PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Frutuoso Dias de Oliveira”, neste site

 

JOÃO PEDROSO FERREIRA

e

ANTONIA MEDINA DE OLIVEIRA

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1801

Caixa: 532

Inventariado: João Pedroso Ferreira

Inventariante: Antonia Medina

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Pedrozo Ferreira de quem é inventariante sua mulher D. Antonia Medina.

Data; 16-01-1801

Local: Fazenda chamada o Porto da Macaia do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foi do falecido Capitão Frutuoso Dias de Oliveira.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou a inventariante que o falecido seu marido fora natural da Vila de Barbacena deste Bispado, filho legítimo de João Pedroso Ferreira e que não sabia do nome de sua mãe e que falecera a trinta e Novembro do ano próximo passado de mil e oitocentos e sem Testamento e que somente fora casado com ela inventariante (...).

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Ignacia, de idade de oito anos

02- Maria, de idade de seis anos

03- Mafalda, de idade de quatro anos

04- Fortunata, de idade de dois anos

05- Antonia, de idade de oito meses.

 

fls. 05 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, José Antonio Rodrigues Rego, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar, Alferes Manoel José da Gama.

Data: 18-05-1801

Local: Fazenda chamada o Porto do Macaia do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foi do falecido Capitão Frutuoso Dias de Oliveira.

Que Faz: a viúva Dona Antonia Medina

 

Monte Mor  589$600

 

fls. 19

Diz o Quartel Mestre Manoel Dias de Oliveira como Tutor dos órfãos do falecido João Pedroso Ferr.ª (...) vai adir ao inventário os bens que pertenceram aos ditos órfãos no inventário que se fez por falecimento de D. Maria Josefa de Almeida, avó dos mesmos (...).

 

fls. 19v. - Adição de Bens:

- no valor da Fazenda chamada a Babilônia  83$947

 

fls. 34

Dizem Francisco de Salles Teixr.ª por cabeça de sua mulher Ignacia de S. Ana Pedrosa, e Manoel Alz. da Fonseca por cabeça de sua mulher Maria Luiza Pedroza, ambas órfãs que ficaram do falecido João Pedrozo, casado que foi com Antonia Michelina de Oliveira, casada 2a. vez com João Veloso (...).

 

fls. 35

Aos vinte de Março de mil oitocentos e dez na Ermida de S. Bernardo do Macaia, filial da Matriz de São João del Rei de licença assisti ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente contraíram Manoel Alz. da Fon.ca Bueno, filho leg.º de José da Fon.ca Bueno e D. Ign.ca de Assunção e Maria Luiza Pedroza, filha legítima de João Pedroso Ferr.ª e Antonia Medina, nascida e batizada nesta freguesia, receberam as bênçãos nupciais (...). Foram testemunhas o Capitão Manoel João Corr.ª e o G.M. João Crisóstomo da Silva Bueno (...).

Freguesia das Lavras do Funil.

 

fls. 36 - Freguesia das Lavras do Funil

Aos cinco de Março de Mil oitocentos e dez na Ermida de São Bernardo do Macaia filial desta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil de licença assisti ao sacramento do matrimonio que com palavras de presente contraíram Francisco de Sales Teix.ª de Almeida, filho legítimo de João Naves Damasceno e Ana Vitória de S. Thomé e Ignacia de S. Ana Pedrosa, filha legítima de João Pedrozo Ferr.ª e de D. Antonia Michelina(?), nascidos e batizados, aquele nesta freguesia e esta na freguesia de S. João del Rei, e receberam as bênçãos nupciais precedendo as admoestações canônicas. Foram testemunhas o Capitão João Manoel Correa e o G. M. João Crisóstomo da Silva Bueno (...).

 

fls. 39 - Auto de Contas

Data: 16-11-1811

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Tutor: João Veloso da Silva (padrasto dos órfãos)

Dos Órfãos:

- a órfão Mafalda estava com quatorze anos, vivendo com boa educação em companhia de seu tio Antonio José de Figueiredo e se ocupava em fiar.

- a órfã Fortunata estava com dez anos, vivendo com boa educação em companhia de seu tio Antonio José de Figueiredo e se ocupava em fiar.

- a órfã Antonia estava com oito anos, vivendo com boa educação em companhia de seu tio Antonio José de Figueiredo e se ocupava em fiar.

