PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II, neste site.


JOÃO GARCIA DUARTE

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Livro 02

Ano: 1771

Local: Paragem do Cajuru

Testamenteiro: João Garcia Duarte

Transcrito por Flavio Marcos Passos a pedido de Regina Junqueira

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, trez pessoas distintas em um só Deus verdadeiro.

 

Saibam quantos este testamento virem que sendo o ano do Nascimento de Nosso senhor Jesus Cristo de mil setecentos e setenta e um aos dezesseis dias do mês de Março do mesmo ano, eu, João Garcia Duarte, achando-me nesta paragem do Cajuru em meu perfeito juízo e entendimento e com boa disposição de saúde me resolvi fazer meu testamento e com efeito o faço na forma seguinte:

 

(determinou que seu corpo fosse sepultado na Capela da Ordem terceira do Carmo, envolto no hábito da mesma ordem, caso não fosse penoso aos testamenteiros, ordenou missas ao arbítrio dos testamenteiros, fez invocações pias).

 

Declaro que sou natural da Ilha do Fayal e verdadeiro cristão e católico romano, batizado na Freguesia de Nossa senhora das Angustias da mesma Ilha, filho legítimo de Francisco Rodrigues e Francisca Garcia, já defuntos.

Declaro que fui casado com Antonia Maria já defunta de quem presentemente só tenho dois filhos vivos que são José Garcia Duarte e João Garcia Duarte os quais pela lei são meus herdeiros forçados e por tais os instituo em as duas partes do meus bens que direitamente lhes tocam e não tenho mais filhos alguns suposto que me casei segunda vez com Clara Rosa de São Guilherme também já defunta e não tive filhos e por isso instituo os dois acima ... e na sua falta a seus filhos meus netos...

 

E declarou sua alma herdeira da terça da terça da qual pela lei novíssima podia dispor em favor da mesma alma, e ainda assim não poderia exceder 400$000 pela mesma lei.

 

Deixou 20$000 à sobrinha e afilhada filha do irmão Antonio Garcia.

 

O resto da terça deixou para os dotes das netas Mariana e Antonia, filhas do filho João Garcia Duarte e caso forem falecidas, deixou ao pai delas.

 

Testamenteiros pela ordem: o filho João Garcia Duarte, o cunhado Libório Pereira Luiz e Miguel Pereira Luiz, dando 3 anos para as contas testamentárias.

 

... e por não saber ler nem escrever me assinei com uma cruz, que é o sinal que uso era ut supra

Sinal de João Garcia Duarte (uma cruz)

Como testemunha que este testamento escrevi a rogo do testador

Francisco Vieira de Souza Terras