PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “os Faria de Bom Sucesso” Cap. 2º, neste site.

 

JOÃO RODRIGUES DE FARIA

e

ISABEL DO ROSÁRIO

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1805

Caixa: 564

Nº de Páginas: 84

Inventariado: João Rodrigues de Faria

Inventariante: Isabel do Rosário

local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Rodrigues de Faria de quem é inventariante sua mulher Dona Isabel do Rosário.

Data: 25 de Abril de 1805.

Local: Paragem chamada as Laranjeiras, da Aplicação de São Thiago, do Termo da Vila de São José, em as casas de morada da inventariante Dona Isabel do Rosário.

 

fls. 02 - Declaração:

Que o falecido seu marido fora natural da Ilha do Pico, Freguesia de São Matheus, Bispado de Angra. filho legítimo de Antonio Rodrigues da Costa e de sua mulher Ana (?) Rodrigues de Faria, e que fora casado unicamente com ela inventariante (...) e que falecera nesta mesma Fazenda aos sete dias do mês de Março do presente ano de mil oitocentos e cinco com o seu solene Testamento (...).

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, três Pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em que creio.

Eu João Rodrigues de Faria estando gravissimamente doente de cama, porem em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor foi servido dar-me, temendo-me da morte e desejando por a minha alma no verdadeiro caminho da salvação e por não saber o que o mesmo Senhor de mim quererá fazer e de quando será servido levar-me para si, faço este meu testamento na forma seguinte:

(..............)

Rogo em primeiro lugar a meu filho o Capitão Pedro Rodrigues de Faria, em segundo lugar ao Reverendo João Bernardes da Silveira e em terceiro lugar a meu sobrinho João Antonio de Faria, que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram aceitar serem meus Testamenteiros (...).

Meu corpo será envolto e amortalhado em Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo de quem sou Irmão professo na Vila de São João del Rei e será sepultado na igreja, matriz ou capela, que se achar mais perto donde for meu falecimento (...).

(................)

Declaro que sou natural da Freguesia de São Matheus, Ilha do Pico, Bispado de Angra, filho legítimo de Antonio Rodrigues da Costa e de sua mulher Aguida Rodrigues de Faria, já defunta.

Declaro que sou casado nesta terra com Isabel do Rosário de cujo matrimônio tenho os filhos seguintes: o Furriel João Rodrigues de Faria, casado com Dona Theresa Thomásia, sua segunda mulher - o Capitão Pedro Rodrigues de Faria, casado com Dona Ana Maria de Jesus - a falecida Dona Ana Rodrigues de Jesus, casada que foi com o Capitão João Gonçalves de Melo de quem ficaram filhos e todos estes serão meus herdeiros da parte que por direito lhe tocar.

Declaro que os bens que possuímos é esta fazenda que moramos chamada da Laranjeiras, com casas de vivenda, paiol, moinho, engenho de pilões, capelas, senzalas, tudo coberto de telha, terreiro cercado de muro de pedra, quintais com hortas e várias plantas e árvores, terras de cultura de matos e capoeiras, campos de criar criação de gado vacum, porcos, ovelhas, tropas de bestas, escravos os que se acharem por meu falecimento, assim machos como fêmeas, tanto grandes como pequenos, carros e bois do mesmos os que se acharem, e todos os bens móveis de casa e tudo o mais que constar nos pertences licitamente e estes bens depois de se pagar alguma coisa que se possa dever se repartirá o seu valor em duas meações iguais, uma destas pertence a parte de minha mulher e a outra metade me pertence a mim e desta o que me toca é somente a terça por ser o mais de meus herdeiros de cuja terça disponho na forma seguinte:

(................)

Deixo por esmola a minha cunhada Dona Catharina, trinta oitavas de ouro.

(................)

Deixo por esmola a Rita e Joaquina, ambas filhas da viúva Ignacia, que ao presente assiste nesta fazenda, a cada uma quarenta mil réis.

(................)

Deixo mais, por esmola, a minha neta e afilhada Maria, filha de meu filho Pedro Rodrigues, duzentos mil réis de minha terça.

Deixo por esmola a meu neto João, filho de meu filho João Rodrigues, cem mil réis.

Deixo por esmola a meu neto José, filho de meu filho João Rodrigues, cinquenta mil réis.

