PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Pedro de Almeida de Oliveira”, neste site.

 

JOÃO GONÇALVES DA COSTA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1797

Caixa: 375

Inventariado: João Gonçalves da Costa

Inventariante: Theresa Maria de Almeida

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls.01

Inventário dos bens do falecido João Gonçalves da Costa de quem é inventariante Theresa Maria de Almeida.

Data: 03-03-1797

Local: Vila de São João del Rei

 

fls.02

Diz Theresa Maria de Almeida, viúva de João Gonçalves da Costa e cabeça do casal, que falecendo há anos o dito seu marido se não fez inventário por serem os bens uma Escritura de venda e ratificação que haviam feito, ela e o dito seu marido, a Antonio Moreira de Vasconcellos em oito de setembro de 1790, que se ratificou pela suplicante e a única herdeira Maria Josefa de Almeida casada que foi com Manoel Nunes Viana e ratificada em 14 de janeiro de 1791 não só a suplicante como por sua filha dita Maria Josefa de Almeida e dito seu genro Manoel Nunes Viana (...).

 

Declaração dos Herdeiros

Herdeira instituída em Testamento:

01- Josefa de Almeida, casada hoje com Vicente Ribeiro da Silva.

 

Herdeiros Habilitados:

02- João Gonçalves da Costa

03- Joaquim Gonçalves da Costa

04- José Gonçalves da Costa

Todos filhos de uma crioula forra

 

fls. 03 - Declaração

Declarou ela inventariante que o dito seu marido havia falecido nesta comarca e termo da Vila de São José com seu solene testamento no qual havia declarado ser natural e batizado na Freguesia de Santa Bárbara da Ilha Terceira da cidade de Angra das Nove Ribeiras Bispado da mesma cidade de Angra, filho legítimo de Manoel Costa Vieira e de sua mulher Maria das Candeias, já defuntos e que era casado com a dita inventariante Theresa Maria de Almeida (...) de cujo matrimônio havia uma filha por nome Josefa, digo Maria Josefa que se achava casada com Manoel Nunes Viana (...).

 

fls. 07 -Procuração

Data: 14-01-1791

Local: Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: a viúva Theresa Maria de Almeida

Procuradores Nomeados: doutores Jose da Silveira Souza, José Alves do Couto Saraiva, João Antonio da Silva Leão e aos Solicitadores de causas o Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, a seu genro Manoel Nunes Viana.

 

fls.09 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Deus Uno e Trino em quem creio e em cuja Lei protesto viver e morrer.

Eu João Gonçalves da Costa estando de pé e com saúde faço o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Theresa Maria de Almeida,em segundo lugar a meu genro Manoel Nunes Viana e em terceiro lugar a João Ferreira de Souza (...).

(..................)

Meu corpo será envolto em hábito de São Francisco e sepultado na matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei (...).

(..................)

Declaro que sou natural da Ilha Terceira da cidade de Angra, batizado na Freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras Bispado da mesma cidade de Angra, filho legítimo de Manoel Costa Vieira e de sua mulher Maria das Candeias, já defuntos.

Declaro que sou casado com Theresa Maria de Almeida, de cujo matrimônio temos uma filha por nome Maria Josefa que se acha casada com Manoel Nunes Viana a qual instituo por minha herdeira de tudo o que de meus bens sobrar e ficar líquido depois de tirada a minha terça da meação que me tocar dos bens do meu casal em que sou sócio e meeiro com minha mulher, e outras disposições que hei de fazer que quero sejam feitas somente dos bens que me tocarem de minha meação e não de todo monte e bens do casal (...).

(..................)

Deixo cem mil réis a um moço por nome Joaquim, filho de Paula Barreta, por esmola por amor de Deus por ser um pobre.

Deixo a um irmão do dito acima, por nome José, quarenta mil réis em remuneração de algum pouco tempo que assistiu cujas deixas, digo, que assistiu em minha casa, cujas deixas satisfará meu testamenteiro depois do meu falecimento há três anos e com recibo deles se levará em conta nas que der.

(..................)

Torno a repetir o que já acima declarei, que dos bens que da minha meação ficarem líquidas, depois de pagas todas as minhas dividas na forma que declarado tenho e tirada a minha terça de tudo o mais que sobrar instituo e constituo por minha herdeira a minha filha Maria Josefa mulher de Manoel Nunes Viana (...).

(..................)

(...) pedi e roguei a Manoel Gomes Vidal que este por mim escrevesse (...).

Fazenda da Roça e Engenho chamado a Boa Vista da Aplicação de Santa Rita, aos 12 de Abril de 1787

João Gonçalves da Costa

 

Aprovação

Data: 09-05-1787

Local: Fazenda chamada a Boa Vista onde vive e mora o testador João Gonçalves da Costa

 

Abertura

Ao primeiro dia do mês de Dezembro de mil setecentos e noventa anos nesta vila de São João del Rei (...) foi aberto este testamento com que faleceu o testador João Gonçalves da Costa (...)

 

Certidão

Certifico que falecendo João Gonçalves da Costa, meu aplicado, aos vinte e nove de Novembro pelas cinco horas da tarde abri este Testamento (...)