PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO MARTINS DE AZEVEDO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 9

Data do Testamento: 8.12.1796

Testador: João Martins de Azevedo

Anotações de: José Francisco de Paula.

 

Testamento datado de 8.12.1796, lavrado na Freguesia de N. S. da Conceição de Congonhas do Campo, termo da Vila de Queluz, Comarca do Rio das Velhas.

Declara ser natural da Ilha Terceira, Freguesia de S. Pedro da Ribeirinha, Bispado de Angra, filho legítimo de Manoel Martins de Azevedo e Martha de Santo Antônio, já falecidos.

Solteiro, nunca fui casado.

Tenho dois filhos, um por nome Daniel e outro chamado Jerônimo ambos pardos e forros, filhos naturais de Genoveva, parda, escrava de D. Maria de Jesus, viúva que ficou de José Alves Parreiras.

Declaro mais que tenho uma filha de nome Anna, de tenra idade, filha natural de Anna, parda, escrava do Tenente Coronel Antonio Gonçalves Ferreira, cuja menina está sujeita ao cativeiro e tanto esta como os dois acima nomeados são como digo meus filhos e por isto os instituo por meus legítimos herdeiros na parte que por direito lhes tocar.

Nomeio testamenteiros em primeiro lugar meu irmão José Martins de Azevedo em segundo a Daniel e em terceiro Jerônimo, meus filhos.

 

Em 13 de junho de 1797 há recibo do padre Joaquim Ferreira de Freitas, de 8$000 réis, por missas pelo falecido João Martins de Azevedo.

 

Aberto o inventário os pagamentos aos herdeiros se fez em 19.02.1813.

 

Em 26.03.1802 há recibo da entrega no Rio de Janeiro ao Capitão da Nau de Guerra Maria Primeira, de um embrulho em que se diz vão 125$000 réis em dinheiro corrente com a marca à margem, para entrega às irmãs do falecido João Martins de Azevedo, moradoras na Ilha Terceira a serem entregues em a cidade de Lisboa ao Sr. Bento Antonio de Andrade e ausente ao Sr. Francisco da Silva Vieira.

De Lisboa, em 10.06.1803, há recibo de pagamento feito por ordem do falecido a Catharina da Conceição e suas irmãs, na Ilha Terceira.