PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” Cap. 9º § 2º e “Antonio Gonçalves Villela”, neste site

 

 

JOAQUIM ANTONIO DOS PASSOS VILLELA, guarda mor

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 285

Ano: 1853

Nº de Páginas: 238

Inventariado: Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela

Inventariante: Ana Silvéria de Andrade

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Notificação para Inventário e Requerimento de Francisco Alves França herdeiro, por cabeça de sua mulher, de Joaquim Antonio dos Passos Villela de quem é viúva Dona Ana Silvéria de Andrade.

Data: 10-05-1853

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Diz Francisco Alves França por cabeça de sua mulher Dona Maria Umbelina de Andrade, filha e herdeira do Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela, que falecendo este a perto de três anos, deixando vários filhos todos maiores, não tem tratado a viúva meeira, Dona Ana Silvéria de Andrade, da fatura do respectivo Inventário (...) achando-se a mesma viúva e seus filhos desfrutando não só os escravos e mais bens do casal com a fazenda de cultura, destruindo os matos com cortes de madeira de Lei que vem dispor nesta cidade, como já tem disposto de vários bens (...);

 

fls. 04 - Procuração

Procuradores Nomeados: Sargento Mor Theodozio da Costa Pereira, Advogado Florêncio Antonio da Fonseca e Joaquim Antonio de Gouvêa.

Data: 07-05-1853

Local: São João del Rei

Que Faz: Francisco Alves França (genro do inventariado)

 

fls. 06

Diz Dona Ana Silvéria de Andrade, viúva do Guarda mor Joaquim Antonio dos Passos Villela, que ela foi notificada por Francisco Alves França para proceder a inventário dos bens do seu casal (...) como o dito França não vive com sua mulher há dez anos, deixando-a ao desamparo, sem lhe prestar alimentos, havendo dissipado e destruído a maior parte dos bens do casal, só pretende conseguir o resto para lhe dar o mesmo destino; por isso a suplicante e seus filhos (...) vem contestar a falsidade das arguições (...) mostrando que ele abandonou a sua mulher para vier desonestamente com outras de má vida, em adultério costumado, dá lugar ao divórcio que a mesma sua filha vai tentar e desde já a mesma sua filha Maria Flausina de Andrade (...0.

 

fls. 07 - Procuração

Procuradores Nomeados: Advogados Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva; João Crisóstomo Pinto da Fonseca, Antonio Fernandes Moreira; aos Solicitadores Francisco Antonio dos Passos, Antonio Gonçalves Lima.

Data: 13-05-1853

Local: Distrito e Curato do Rio das Mortes em casas de morada e Fazenda do Ribeirão da Prata.

Que Fazem: Dona Ana Silvéria de Andrade e seus filhos: Severino Nogueira Villela; Dona Constancia Felisbina de Andrade; Dona Maria Felisbina de Andrade, casada com Francisco Alves França (viúva, filhos e herdeiros do Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos villela, moradores neste Distrito e Curato).

 

fls. 08 - Procuração

Procuradores Nomeados: Advogados Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva; Doutor João Crisóstomo Pinto da Fonseca, Antonio Fernandes Moreira; Solicitadores Francisco Antonio dos Passos, Antonio Gonçalves Lima, todos moradores em São João del Rei.

Data: 12-05-1853

Local: Distrito de Santa Rita do Rio Abaixo, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Fazem: José Ribeiro da Silva e sua mulher Dona Mecias Flausina de Andrade.

 

fls. 10v. - do Embargo

(...) o Embargado Francisco Alves França tendo se casado há doze anos mais ou menos com a filha da Embargante Dona Ana Silvéria de Andrade (viúva) de nome Maria Felisbina de Andrade, tendo vivido com esta apenas dois anos e poucos meses, em cujo tempo teve dois filhos de nomes: Ana, que terá de idade onze anos; e João, com dez anos pouco mais ou menos, sem motivo e causa justificada mais do que uma vida licenciosa, libertina e desregrada, abandonou e deixou ao desamparo bem como a seus filhos, sem lhe prestar alimentos, vestuários e educação (...) no pouco tempo que viveu com sua mulher, vendeu todos os bens da mesma para gastar ilicitamente em jogos, pucias e outros vícios com mulheres prostitutas e de má vida (...) depois que desamparou sua filha esta tem encontrado abrigo em companhia de seu pai o falecido Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e de sua mãe Dona Ana Silvéria de Andrade com quem sempre tem vivido na maior honestidade e bons costumes.

 

fls. 16

Diz Francisco Alves França que fazendo citar a sua sogra Dona Ana Silvéria de Andrade para proceder inventário de seu falecido sogro o Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela (...) em vez de cumprir (...) se opôs com um embargos nos quais envolveu algum de seus filhos, mas tambem a mesma e a própria mulher do Suplicante, deduzindo falsamente fatos injuriosos e alheios inteiramente a questão do Inventário (...)

