PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 12º § 6º, neste site.

 

JOÃO MARTINS DE CARVALHO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1837

Caixa: 48

nº de Páginas: 240

Inventariados: Capitão João Martins de Carvalho e Messias Cândida de Almeida

Inventariante: Messias Cândida de Almeida

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal do falecido Capitão João Martins de Carvalho de quem ficou viúva e inventariante sua mulher Dona Micias Cândida de Almeida.

Data: 14 de Novembro de 1837

Local: Vila de São João del Rei, onde mora a viúva.

 

fls. 15 - Declaração

(...) e logo declarou que o inventariado seu marido havia falecido sem testamento no dia nove do mês de Fevereiro do ano próximo passado de mil oitocentos e trinta e sete.

 

Filhos:

01- Dona Guilhermina, de idade de dez anos, pouco mais ou menos.

02- João, de idade de nove anos, pouco mais ou menos.

03- Dona Ana, de idade de oito anos, pouco mais ou menos.

04- Dona Constancia, de idade de seis anos, pouco mais ou menos.

05- Dona Micias, de idade de três anos, pouco mais ou menos.

 

fls. 17v. Bens

- dinheiro recebido pela inventariante do Coronel Martiniano Severo de Barros, testamenteiro do falecido Tenente Coronel João Batista Pinto de Almeida, e que este devia ao finado seu marido proveniente de um piano forte que lhe vendeu o mesmo seu falecido9: 500$000

- dinheiro que ela recebeu do mesmo Coronel Martiniano Severo de Barros da extinta sociedade devendo ser carregado em conta de Dona Domingas Maria Duarte 50$000

 

fls. 18 Dividas Ativas da extinta sociedade:

- José de Souza e Mello  2:256$800

- Batista Caetano de Almeida   997$432

- Feliz José de Souza   382$315

- José Francisco de Andrade    267$542

- de legítima ao seu marido falecido de sua falecida mãe Dona Domingas Maria Duarte (...) assim como algumas dívidas ativas que constam de um livro que se acha em poder de Pedro José Martins, irmão do inventariado, de legítima>  2:528$461

- (...) de legitima paterna deve-lhe    460$000

 

fls. 21v.

(...) foi inventariante de sua sogra Dona Domingas Maria Duarte, seu filho Pedro José Martins.

 

fls. 27

Diz Dona Micias Cândida de Almeida, viúva do Capitão João Martins de Carvalho, que chegando a seu conhecimento não estarem descritos no seu inventário os seguintes valores:

1º - de uma parte de terra na Fazenda do Pega Bem, sita no lugar denominado Ribeirão de Santo Antonio, comprada por seu defunto marido na importância de 200$000.

2º - De uma porção dita que ao mesmo coube no inventário de seu pai o Capitão Jerônimo José Martins, sita na mesma fazenda e avaliada em 343$898 (...) que a suplicante que V.;S. m,ande aos mesmos avaliadores, que há pouco serviram no inventário de Domingas Maria Duarte, sua sogra, que são: Cândido Hermenegildo Branquinho e João Correa de Carvalho que vão avaliar essas duas partes de terras pelo seu valor atual e o mais que por declaração de Pedro José Martins de Carvalho pertencem ao defunto marido da suplicante e ainda não estiver avaliado (...).

 

fls. 45v. Adição:

- uma parte nas terras de cultura e campos de criar na Fazenda do Pega Bem que ao inventariado seu marido tocou por herança de seu falecido pai Jerônimo José Martins em comum com os mais herdeiros: 642$400

- a quinta parte das terras de cultura e campos de criar do sítio do Ribeirão de Santo Antonio e João Corrana - que o inventariado houve por compra ao falecido José Ignacio da Silva: 200$000

 

Monte Mor: - 10:803$859

 

fls. 90 - auto de Contas

Data: 01 de Fevereiro de 1845

Local: São João del Rei8.

Tutora: a mãe Dona Micias Cândida de Almeida

Dos Herdeiros:

- (...) a órfã Guilhermina, mais velha de todos os seus filhos, já completou dezesseis anos de idade e entrou em dezessete, goza boa saúde, é vigorosa e robusta, tem boa índole e bons costumes, já sabe ler e escrever, contar, cozer, engomar e todos os mais misteres de uma senhora, estudou um pouco de gramática portuguesa e na música, em cujo estudo ainda continua, está bem adiantada no canto e no piano. Que ela tutora, de acordo com seus parentes, continuara ainda a bem educa-la do melhor modo que puder e não se descuidara de procurar-lhe um bom consorte, (...).

- (...) o órfão João está nos seus dezesseis anos de idade, forte, robusto, e bem marigerado, pacífico, prudente obediente a ela tutora sua mãe; sabe ler, escrever, contar, doutrina cristã, estudou gramática portuguesa, um pouco de francês e musica, que ela tutora desejava que ele continuasse a estudar outros preliminares indispensáveis a um homem de educação cultivada, mas que viu-se obrigada a tira-lo dos estudos por Conselho dos Mestres que reconheceram nele muito boa vontade e aplicação, mas pouca aptidão e compreensão. Que em consequencia agora o pretende fazer aplicar ao comercio nesta mesma cidade, para ficar sempre sob sua direção e fazer alguma companhia a suas irmãs.

- (...) que as duas órfãs Ana e Constância, tem a primeira quatorze para quinze anos e a segunda treze para quatorze, gozam ambas boa saúde, são robustas, bem marigeradas e de boa índole, já sabem ler, escrever, e contar, doutrina cristã, um pouco de gramática portuguesa, cozer, engomar, e os misteres de uma senhora, e na musica, e que estão se aplicando, vão em adiantamento no canto e no piano.

(...) a órfã Mecias tem hoje nove para dez anos, por eu ter uma constituição muito débil, mas todavia não tem tido grave incomo9do de saúde. Está se aplicando a leitura escrita, doutrina cristã, gramática portuguesa e costura com a Mestra Dona Maria Herculana que mora em casa dela tutora, e em todos estes objetos tem-se adiantado sofrivelmente porque é de muito bom gênio, estudiosa e aplicada, podendo em pouco tempo ficar pronta.

 

Que todos estes órfãos seus filhos moram em sua companhia e de sua avó Dona Ana Bernardina, que ela os procura educar do melhor modo possível dando-lhes sempre boa moral e trazendo-os sujeitos e que eles tem correspondido aos seus desejos. Que as tem sustentando e educado unicamente com os rendimentos dos bens deles, (...) nada lhes tem faltado e eles andam sempre decentes e arreados.

 

fls. 108

Diz Messias Cândida de Almeida (...) credora do casal do finado Pedro José Martins da quantia de  3:200$000 (...) a suplicante produziu a Justificação bastante da mesma divida perante o Juiz do inventário a que está procedendo a viúva do dito finado Pedro José Martins (...) permissão para transferir e ceder o título da mesma divida a seu irmão José Caetano de Almeida (...) dando como fiador o Capitão Francisco José Teixeira (...).