PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familia “Francisco Nunes de Avelar”, neste site.

 

João Nunes de Avelar

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1825

Caixa: B-536

Inventariado: João Nunes de Avelar

Inventariante: Joaquim Ferreira Pereira

Local: São João del Rei

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens de Joam Nunes de Avellar, sendo testamenteiro e inventariante Joaquim Ferreira Pereira.

Data: 20-08-1825 nesta vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes,

 

Diz Joaquim Ferreira Pereira, testamenteiro de João Nunes de Avelar do Termo de S. José que pelo Juizo da Provedoria precisa fazer inventário dos bens deste (...).

 

Louvados: Jose Alves Madeira e Frutuoso Jose da Silva

 

Descrição de Herdeiros:

Bárbara Felisbina de Jesus e seus quatro filhos:

-Bernardina

- Vicencia

- Joam

- Ana

 

Descrição dos Bens

 

Bens de Raiz:

- uma morada de casas com paiol, monjolo,. moinho, vários ranchos do terreiro e quintal  200$000 rs

- uma fazenda de cultura denominada o Desterro de Babilonia, com 116 alqueies e meio de mattos, 1:165$000

- um pasto que levará ao mais 3 alqueires de planta, 12$000 rs

- uma morada de casas sitas no Arraial do Bom Sucesso, murada de pedras  55$000 rs

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

(...) aos 28-02-1825 neste Arraial da Senhora do Bom Sucesso Comarca do Rio das Mortes, Capitania de Minas Gerais, eu João Nunes de Avellar achando-me gravemente enfermo mas em meu perfeito juizo (...) determino fazer o meu testamento o qual é do teor seguinte:

Declaro que sou cristão, filho legitimo de Francisco Nunes de Avellar e D. Izidora Maria de Menezes, já falecidos, nascido e batizado na freguesia de N. Sra. da Conceição do Infecionado e de presente morador no Bom Sucesso, que só uma vez me recebi em matromônio com D. Bernarda Constança de Souza, filha legítima do Tenente João Caetano de Souza e D. Mariana Felicia, já falecidos, como também é falecida a sobredita minha mulher Bernardina e como não tive filhos do matrimônio nem fóra dele.

Declaro que por meu falecimento meu corpo será envolto em hábito de S. Francisco (...).

Declaro que não tenho herdeiros forçados, ascendentes nem descendente. Instituo por minha universal herdeira Barbara Felicia de Jesus, criada em minha casa, casada com Joaquim da Costa Souza e quatro filhos dos sobreditos que são: Bernardina = Vicencia = João = e Ana. Declaro que estes quatro herdeiros menores herdam em igual parte nesta minha fazenda, terras, culturas, chamada do Desterro da Babilonia desta aplicação do Bom Sucesso onde vivo e moro, e a outra metade da dita fazenda a sobredita Bárbara Joaquina da Costa.

Testamenteiros: em 1º lugar ao Cap. João Antonio da Silva, em segundo lugar a meu cunhado Domingos José de Faria, e em terceiro lugar a Joaquim Ferreira Pereira (...).

Declaro que sou sócio em igual parte com meu irmão Francisco Nunes de Avellar nesta fazenda do Dinstrito de Babilonia (...). Declaro que tambem tenho fóra da sociedade um sorte de terras anexa as as terras do dito meu irmão.

Declara dividas; esmolas pias; pedido de missas.

Legados: a Gertrudes, minha afilhada, casada com Joam Manoel de Jesus morador nesta aplicação 50$000 rs; a Maria, minha afilhada filha de Francisco Jose da Rocha e Maria Antonia, moradora na aplicação do Sr. Bom Jesus dos Perdões 50$000 rs; deixo 20$000 rs a minha afilhada Ana, filha de Joaquim Ferreira Pereira e Maria Quitéria.

Deixo de esmola 20$000 rs a minha comadre Izabel Joaquina de Jesus, viuva do falecido João Ferreira Pires, e a dois filhos da dita: Joam e Mariana cuja importância se repartirá em 3 partes iguais aos ditos.

(...)

(...) pagas as minhas dividas, cumpridos os meus legados, todos os mais restantes dos meus bens entregara a minha universal herdeira Barbara acima declarada.

Hei por findo este meu testamento (...) roguei a Manoel Pedroso Ferreira que este por mim fizesse e como testemunha se assinasse. Hoje Arraial da Sra. do Bom Sucesso 28-02-1825 João Nunes de Avellar.

 

Aprovação: 01-03-1825

Abertura: 15-07-1825

 

Desisto desta Testamentaria para o 2º nomeado: João Antonio da Silva.

Data: 25-07-1825

Desisto desta Testamentaria para o 3º nomeado: Domingos Jose de Faria

Data: 30-07-1825

Aceitação: aos 18-08-1825

3º testamenteiro nomeado: Padre João Teixeira Leite procurador de  Joaquim Ferreira Pereira, testamenteiro nomeado.