PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 3º § 9º e Cap. 8º § 10º, neste site.

 

JOÃO IGNACIO DE CARVALHO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1855

Caixa: 401

Nº de Páginas: 188

Inventariados: João Ignacio de Carvalho e Ilidia Mafalda de Resende

Inventariante: Ilidia Mafalda de Resende

local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira.

 

fls. 01 - Inventário dos bens do casal do falecido João Ignacio de Carvalho de quem é inventariante a viúva sua mulher Dona Ilidia Mafalda de Resende.

Data: 10 de Outubro de 1855

Local: São João del Rei

 

fls. 02 - Diz Dona Ilídia Mafalda de Resende, viúva de João Ignacio de Carvalho, que falecendo este nos princípios do corrente ano de 1855 sem testamento (...).

 

fls. 05 - Diz o Guarda Mor João Correa de Carvalho que ele suplicante acaba de ser notificado para assinar Termo de Tutela dos órfãos seus netos, filhos do falecido João Ignacio de Carvalho e como para este cargo o suplicante se acha inabilitado em razão de suas enfermidades que até o privam de escrever, e de sua avançada idade (...).

 

fls. 08v - Declaração

(...) e logo declarou que o inventariado seu marido faleceu sem testamento no dia dois do mês de Fevereiro deste ano de mil oitocentos e cinquenta e cinco (...).

 

Filhos:

01- Francisco Ignacio de Carvalho Resende, solteiro, de idade de dezoito anos.

02- Dona Maria Praxedes de Resende, casada com Domiciano Antonio de Carvalho

03- Dona Ana Carolina de Resende, solteira, de idade de quatorze anos, pouco mais ou menos.

04- Dona Delfina Henriqueta de Resende, solteira, de idade de doze anos.

05- Dona Rita de Cássia Resende, de idade de dez anos.

06- José, de idade de nove anos

07- Antonio, de idade de oito anos

08- Pedro, de idade de cinco anos

09- Francisca, de idade de dois anos.

 

fls. 14 Bens de Raiz

- uma sorte de terras de cultura e campos de criar nas Fazendas do Barroso e Boa Vista  130$000

- uma morada de casas de vivenda na Fazenda da Boa Vista, com suas benfeitorias, consistentes de paiol, moinho, cozinha tudo coberto de telha, e algumas casas cobertas de capim 500$000

- uma porção de terras de cultura e campos de criar na Fazenda denominada Córrego Seco, que o falecido inventariado houve por herança de seu sogro Francisco Antonio de Carvalho compreendendo-se nestas terras parte do Saquetel e Conga:  1:300$000

- uma porção de terras de cultura e campos na Fazenda denominada Capão do Gregório e Rapadouro que o falecido inventariado houve por compra a João Fernando de Souza e Justino Alves Guedes  2:000$000

 

fls. 16

Diz Domiciano Antonio de Carvalho que tendo ele suplicante assinado tutela de seus sobrinhos, cunhados, filhos de João Ignacio de Carvalho (...) como o suplicante hoje tem mudado de residência para fora do Distrito (...).

 

fls. 18v. Adição

- uma parte de terras na Fazenda denominada Morro do Chapéu Pequeno  200$000

 

fls. 22 - Procuração

Data: 21 de Novembro de 1855

Que Faz: Doutor João da Silva Carvão, curador do órfão púbere Francisco Ignacio de Carvalho Resende (filho do finado)

Procuradores Nomeados: Francisco Moreira da Rocha, José Maria da Camara, Francisco Antonio dos Passos e Manoel Gomes de Castro.

 

Monte - 17:459$500

 

fls. 50

Diz José Antonio de Carvalho, que havendo S. Excia. R.ma passado na Freguesia de Nazaré, nessa ocasião apareceu Dona Ilidia Mafalda de Resende, viúva de João Ignacio de Carvalho e o tutor dos órfãos, filhos destes, João Cândido Carvalho de Araújo e contrataram o casamento da órfã Dona Ana Carolina de Resende com o suplicante José Antonio de Carvalho e sendo parentes se apresentaram ao mesmo a dispensou o parentesco imediatamente casou ao mesmo suplicante (...).

 

fls. 52

Certifico que revendo os Livros que servem de Assentos de Casamentos desta paroquial, em um deles, consta o seguinte:

Aos doze dias do mês de Agosto de mil oitocentos e cinquenta e sete, na Freguesia da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, assisti ao sacramento do matrimônio que celebraram por palavras de presente os contraentes: José Antonio de Carvalho e Dona Ana Carolina de Resende, sendo testemunhas o Capitão José Resende de Carvalho e João Candido de Carvalho de Araújo e sendo mais povo que se achavam presentes.

Do que para constar fiz este assento.

Nazaré, 12 de Agosto de 1857

O Vigário José Bonifácio dos Santos

Nada mais se contem no dito assento.