(................)

Declaro que depois de cumprido tudo o que acima tenho determinado, todos os sobejos da minha terça se repartirão igualmente por meus três herdeiros João Rodrigues moço, Pedro Rodrigues de Faria e os herdeiros da falecida minha filha Ana Rodrigues de Jesus.

(................)

Declaro que em minha casa tenho um neto por nome Ignacio, filho de meu filho João Rodrigues e a este neto já lhe dei um crioulo chamado Damaso pelo tempo que serviu esta casa em até o fim do ano de mil oitocentos e dois e desse tempo por diante ganha por ano vinte oitavas de ouro e vestuário e tudo o que lhe é preciso e a este se lhe pagarão as suas porções que tiver vencido.

(................)

Tambem meu testamenteiro cobrará tudo o que se me dever por créditos ou róis ou outras quaisquer clarezas e o que se achar por créditos que deva o Capitão João Gonçalves de Mello e João Rodrigues moço e Pedro Rodrigues de Faria e estes entrarão para o Monte como dividas que devem a casa para delas se tirar o que tocar a minha terça e o que pertencer a meação de minha mulher.

(................)

(...) pedi ao Tabelião das aprovações dos testamentos João Pereira de Sampaio que este por mim escrevesse (...)

Fazenda das Laranjeiras, 11 de Dezembro de 1804

João Rodrigues de Faria.

 

fls. 07 - Abertura:

Aos seis dias do mês de Março de mil oitocentos e cinco anos (...) foi apresentado este testamento com que faleceu o Testador João Rodrigues de Faria (...).

 

fls. 08 - Filhos:

01- João Rodrigues de Faria, casado segunda vez.

netos, filhos de João Rodrigues:

01- Ana, casada

02- Margarida, casada

02- Capitão Pedro Rodrigues de Faria, casado.

netos, filhos de Pedro Rodrigues:

01- Pedro

02- Maria

03- Dona Ana Rodrigues, falecida, casada que foi com o Capitão João Gonçalves de Mello.

netos, filhos de Dona Ana Rodrigues:

01- o Tenente J. Lourenço de Mello, de idade de dezessete anos.

02- Vicente Venâncio de Mello, de idade de treze anos.

03- Dona Maria Cândida de Santa Ana, de idade de nove anos.

04- Dona Vicência, de idade de oito anos

05- Antonio, de idade de sete anos

06- Dona Clara, de idade de seis anos

07- Manoel. de idade de cinco anos.

 

fls. 16 - Bens de Raiz

- uma fazenda chamada as Laranjeiras, da Aplicação de São Thiago, do Termo da Vila de São José, que se compõem de casas de vivenda, paiol, moinho, engenho de pilões, capela, senzalas tudo coberto de telhas, terreiro cercado de muros de pedra, quintais com hortas e várias plantas e arvores, terras de cultura de matos e capoeiras e campos de criar e juntamente um paiol e moinho, tudo coberto de telha na paragem chamada o Ribeirão, que de uma banda se divide com o Capitão Domingos Ferreira de Oliveira e da outra parte se divide com terras de José Vaz dos Reis:  8:220$000

- uma morada de casas, cobertas de telhas, sitas no Arraial de São Thiago 30$000

 

Dividas Ativas:

- o herdeiro João Rodrigues de Faria:  911$902

- o herdeiro Capitão João Gonçalves de Mello  482$200

- o herdeiro Capitão Pedro Rodrigues de Faria  226$224

- Dona Josefa Rosa de Jesus, viúva do Capitão Miguel Leal Coelho 100$000

- José Paim Pamplona  9$600

- Alferes Sebastião Manoel de Sá Chaves  30$000

- o mesmo alferes 150$000

- Francisco Ferreira Lemes, de resto  20$925

- Francisco Gonçalves da Silva e seu abonador o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro  200$000

- Francisco Machado Lourenço  65$931

- Francisco José de Faria, morador no Serro  51$773

 

fls. 18 - Procuração

Data: 26 de Abril de 1805

Local: Paragem chamada as Laranjeiras, em casas de morada que foram do falecido João Rodrigues de Faria

Que Faz: o Capitão Pedro Rodrigues de Faria (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Doutor Domingos José de Souza, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar. Capitão Faustino José de Castro.