 

fls. 43 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Bernardo Leite de Faria Souza Toar, Capitão José Gonçalves de Moraes, Antonio José Lopes da Cruz.

Data: 15-11-1811

Local: Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: João Veloso da Silva (viúvo de Dona Antonia Medina, esta inventariante do inventariado).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1811

Caixa: 178

Inventariada: Antonia Medina de Oliveira

Inventariante: João Veloso da Silva

Local: São José - Tiradentes

Nº de Páginas: 86

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Antonia Medina de que foi inventariante seu marido João Velloso da Silva

Data: 11-10-1811

Local: Sítio chamado o Corgo do Macaia do Termo da Vila de São José da Freguesia de São João del Rei em as casas de morada que foram da falecida Dona Antonia Medina (...).

 

fls. 02 - Declaração

Que a dita falecida sua mulher fora natural da Freguesia de São João del Rei, filha legítima do Capitão Frutuoso Dias de Oliveira e de Dona Thereza Maria de Jesus, já falecidos, e que a dita sua mulher também falecera aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e dez, sem testamento e que primeiramente fora casada com João Pedroso Ferreira e ao depois se casou com ele inventariante (...).

 

fls. 02 - Filhos do 1º Matrimônio:

01- Ignacia de Santa Ana Pedrosa, casada com Francisco de Sales Teixeira

02- Maria Luiza Pedrosa, casada com Manoel Alves da Fonseca.

03- Mafalda, de idade de quatorze anos

04- Fortunata, de idade de doze anos

05- Antonia, de idade de dez anos

 

Filhos do 2º Matrimônio:

01- Joaquim, de idade de oito anos

02- Lucinda, de idade de cinco anos

 

fls. 06 - Procuração

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria Souza Toar. Domingos José de Souza, João Antonio Ferreira da Costa, Capitão José Gomes de Moraes, Antonio José Lopes da Cruz.

Data: 11-10-1811

Local: Sítio denominado o Corgo do Macaia do Termo da Vila de São José em casas de morada da falecida Dona Antonia Medina

Que Faz: o viúvo João Veloso da Silva

 

fls. 11 - Adição Bens no Macaia- quatorze alqueires de terras de planta em capoeira  70$000

- quinze alqueires de mato virgem 105$000

- no valor das casas da Fazenda velha  33$333

- na sociedade de terras minerais  80$000

 

Monte Mor  1:409$858

 

fls. 22

Diz Mafalda de Oliveira, filha legitima de João Pedroso Ferreira e de Antonia Medina de Oliveira (...) que se acha para casar com João Naves Damasceno (...).

 

fls. 24

Diz João Brás dos Reis Naves por cabeça de sua mulher Mafalda de Oliveira, filha e herdeira de D. Antonia Medina de Oliveira, e Fran.co de Sales de Almeida Naves, também por cabeça de sua mulher Ignacia Dias de Oliveira, também filha e herdeira da dita D. Antonia Medina (...).

 

fls. 41

Diz João Brás dos Reis Naves e Constantino Paes Bueno que eles se acham casados a face da Igreja com duas filhas dos falecidos João Pedroso Ferreira e Antonia Michelina(?) do Nascimento (...).

 

fls. 42 - Freguesia de Lavras

Aos vinte e quatro de Novembro de mil oitocentos e treze nesta Matriz assisti ao sacramento do matrimônio que contraíram João Brás dos Reis, filho legítimo de João Naves Damasceno e Ana Vitória de São Thomé e Mafalda Pedrosa do Nascimento, filha legítima de João Pedroso Ferreira e Antonia Michelina(?) do Nascimento, ambos os contraentes são batizados nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil (...). Foram testemunhas o Guarda Mor João Crisóstomo Boeno e o Alferes Luiz Correa de Souza.

 

Aos dez de Setembro de mil oitocentos e dezoito na Capela dos Perdões filial desta Matriz o Padre Aleixo Antonio da Mota de licença assistiu o santo sacramento do matrimônio que com palavras de presente contraíram Constantino Paes Bueno, filho legítimo de Valentim da Fonseca Bueno e Joana Rodrigues Lima e Fortunata Maria de Jesus, filha legítima de João Pedroso Ferreira e Antonia Michelina(?) do Nascimento, em presença das testemunhas João Caetano de Souza e Antonio José de Figueiredo (...).