Cajurú, 2 de Fevereiro de 1858

 

fls. 55

Diz João Cândido Carvalho de Araújo, tutor dos órfãos (...) que tendo de se receberem em matrimônio as mesmas órfãos Dona Delfina Henriqueta de Resende e Dona Rita de Cássia Resende, a 1ª com Francisco Antonio de Carvalho e a 2ª com João Antonio de Carvalho (...)

 

fls. 60v. Auto de Contas

Data: 17 de Setembro de 1858

Local; São João del Rei

Tutor: Domingos da Silva Alves, procurador do Tutor João Cândido Carvalho de Araújo.

Dos órfãos:

(...) a herdeira Dona Delfina acha-se casada com Francisco Antonio de Carvalho.

(...) a órfã Dona Rita, tambem se acha casada com João Antonio de Carvalho

(...) que os órfãos existentes Francisco Ignacio de Carvalho Resende, acha-se na idade de vinte e um anos, estudando na Academia de São Paulo, o qual pretende vir nas férias de Dezembro (...)

(...) que o herdeiro José acha-se na idade de doze anos e está ultimando os seus estudos de primeiras letras e Doutrina Cristã.

(...) o herdeiro Antonio acha-se na idade de onze anos, está aprendendo a ler, escrever e contar, e a Doutrina Cristã.

(...) o herdeiro Pedro acha-se na idade de oito anos, esta tambem aprendendo a ler, escrever e contar, e a Doutrina Cristã.

(...) a herdeira Francisca acha-se na idade de cinco anos; todos em companhia de sua mãe Dona Ilídia Mafalda de Resende, que os trata, educa, sustenta e veste com todo amor e caridade.

 

fls. 66 - Procuração

Que Fazem: João Antonio de Carvalho, por cabeça de sua mulher Dona Rita de Cássia Resende; Francisco Antonio de Carvalho, por cabeça de sua mulher Dona Delfina Henriqueta de Resende (moradores no Cajurú), genros e filhas do inventariado).

Data: 06 de Setembro de 1858

Local: São João del Rei

Procurador Nomeado: Domingos da Silva Alves

 

fls. 77 - Certifico que revendo os Livros que servem de Assentos de batismo nesta Paróquia de São Francisco da Onça, em um deles, a folha 38 consta o seguinte:

Aos vinte dias de Dezembro de mil oitocentos e quarenta e seis, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente José, filho legítimo de João Ignacio de Carvalho e Dona Ilídia Mafalda de Resende. Foram padrinhos Domiciano Antonio de Carvalho e Dona Felisbina Generosa de São José.

Do que para constar fiz este assento.

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

Nada mais se continha no dito assento que fielmente copiei.

Freguesia de São Francisco da Onça, 29 de Janeiro de 1869

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

 

fls. 81- Certifico que revendo os Livros que servem de Assentos de batismo nesta Paróquia de São Francisco da Onça, em um deles, a folha 39 consta o seguinte:

Aos vinte dias do mês de Março de mil oitocentos e quarenta e oito batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Antonio, filho legítimo de João Ignacio de Carvalho e Dona Ilidia Mafalda de Resende. Foram padrinhos Joaquim Procópio de Araújo e Dona Claudina Felisbina de Jesus.

Do que para constar fiz este assento.

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

Nada mais se continha no dito assento que fielmente copiei.

Ita in fide Parochi

Cajurú, 2 de Junho de 1869

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

 

fls. 89- Certifico que revendo os Livros que servem de Assentos de batismo nesta Freguesia de São Miguel do Cajurú, em um deles, a folha 45 consta o seguinte:

Aos vinte e nove dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e cinquenta batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Pedro, filho legítimo de João Ignacio de Carvalho e Dona Ilidia Mafalda de Resende. Foram padrinhos Tenente Justino Alves Guedes e sua mulher Dona Matildes Lucinda de Jesus.

Do que para constar fiz este assento.

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

Nada mais se continha no dito assento que fielmente copiei ao que me reporto

Cajurú, 6 de Fevereiro de 1872

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

 

* nomes completos de herdeiros:

- José Ignacio de Carvalho

- Antonio Amâncio de Carvalho

- Pedro Alexandrino de Carvalho

- Francisca Michaela de Resende.

 

fls. 92 - Certifico que revendo os Livros que servem de Assentos de batismo nesta Freguesia do Cajurú, em um deles consta o seguinte:

Aos vinte e nove dias do mês de Setembro de mil oitocentos e cinquenta e três, nesta matriz, batizei solenemente e pus os santos óleos a inocente Francisca, filha legítima de João Ignacio de Carvalho e Dona Ilidia Mafalda de Resende. Foram padrinhos o Capitão José Resende de Carvalho e Dona Francisca Iria de Paula.

Do que para constar fiz este assento

O Vigário José Bonifácio dos Santos.

Nada mais se continha no dito assento que fielmente copiei e a ele me reporto

Cajurú, 3 de Janeiro de 1875

O Vigário José Bonifácio dos Santos.