PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Arvellos”, neste site


JOÃO MOREIRA DOS SANTOS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1794

Caixa: 403

Inventariado: João Moreira dos Santos

Inventariante: Faustina Maria de Jesus

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 64

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Moreira dos Santos de quem é inventariante a viúva sua mulher Faustina Maria de Jesus

Data: 1794

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 04

Diz Ant.º Mor.º dos S.tos, testamenteiro de seu pai João Mor.ª dos S.tos, morador atrás da Serra da Ibituruna do Termo de S. João desta Comarca (...).

 

fls. 06 - Declaração

(...) declarou que o dito inventariado faleceu com seu solene Testamento nesta mesma Freguesia (...).

 

fls. 09 - Bens de Raiz:

- uma fazenda que se compõem de matos e campos e seus pertences, com suas casas de vivenda, paiol e engenhoca de cana, moinho corrente e moente e monjolo da mesma forma, terras de cultura, campos de criar e todos os mais pertences  170$000

- duas casas já velhas, sitas no Arraial,  12$000

- as terras de cultura da Fazenda acima declarada, com os campos de criar  750$000

 

fls. 10 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Felisberto Gouvea do Couto; João Antonio Ferreira da Costa; Francisco Soares da Graça; Luís Antonio da Silva Rodarte

Data: 17-09-1794

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: a viúva Faustina Maria de Jesus

 

fls. 12 - Adição de Bens:

- Títulos de terras minerais e águas  12$000

 

fls. 16 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em cuja fé espero salvar a minha alma.

Eu João Moreira dos Santos, sendo aos vinte e oito do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e três nesta Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso detrás da Serra da Ibituruna, Termo da Vila de São João Comarca do Rio das Mortes, estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus me deu e com saúde, temendo-me da morte faço este meu Testamento na forma e maneira seguinte:

Nomeio por meus Testamenteiros Alexandre Rodrigues em primeiro lugar; em segundo lugar aos meus quatro filhos: Antonio, Bernardo, Jose e João (...).

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia da Sé da cidade do Porto, filho legítimo de Manoel Moreira e de Marinha dos Santos, já defuntos.

Declaro que fui casado com Faustina Maria de jesus de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Antonio = Bernardo = José e João, os quais são meus herdeiros forçados e por tal os constituo.

Ordeno que o meu corpo seja envolto no Hábito de São Francisco (...) e sepultado na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...).

(...........................)

28 de Outubro de 1793

João Moreira dos Santos

 

fls. 17 - Aprovação

Data: 28-10-1793

Local: Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso detrás da Serra da Ibituruna do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em as casas de morada de João Moreira dos Santos.

 

fls. 17v. - Abertura

Aos cinco de Março de mil setecentos e noventa e quatro, dia em que faleceu o Testador João Moreira dos Santos, abri este Testamento (...).

 

Monte Mor  2:677$587