 

fls. 26 - Procuração

Data: 26 de Abril de 1805

Local: Fazenda chamada as Laranjeiras, em casas de morada que foram do falecido João Rodrigues de Faria

Que Faz: João Rodrigues de Faria (filho do falecido)

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, Capitão Faustino José de Castro, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar. Antonio da Fonseca Pestana.

 

fls. 27 - Procuração

Procuradores Nomeados: Manoel Jorge Ribeiro, Antonio Marques Pinto

Local: Vila de São José

Data: 14 de Maio de 1805

Que Faz: João Gonçalves Mello, genro do inventariado

 

Monte Mor =  21:651$079

 

ISABEL DO ROSÁRIO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1817

Caixa: 560

Nº de Páginas: 90

Inventariada: Isabel do Rosário

Inventariante: Capitão Pedro Rodrigues de Faria

local: Vila de São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Isabel do Rosário, de quem é inventariante seu filho o Capitão Pedro Rodrigues de Faria

Data: 15 de Setembro de 1817

Local: Fazenda das Laranjeiras, da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da falecida Dona Isabel do Rosário.

 

fls. 01v. Declaração:

Que sua falecida mãe era natural da Ilha do Pico, filha legítima de Lourenço Vieira e de Isabel Cardosa, ambos já falecidos, e que falecera no dia dezesseis de Agosto do presente ano de mil oitocentos e dezessete, com solene Testamento, o qual não apresenta por não estar ali e ter ido para a vila e que somente fora casada com o falecido seu pai (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- João Rodrigues de Faria, casado segunda vez.

02- Capitão Pedro Rodrigues de Faria

03- Dona Ana Rodrigues, falecida, casada que foi com o Capitão João Gonçalves de Mello.

 

Netos, filhos da falecida Ana Rodrigues:

01- o Tenente João Lourenço de Mello, casado

02- Vicente Venâncio de Mello, casado, morador na Capetinga.

03- Dona Maria Cândida de Santa Ana, casada com o Tenente Hipólito José de Faria.

04- Dona Vicência, casada com o Alferes José Ignacio de Faria.

05- Antonio Gonçalves de Mello, já falecido, casado, de cujo matrimônio ficou uma filha.

- bisneta, filha do neto Antonio Gonçalves de Mello:

            01- Rita, de idade de quatro anos.

Mais netos:

- Dona Clara, solteira, de idade de dezoito anos, desassisada - demente

- Manoel, solteiro, de idade de dezessete anos.

 

fls. 06v. - Bens de Raiz;

- no valor de uma fazenda denominada as Laranjeiras, da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, com casas de vivenda, paiol, moinho, engenho de pilões, capelas, senzalas tudo coberto de telha, muros de pedra, quintais e arvoredos, terras de cultura, matos e capoeiras e campos e os mais pertences, um paiol e moinho cobertos de telha no Ribeirão, que se divide com o Capitão Carlos Joaquim de Souza e Silveira e de outra com terras de José Vaz dos Reis:  4:932$659

 

fls. 11 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em que creio.

Eu, Dona Isabel do Rosário, estando gravissimamente doente mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor foi servido dar-me, temendo-me da morte e desejando encaminhar minha alma para o verdadeiro caminho da salvação e por não saber o que o mesmo Senhor de mim quererá fazer e de quando será servido levar-me para si, faço este meu Testamento na forma e maneira seguinte:

(........)

fls. 11v. Rogo em primeiro lugar a meu filho o Capitão Pedro Rodrigues de Faria, em segundo lugar a meu neto o Capitão Pedro Duarte de Faria, em terceiro lugar a meu neto José dos Santos de Faria, a cada um de persi in solidum que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram aceitar serem meus testamenteiros (...).

Meu corpo será envolto e amortalhado em hábito do glorioso São Francisco das Chagas de quem sou Irmã Professa, na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Ilha do Pico e, na Vila de São João del Rei, apresentei a mesma patente na Ordem do mesmo santo e por cima do mesmo hábito me botaram a capa do hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo da qual tambem sou irmã professa na mesma vila de São João, e será meu corpo depositado em um caixão forrado (...) e será sepultado na igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo da mesma vila (...) e se não couber no possível será sepultado na igreja ou capela mais vizinha (...).

