PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família João Alves Campos, neste site.

 

JOAQUIM GONÇALVES LOPES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1812

Caixa: 483

Inventariado: Joaquim Gonçalves Lopes

Inventariante: Bernarda Theresa de Mendonça

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 180

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Joaquim Gonçalves Lopes de quem é viúva e inventariante sua mulher Dona Bernarda Theresa de Mendonça.

Data: 01-02-1812

Local: Fazenda do Engenho da Ponte Nova Aplicação de Nossa Senhora do Porto Freguesia das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Alferes José Gonçalves Lopes.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante haver falecido o dito seu marido aos cinco dias do mês de Janeiro do corrente ano de mil oitocentos e doze, sem Testamento.

 

fls. 02 - Filhos:

01- Francisca Leodora(?) de Jesus, casada com Joaquim Antonio Pereira.

02- José, solteiro, de idade de dezesseis anos.

03- Maria, solteira, de idade de quatorze anos (depois casada).

04- Manoel, de idade de treze anos.

05- Francisco, de idade de onze anos.

06- Antonio, de idade de nove anos.

07- João, de idade de sete anos.

08- Joaquim, de idade de cinco anos (depois casado)

 

fls. 05 - Bens de Raiz:

- a parte que o inventariado tem nesta Fazenda da Ponte Nova, que se compõem de terras de cultura e de criar, com casa de engenho com seu respectivo massame e aparelhos, casa de vivenda e paiol, moinho e monjolo, quintal, senzalas e mais pertences  477$666

- a parte que o inventariado tem na Fazenda denominada o Bom Retiro, composta de terras de cultura e criar  520$000

- na Fazenda do Ingaí, a sexta parte, mas tal Fazenda se acha litigiosa

 

fls. 06v. Procuração

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Souza Faria Toar, João Antonio Ferreira da Costa, Capitão Luís Antonio da Silva Rodarte, Capitão Faustino José de Castro, e Manoel José da Costa

Data: 03-02-1812

Local: São João del Rei

Que Faz: a viúva Bernarda Theresa de Mendonça

 

fls. 11 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino José de Castro, Capitão Luís Antonio da Silva Rodarte

Data: 11-10-1812

Local: em casas de morada de José Gonçalves Lopes.

Que Faz: Joaquim Antonio Pereira (herdeiro do inventariado)

 

Monte Mor  5:954$967

 

fls. 29 - Auto de Contas

Data: 15-03-1816

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Joaquim Antonio Pereira

Dos Órfãos:

- o órfão José se acha solteiro, 19 anos, sabe ler, escrever e contar e dotado de boa inclinação e costumes.

- a órfã Maria se acha casada com José Pereira da Costa.

- o órfão Manoel terá hoje quinze anos, solteiro, sabe ler, escrever e contar.

- o órfão Francisco terá quatorze anos, sabe ler, escrever e contar e vai se aplicando em contas.

- o órfão Antonio terá doze anos, também se vai aplicando em ler, escrever e contar

- o órfão João terá dez anos, também se aplicando em ler, escrever e contar

- o órfão Joaquim terá oito anos, também principiou a aprender a ler, escrever e contar.

 

fls. 33

Diz Joaquim Antonio Pereira, morador na Fazenda chamada a Fortaleza do Ingaí (...) (cunhado dos órfãos).

 

fls. 42

Diz Joaquim Antonio Per.ª, tutor dos órfãos (...) que ele tem contratado para casar a herdeira Maria Silvéria de Jesus com José Per.ª da Costa, filho legítimo do C. Thomas de Aquino Pr.ª, pessoa igual a dita órfã.

 

fls. 42

Diz Joaq.m Antonio Per.ª, tutor dos órfãos (...) que ele tem justo para se receber em matrimônio o herdeiro Fran.co Joaq., Gonçalves com D. Ana Felizarda do Sacramento, filha legítima de Dom.os Antonio Per.ª(...).

 

fls. 43

Diz Joaquim Antonio Per.ª, tutor dos órfãos (...) que ele tem justo para se casar o herdeiro Manoel José Gonçalves com Maria Custódia de Jesus, filha legítima de Custódio José Landim, pessoa em tudo igual ao dito órfão.

 

fls. 47

Freguesia de Cabo Verde

Aos vinte e dois dias do mês de Julho de mil oitocentos e dezenove anos na Capela da Sacra Família, filial desta Matriz de Cabo Verde, feitas as admoestações e sem impedimento, com Provisão do Reverendo Vigário da Vara Interino Francisco de Paula e Assis, em presença do Reverendo Capelão Antonio José Martins e das testemunhas o guarda Mor Miguel Francisco Landim e Joaquim José dos Santos, as onze horas do dia se receberam em matrimônio por palavras de presente Manoel José Gonçalves, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e de Bernarda Theresa de Mendonça, natural e batizado nas Lavras do Funil Bispado de Mariana = e Maria Custódia de Jesus, filha legítima de Custódio José Landim e de Antonia Maria de Jesus, natural e batizada na Capela de São João Batista filial da vila de São José Bispado de Mariana e fregueses da mesma Capela, e logo lhes conferiu as bênçãos nupciais.

