PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO TEIXEIRA DE CARVALHO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa 584

Ano: 1812

Inventariado: João Teixeira de Carvalho

Inventariante: José Rodrigues de Faria

Local: São João del Rei.

Transcrito por : Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01-

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Teixeira de Carvalho de quem é Inventariante José Rodrigues de Faria

Data: 15 de Outubro de 1812

Local: Vila de São João del Rei.

 

fls. 03v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas onde morava a preta Micaela, com seu quintal (...) 30$000

- outra morada de casas onde morava o falecido, também com seu quintal (...) 20$000

 

fls. 06 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu, João Teixeira de Carvalho, estando gravemente enfermo e em meu perfeito juízo, desejando por a minha alma no caminho da salvação faço o meu Testamento pela maneira seguinte:

(..........)

Ordeno que o meu corpo seja amortalhado em um Hábito preto, sepultado na Capela onde for o meu falecimento e acompanhado pelo Reverendo Capelão (...)

Declaro que sou natural da Freguesia da Vila de São José, filho natural de Francisco Teixeira de Carvalho e de Maria de Souza Costa, já falecidos, e sou solteiro e não tenho filho algum.

Declaro que sou senhor e possuidor de uma morada de casas no Arraial do Senhor Bom Jesus dos Perdões, com cozinha, tudo coberto de telha e quintal cercado de madeira com bananeiras e mais plantas, estas minhas casas logo que eu falecer, com a metade do quintal, declaro se entregue por meu Testamenteiro aos meus dois irmãos Antonio Cunha Souza e Ana Joaquina Teixeira, que nisto os constituo meus herdeiros.

Declaro que, no mesmo Arraial, sou possuidor de uma outra morada de casas, coberta de telha, ainda nova e vizinhas as outras, estas por meu falecimento sejam entregues por meu Testamenteiro a uma preta forra, escrava que foi minha e a esta mesma se entregue uma enxada, uma foice, um barril, duas gamelas, etc.

(..........)

Declaro que todo o resto tanto do meu dinheiro como dos mais bens que sobrarem dos meus legados deixo por meus herdeiros a meus sobrinhos: Antonio, Teresa, Ana, João, Maria, Isabel, Rosa, dos dois filhos de meu irmão Antonio Cunha Souza com minha cunhada Isabel Nunes.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a José Rodrigues de Faria, em segundo lugar a Manoel Caetano Pereira e na falta destes a Manoel Rodrigues Silva, a cada um rogo (...).

(..........))

(...) pedi ao Reverendo Alexandre Antonio da Motta por mim escrevesse (...).

Bom Jesus dos Perdões, 15 de Dezembro de 1811

João Teixeira de Carvalho.

 

fls. 07 - Aprovação:

Data: 15 de Dezembro de 1811

Local: Arraial do Senhor Bom Jesus dos Perdões, Freguesia das Lavras do Funil, Termo da Vila de São José, em casas de morada de João Teixeira de Carvalho.

 

fls. 07v. - Abertura

Aos vinte e sete dias do mês de Agosto de mil oitocentos e doze faleceu da vida presente João Teixeira de Carvalho (...).