(........)

fls. 12 Declaro que sou natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Ilha do Pico, Bispado de Angra, filha legítima de Lourenço Vieira e de sua mulher Isabel Cardosa, já defuntos.

Declaro que fui casada nesta terra com o falecido João Rodrigues de Faria e deste matrimônio tenho os filhos seguintes: o Furriel João Rodrigues de Faria = a falecida Ana Rodrigues de Jesus, casada que foi com o Capitão João Gonçalves de Mello, da qual ficaram filhos que fazem a pessoa de sua mãe e todos os três acima (fls. 12v) ditos são meus herdeiros da parte que direitamente lhes pertencer por meu falecimento.

Declaro que os bens que possuo é a meação que me foi julgada no inventário que se fez por falecimento de meu marido João Rodrigues de Faria, desta fazenda denominada da Laranjeiras, onde ao presente estou morando (...)

(........)

fls 13 Deixo se mandem dizer oito missas pela alma de minha filha Ana Rodrigues de Jesus, da mesma esmola.

Deixo se mandem dizer oito missas pela alma de minha nora Maria Izabel da Rocha, da mesma esmola costumada (...)

Da minha terça se tirarão quatrocentos mil réis para serem repartidos igualmente por meus três herdeiros em pagamento de outra tanta quantia que já dei por esmola a minhas duas netas Ana e Margarida filhas de meu filho João Rodrigues de Faria e se deu a cada uma duzentos mil réis da minha parte e por isso aqui deixo que se paguem da minha terça para meu desencargo e para evitar duvidas que se possam arguir.

(........)

Declaro que passei uma Escritura de Doação (fls. 13v) a meu neto José dos Santos de Faria para efeito de se ordenar, em uma capoeira de açude donde são o rego de água pra esta fazenda, compreendendo mais a Capoeira da Cachoeira e outras mais pequenas, confrontantes com o valo que divisa o Capitão José Gonçalves de Mello, cujas confrontações melhor constam da mesma escritura, isto para nas ditas terras fazer o seu Patrimônio, que foram avaliadas em oitocentos e vinte mil réis cuja quantia será levada em conta na minha terça e dela se tirarão porque as doei muito de minha livre vontade e ao dito meu neto pertencem sem dúvida alguma.

(........)

Deixo por esmola a minha afilhada Mariana, filha de Luis da Rocha, doze mil réis.

(........)

Deixo por esmola a Maria e Lourenço, filhos de Manoel Jorge, a cada uma dez mil réis.

Deixo a minha neta Clara, filha do Capitão João Gonçalves de Mello, uma crioula chamada Vicência, que foi avaliada no inventário de meu marido em oitenta mil réis e a dita neta morrer se repartirá o valor da dita crioula por meus herdeiros.

(........)

Deixo a minha cunhada Dona Catharina doze oitavas de ouro, se estiver em minha casa, do contrário servirão para as minhas disposições (...).

(.........)

fls. 14 Depois de satisfazer tudo o que acima tenho dito repartirá o que sobejar da minha terça em dois quinhões iguais, e o primeiro se mandará dizer em missas metade por minha alma e a outra metade pelas almas do purgatório, da esmola costumada, e a vontade de meu testador. O outro quinhão se distribuirá metade em esmolas pelos pobres necessitados e a outra metade se dará em esmolas pelos templos que mais precisarem, tudo a eleição de meu testamenteiro.

(........)

(...) pedi ao Tabelião das Aprovações dos Testamentos deste Distrito João Pereira de Sampaio que este por mim escrevesse (...) por eu não saber escrever.

Fazenda das Laranjeiras, 23 de setembro de 1812

Dona Isabel do Rosário

 

fls. 15 Abertura:

Falecendo da vida presente Dona Isabel do Rosário aos dezesseis dias do mês de Agosto de mil oitocentos e dezessete me foi apresentado este seu solene testamento (...)

 

Adição:

Dividas Ativas:

- o herdeiro Capitão Pedro Rodrigues de Faria:  280$000

 

fls. 32

Diz o Capitão Pedro Rodrigues de Faria, inventariante dos bens de sua falecida mãe Dona Isabel do Rosário, que a mesma, em sua vida, fez o Patrimônio a seu neto o Padre José dos Santos de Faria no valor de sua Fazenda

 

Monte Mor  9:842$224