PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO RODRIGUES DOS SANTOS

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 403

Ano: 1758

Inventariado: João Rodrigues dos Santos

Inventariante: João Rodrigues dos Santos

Local: São João del Rei.

Transcrito por : Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 - Abertura

Data: 01 de Fevereiro de 1758

Local: Sítio da Pedra Distrito de Montevideo, termo da vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas que foram de morada do falecido João Rodrigues dos santos (...).

 

Declaração:

... falecera em casa de seu filho João Rodrigues dos Santos vizinho a este sítio com seu solene Testamento no qual declara ser natural da Ilha Terceira da Freguesia de São Matheus, filho legitimo de Nicolau Dias e de Catherina Pires e que fora casado na dita Freguesia de São Matheus da sobredita Ilha com Bárbara da Conceição já falecida, da qual tivera seis filhos mas que destes tinha um vivo chamado João Rodrigues dos Santos (...).

 

fls. 02 - Bens de Raiz

Declarou ele dito Inventariante haver este sitio chamado a Pedra com uma cozinha de pau a pique coberta de capim e paiol coberto do mesmo com duas capoeiras, bananal e algumas árvores de espinho que parte com Antonio Dias dos Santos e Manoel Martins Ferreira e com Jose Duarte (...) e com mais terras dele Inventariante. 190$000.

 

fl.s 05 - TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo.

Data: 13 de Setembro de 1750

... eu João Rodrigues dos Santos estando em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu e sem moléstia alguma mas temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação por não saber o que de mim fará e quando será servido me levar para si faço este Testamento na forma seguinte.

(..........)

Rogo a meu filho João Rodrigues dos Santos e a meu sobrinho Antonio Dias dos Santos e a meu irmão José da Costa dos Santos (...) queiram ser meus testamenteiros (...).

Meu corpo será sepultado na Capela de Nossa Senhora d’Ajuda (...) em hábito de São Francisco (...)

(..........)

Declaro que sou natural da Ilha Terceira da Freguesia de São Matheus, filho legítimo de Nicolau Dias e de Catherina Pires.

Declaro que sou casado na dita Freguesia de São Matheus da sobredita Ilha com Bárbara da Conceição a qual já é falecida com quem tive seis filhos mas sendo somente um vivo chamado João Rodrigues dos Santos nesta mesma Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Campo fiel, casado.

Declaro que tenho e possuo os bens seguintes, um sítio em que moro na Paragem chamada a Pedra .....

(..........)

... meu filho João Rodrigues dos Santos o qual nomeio por meu legítimo e universal herdeiro de tudo o que sobrar de minha terça (...)

(..........)

Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, em casas de morada de Manoel de Araújo aos 13 de setembro de 1750.

 

fls. 13v. Auto de Partilha

Monte Mor: 557$000

Líquido: 300$170

para o herdeiros: 200$056 2/3