de hoje (...) para o funeral e enterro do finado Sargento João Ignacio Palmella, natural de Minas Gerais, com vinte e dois anos de idade, estado de solteiro e profissão militar, falecido de Tuberculose pulmonar pelas 2 ½ horas do dia de ontem, cujo cadáver se acha depositado no Hospital Militar na Inteligência,de que o corpo deve sair da mesma casa para o Cemitério de São Francisco pelas duas horas da tarde no dia de hoje (...).

Rio de Janeiro, 19 de Junho de 1860

 

 

MARIA ISABEL DE OLIVEIRA PALMELLA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1868

Caixa: 187

Inventariada: Maria Isabel de Oliveira Palmella

Inventariante: Alferes Gustavo Ernesto Pereira da Silva

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 170

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Maria Isabel de Oliveira Palmella de quem ficou inventariante o Alferes Gustavo Ernesto Pereira da Silva.

Data: 11-07-1868

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Diz Gustavo Ernesto Pereira da Silva que sendo falecido sua madrinha Dona Maria Isabel de Oliveira Palmella com Testamento solene (...)

 

fls. 03 - Testamento

Em nome de Deus. Amém.

Eu Maria Isabel de Oliveira Palmella achando-me enferma porém com todas as faculdades mentais, tais e quais Deus me deu, porém considerando na incerteza da hora da morte, quero e ordeno o meu Testamento da forma seguinte:

Sou filha legítima do Doutor Gomes da Silva Pereira e de sua mulher Dona Mariana Joaquina da Silva, já falecidos, tendo sido nascida e batizada nesta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar e por conseguinte sou católica (...).

Declaro que fui casada em face eclesia com o Doutor Joaquim Ignacio Palmella de cujo matrimônio só tive um filho de nome João Ignacio Palmella, já falecido, e por conseguinte não tenho herdeiros ascendentes e descendentes.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu afilhado Gustavo Ernesto Pereira da Silva, em segundo a Francisco Luciano da Costa, e em terceiro ao Capitão Francisco José Ferreira, nos quais muito confio (...).

(.......................)

(...) quero que o meu corpo seja envolto em Hábito da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo e sepultado no respectivo cemitério (...).

(.......................)

Declaro que entre os bens que possuo se compreendem os dividendos que me possam caber na massa falida de Martiniano Severo de Barros e da herança de meu finado tio o Tenente Coronel Simão da Silva Pereira, de cuja herança não recebi senão quatrocentos mil réis de meu falecido irmão Comendador Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva que ficou em posse de toda herança como deve constar dos Autos de Inventário.

(.......................)

Declaro que da herança de meus pais me coube em terras nas Lavras do Capão Seco, Distrito da Lagoa Dourada a quantia de cem mil réis, de cujas terras nunca dispus, advertindo que foi por herança de minha mãe e do inventário desta deve constar.

Se depois de pagas as minhas dívidas e disposições de alma houver remanescentes, instituo por herdeiro ao meu primeiro testamenteiro Gustavo Ernesto Pereira da Silva (...).

Meu Testamenteiro dará uma esmola a Messias, filha de Gabriela Alexandrina Pereira da Silva; e outra a meu afilhado Ireno Batista Lopes (...) tendo atenção a minha afilhada Amélia Augusta Machado com alguma quantia, tudo isto se houver remanescentes da herança, isto é, de meus bens.

(.......................)

(...) vai a meu rogo escrito por José Antonio Rodrigues (...).

São João del Rei, 23 de Abril de 1868

Maria Isabel de Oliveira Palmella

 

fls. 08 - Abertura

Aos nove dias do mês de Maio de mil oitocentos e sessenta e oito (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Maria Isabel de Oliveira Palmella (...).

 

fls. 17v - Bens de Raiz:

- uma morada de casas sitas na Rua de trás do Rosário desta cidade, assoalhada, forrada e envidraçada, com pátio, quintal e portão para a praia  2:000$000

- terras nas lavras do Capão Seco Distrito de Lagoa Dourada  100$000