PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Ribeiro de Brito”, neste site.


JOÃO LOURENÇO RIBEIRO DE BRITO
, tenente

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1835

Caixa: C-05

Inventariado: Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito

Inventariante: Sanxa Úrsula Alves de Souza

Local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Tenente João Lourenço Ribeiro Brito de que é inventariante sua mulher Dona Sanxa Úrsula Alves de Souza

Data: 07-01-1835

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 02v. Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido havia falecido sem Testamento, mas que não se lembrava o dia mês e ano que falecera (...).

 

fls. 03 - Filhos

01- Dona Maria Quitéria, de idade de vinte e cinco anos mais ou menos.

02- João Lourenço Ribeiro Brito, casado

03- Dona Gertrudes Felizarda, casada com Antonio Ignacio de Azevedo

04- Antonio Alves Ribeiro Brito, solteiro de idade de dezoito anos mais ou menos.

05- Dona Ana Joaquina Rosa, solteira, de idade de dezessete anos mais ou menos (depois casada com Antonio Vieira da Cunha).

06- José Lourenço Ribeiro, de idade de quinze anos.

07- Dona Senhorinha Bárbara de Souza, solteira, de idade de quatorze anos.

08- Joaquim Ribeiro Brito, solteiro, de idade de doze anos mais ou menos.

09- Manoel Ribeiro Brito, de idade de dez anos pouco mais ou menos.

10- Bernardo Ribeiro Brito, de idade de oito anos pouco mais ou menos.

11- Ignacio Ribeiro Brito, de idade de seis anos pouco mais ou menos.

 

Bens de Raiz:

- um quintal na Rua da Prata desta vila, com uma meia água coberta de telha, por detrás do Passo, tudo coberto com muros de adobos  300$000

- terras minerais  500$000

 

Diz Dona Sancha Úrsula Alz de Sz.ª, viúva do T.e João Lourenço Ribr.º Brito que no inventário feito por falecimento deste se mandou proceder as Partilhas e como as herdeiras Dona Maria Quitéria, Dona Ana Joaquina e Ant.º Alves Ribr.º Brito todos se acham morando na Aplicação do Arraial do Patrocínio pertencente a vila do Araxá (...).

 

Monte Mor  1:407$850

 

Diz José Lourenço Ribeiro, homem branco, solteiro, filho legítimo do falecido João Lourenço Ribeiro Brito e de D. Sancha úrsula Alves de Souza, que tendo completado a idade maior de vinte e um anos (...).

 

Aos dezoito dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e vinte nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei o Reverendo Coadjutor Alexandre Joaquim do Amaral batizou e pôs os santos óleos a José, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribeiro Brito e sua mulher Dona Sancha Úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos o mesmo Reverendo batizante e D. Francisca Maria Esperança de Mendonça por procuração que apresentou o Padre Sacristão Manoel Ferreira, todos desta freguesia (...).

 

Diz Joaquim Alves de Souza Soares, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribr.º Brito e D. Sancha úrsula Alves de Souza que mostra-se achar com a idade maior de vinte e cinco anos (...).

 

Aos vinte e cinco de Abril de mil oitocentos e vinte e quatro nesta matriz de São João del Rei batizou e pôs os santos óleos a Joaquim, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribeiro Brito e Dona Sancha úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos João Gonçalves Gomes e Dona Ana Felizarda de Souza, todos desta freguesia (...).

 

Diz Manoel Lourenço Ribeiro Brito, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribeiro Brito e D. Sancha Úrsula Alves de Souza, que mostra estar com mais de vinte e três anos (...).

 

Aos dezoito de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e seis nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, o Reverendo Coadjutor Francisco Antonio da Costa batizou solenemente e pôs os santos óleos a Manoel, filho legítimo do Tenente João Lourenço de Brito e Dona Sancha Úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos Antonio Pereira da Costa e D. Ignez Carlota, esta viúva e aquele casado, todos desta freguesia (...).

 

Diz Dona Senhorinha Bárbara de Souza Soares, filha legítima do Tenente João Lourenço Ribeiro que tendo chegado a idade maior de vinte e seis anos (...).

 

Consta-me que Dona Senhorinha Bárbara Soares de Souza fora batizada nesta matriz há vinte e seis anos pouco mais ou menos e que é filha legítima do Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito e D. Sancha Úrsula Alves de Souza, tendo sido seus padrinhos o Doutor José Gonçalves Gomes e Dona Senhorinha Bárbara Soares de Souza, todos desta freguesia (...).

 

Diz Bernardo Lourenço Ribeiro Brito filho legítimo do falecido Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito que mostra achar-se com mais de vinte e dois anos (...).

 

Consta-me por pessoas fidedignas que Bernardo Lourenço Ribeiro Brito é filho legítimo de João Lourenço Ribeiro de Brito e Dona Sancha úrsula Alves de Souza, já falecidos, e que fora batizado nesta matriz pelo Reverendo Coadjutor Joaquim José de Souza Lira há vinte e dois anos pouco mais ou menos, tendo sido seus padrinhos Bernardo Xavier da Silva Ferrão e sua mulher Dona Francisca Erlina de Ávila Lobo Leite então moradores nesta freguesia (...).