PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Vieira Machado”, neste site.

 

JOÃO MACHADO DE FREITAS

De Genere

 

Documento De Genere Et Moribus - Processo de ordenação sacerdotal.

Habilitando: João Machado de Freitas

Ano: 1779

Local: Congonhas do Campo

Referencias de Arquivamento: Arquivo Eclesiastico da Arquidiocese de Mariana.

Armario n° 5, Processo n° 857

PESQUISA: Dados genealogicos de João Machado de Freitas

SOLICITANTE: Renata Gagliardi Dias

PESQUISADOR: Jose Geraldo Begname

 

Obs: O habilitando recebeu sentenca favoravel em todas as partes.

O processo e muito volumoso. Isso decorre da grande quantidade de requerimentos que faz para juntar a documentação necessaria para habilitar-se. Fez duas Requisitoria de Patrimonio: uma em 1779 de uma casa em Sao Joao Del Rei e outra em 1790 de mais duas casas na vila de Senhora de Oliveira. Tudo isso, gerou um volumoso processo.

 

Dados do documento:

Abertura do processo: 1779

Encerramentor: 1791

 

Batizado do habilitando: a 17 de fevereiro de 1757 na capela do Brumado [filial da matriz de Congonhas do Campo], filho legitimo de Jose Vieira [Machado] e Ana Maria [de Jesus]. Padrinhos: Antonio Rodrigues de Paiva e Roza Clara de Jesus. [Genere fl. 26]. Obs: na certidão consta que a informação foi retirada do livro de batizados n° 6, fl. 112v. da matriz de N. S. da Conceisao de Congonhas do Campo.

 

Casamento dos pais: a 26 de novembro de 1746, pelas 10:00 da manha na capela de Sao Bras do Suassui, filial da matriz de Congonhas do Campo. Ele, Jose Vieira Machado filho legitimo de Pedro de Freitas e de Catarina Vieira, ja defuntos, natural e batizado na freguesia de Santa Barbara das Septe [sic] Ribeiras da cidade de Angra. Ela, Ana Maria de Jesus, filha de pais incognitos, enjeitada [exposta] a casa de Joao da Silva Leao, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. [Genere fl. 27]. Obs: na certidao consta que a informação foi retirada do livro de casamentos n° 3, fl. 104v. da matriz de N. S. da Conceição de Congonhas do Campo. Em todas as demais partes do processo, verificadas por mim, le-se "Santa Barbara das Nove Ribeiras" e não "Sete Ribeiras" como citado acima.

 

Batizado da mãe: Aos 16 de abril de 1731 na capela de Nossa Senhora da Conceicao do Rodejo [sic], filial da matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Inocente [crianca] enjeitada a casa de Joao da Silva Leao. Padrinhos: o mesmo e sua mulher Ignacia da Roza. [Genere fl. 28].

 

Conclusao dos autos de Genere:

(...) Joao Machado de Freitas, natural da freguesia de N. S. da C. de Congonhas do Campo, filho leg. de Jose Vieira Machado, nat. da freguesia de S. Barbara das Nove Ribeiras, Ilha Terceira, bispado de Angra [Portugal] e de Ana Maria de Jesus, bat. Na freguesia de N. S. do Pilar de Ouro Preto. Neto pela paterna de Pedro de Freitas [Machado], nat. da freguesia de Sao Mateus da Fonte Bastarda da Ilha Terceira, bispado de Angra e de Catarina Vieira, nat. da freguesia de Sao Jorge, da mesma Ilha Terceira e bispado de Angra. Mostrou ser cristao sem nota de mouro, mourisco ou mulato. [Genere fl. 34].

 

Outras notas:

a partir de um requerimento de 7 de setembro de 1781 sempre se apresenta como Presbitero Secular do Habito de Sao Pedro e nesse mesmo diz ser morador em Santo Antonio da Vila de Sao Jose, hoje Tiradentes;

Em 1782 pede mais tempo para apresentar as certidoes do casamento e batismos de seus avos paternos;

Em 1783 diz ser morador no arraial da Senhora de Oliveira, na picada de Goias. Em outros documentos percebe-se que essa localidade pertence a citada freguesia de Sao Jose;

Em 1784 residia na capela de N. S. do Bom Sucesso da freguesia de S. Joao Del Rei;

Em 1785 residia em Senhora de Oliveira, picada de Goias. [Genere fl. 42-47].

 

Batizado da avó paterna: batizada na vila de Santa Barbara do lugar das Nove Ribeiras, a 2 de abril de 1666, filha de Antonio Vieira e Beatriz Goncalves. Padrinhos: Pedro Rodrigues, filho de Vicente Dias e Maria Vieira, filha de Manoel Vieira.

 

[Genere fl. 48].

Batizado do avô paterno: batizado na vila de Santa Barbara do lugar de Fonte Bastardo, termo da vila da Praia da Ilha Terceira, a 1° de julho de 1657, filho de Joao de Freitas e Catarina Machada. [Genere fl. 49].