 

fls. 38

Diz Dona Ana Silvéria de Andrade (...) que sendo os herdeiros todos de maior e estando alguns residindo em Termos diversos e desvairados, pois que um é morador em Pinhany, outro na Franca, e outro na Sapocaia (...).

 

fls. 62

Diz Pedro Villela Nogueira, um dos herdeiros e, Inventariante nomeado dos bens do casal de seu finado pai o Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela (...) dos herdeiros ausentes se acham presentes dois: Antonio Villela Nogueira e José Nogueira Villela e Procuração a outro Francisco Villela Nogueira para o co-herdeiro Severino Nogueira Villela (...).

 

fls. 66 - Filhos do Inventariado

01- o Inventariante Pedro Villela Nogueira, de idade de vinte e oito anos.

02- José Villela Nogueira, casado com Dona Luzia Rosa da Silveira.

03- Severino Villela Nogueira, de idade de quarenta e dois anos.

04- Antonio Villela Nogueira, de idade de trinta e oito anos.

05- Dona Constancia Maria de Jesus, de idade de quarenta e quatro anos.

06- Dona Maria Umbelina de Andrade, casada com Francisco Alves França.

07- Dona Mécia Flausina de Andrade, casada com José Ribeiro da Silva

08- Francisco Villela Nogueira, de idade de vinte e quatro anos.

 

fls. 70v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas de vivenda coberta de telha, paiol, moinho, curral, tudo deteriorado e em mau estado  400$000

- uma parte na morada de casas onde tem uma venda, na estrada, com seu pequeno fundo  120$000

- seis alqueires de capoeirão grosso  360$000

- vinte e nove alqueires de capoeira  1:160$000

- vinte e seis alqueires de campos valados  520$000

- vinte e dois alqueires de campos de criar aberto  352$000

- uma quarta de terras na Tapera  40$000

 

fls. 71 - Declaração

Declarou mais o inventariante que o inventariado seu pai, o Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela, falecera no dia vinte e cinco de Julho do ano de mil oitocentos e cinquenta.

 

fls. 74v. - Adição de Bens:

- seis alqueires e meio de campo no Retiro do Córrego Fundo, ficando de fora os campos do valo  104$000

 

fls. 82

Certifico que em o Livro que atualmente serve para assentos de óbitos desta Freguesia a folha 285v. consta o seguinte:

Aos dezessete de Junho de mil oitocentos e cinquenta e cinco, nesta cidade de São João del Rei, faleceu da vida presente Antonio Nogueira Villela, com trinta e cinco anos de idade, de pulmonia. Foi encomendado solenemente e sepultado no Cemitério de São Francisco. E para constar mandei fazer este assento.

Vigário Bernardino de Souza Caldas.

 

fls. 83

Certifico que em o Livro que atualmente serve para assentos de óbitos desta Freguesia a folha 294. consta o seguinte:

Aos vinte e sete de Setembro de mil oitocentos e cinquenta e cinco, nesta Freguesia, faleceu da vida presente Constança Flausina de Jesus, branca, solteira, de idade de quarenta e quatro anos, e de reumatismo. Foi encomendada solenemente e sepultada no Cemitério de São Francisco. E para constar mandei fazer este assento.

Vigário Bernardino de Souza Caldas.

 

fls. 84

Certifico que foi a Fazenda denominada o Samambaia onde vive e mora o herdeiro Francisco Alves França e não o achando por ter feito uma viagem (...).

 

Monte Mor  13:514$420

 

fls. 100

Dizem Dona Ana Silvéria de Andrade, Pedro Nogueira Villela, Francisco Nogueira Villela e sua mulher Dona Eulália Malvina Nogueira, José Ribeiro da Silva e sua mulher Dona Mecias Umbelina de Andrade, viúva e herdeiros do Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela (...) que procedendo Inventário e Partilha nela se compreendeu a Fazenda chamada do Ribeirão da Prata no Rio das Mortes Pequeno (...).

 

fls. 106 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutor João Crisóstomo Pinto da Fonseca; Marciano Eugenio de Souza Ferraz; João José Lopes.

Data: 23-03-1859

Local: Distrito de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno Termo da cidade de São João del Rei.

Que Fazem: em casa de morada de Dona Ana Silvéria de Andrade, viúva do inventariado, na Fazenda do Ribeirão do Prata - compareceu presente a mesma viúva com seus filhos Pedro Villela Nogueira, Francisco Villela Nogueira e sua mulher Dona Eulália Malvina Nogueira, José Ribeiro da Silva e sua mulher Dona Mecias Flausina de Andrade, Francisco Alves França e sua mulher Dona Maria Umbelina de Andrade.