 

fls.49

Freguesia de Lavras

Aos vinte e oito de Julho do ano de mil oitocentos e dezenove na Capela de Santo Antonio filial desta Matiz, o Padre Joaquim Máximo da Silva Rodarte de licença assistiu ao santo sacramento do matrimônio que com palavras de presente contraíram Francisco Joaquim Gonçalves, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e de Bernarda Theresa de Mendonça; = e Ana Felizarda do Sacramento, filha legítima de Domingos Antonio Pereira e Fabiana Rosa da Silva, em presença das testemunhas Antonio Ferreira Rocha e Domingos Antonio Pereira, velho. E receberam as bênçãos nupciais.

 

fls. 49

No ano de mil oitocentos e um com pouca diferença, na Capela do Saco então filial desta matriz, o Padre José a Silva Xavier de licença batizou e pôs os santos óleos a Francisco, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e Dona Bernarda Theresa de Mendonça. Foram padrinhos João Alves Campos e Antonia Maria de Jesus.

 

fls. 51

Diz José Gonçalves Lopes, filho legítimo do inventariado (...) que ele se acha casado com D. Gertrudes Maria de Jesus (...).

 

fls. 53 - Auto de Contas

Data: 09-01-1822

Local: São João del Rei

Tutor: Joaquim Antonio Pereira

Dos Órfãos:

- os herdeiros José, Maria, Manoel e Francisca se acham casados.

- o órfão Antonio terá de idade dezenove anos.

- o órfão João terá dezessete aos.

- o órfão Joaquim terá quinze anos com pouca diferença.

Acham-se todos solteiros, vivendo em companhia de sua mãe, tendo já aprendido a ler, escreve e contar, ocupando-se nos serviços próprios de suas idades, com boa educação e costumes.

 

fls. 60v.

Aos seis de Novembro de mil oitocentos e vinte e dois na Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso filial desta matriz de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João del Rei, o Reverendo José Machado de Faria, Capelão da mesma, pelas dez horas do dia assistiu e administrou o sacramento do matrimônio em virtude da Provisão do Muito Reverendo Vigário da Vara da Comarca e de licença do Reverendo Vigário Colado desta Freguesia que por palavras de presente celebraram Antonio Joaquim Gonçalves e Theresa Maria de Jesus na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano sendo testemunhas Narciso Antonio de Mesquita e José Dias de Oliveira.

 

fls. 63

Certifico que no dia primeiro de Março de mil oitocentos e vinte e quatro recebi em matrimônio com licença do Muito Reverendo Senhor Vigário Manoel da Piedade Valongo de Lacerda, a João Gonçalves Lopes e Dona Maria Antonia da Paixão; o noivo filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e a noiva filha legítima do Alferes Manoel Gonçalves Braga e Dona Francisca da Paixão, a mãe do noivo Dona Bernarda de Mendonça.

 

fls. 65 - Auto de Contas

Data: 28-02-1825

Local: São João del Rei

Tutor: Joaquim Antonio Pereira

Dos Órfãos:

- os herdeiros Antonio e João se acham casados;

- o órfão Joaquim esta sob administração do tutor e tem hoje a idade de dezoito anos pouco mais ou menos, solteiro e vive em companhia da viúva sua mãe, aprendeu a ler, escrever e contar, é obediente a sua mãe e tem bons costumes.

 

fls. 77

Diz Joaquim Gonçalves Lopes, filho do inventariado (...) que se casou com Maria Bárbara do Espírito Santo, filha legítima de Antonio Luís de Souza e de sua mulher Lauriana Maria de Jesus, homem branco assim como o suplicante o é.

 

fls. 80

Certifico que os contraentes supra Joaquim Gonçalves Lopes e D. Bárbara do Espírito Santo (freguesa desta Freguesia de Douradinho), foram habilitados neste Juízo Eclesiástico da Freguesia do Douradinho, no dia treze de Julho se receberam em matrimônio na forma da Igreja em minha presença e das testemunhas João Alves Campos e João José dos Santos.

Douradinho, 5 de Setembro de 1825

Vigário Luís Gomes S.ª

 

fls. 83 - Procuração

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Emerenciano José de Souza Vieira, Antonio José de Oliveira Barreto, Luís da Cunha Barros.

Data: 02-03-1826

Local: São João del Rei

Que Faz: Joaquim Gonçalves Lopes (filho do inventariado).