PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias: “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º § 2º, “os Carvalho Duarte no Sul de Minas”, Cap. 10º e 12º; e “Antonio Gonçalves da Costa” Cap. 1º, neste site .


JOÃO FRANCISCO JUNQUEIRA

Testamento

e

HELENA MARIA DO ESPIRITO SANTO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 70 - Inventário

Folhas: 28

Data: 2-10-1816

Local: Fazenda Campo Alegre, em casa do Padre Francisco Antonio Junqueira

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

TESTAMENTO

Em nome de Deus Amém.

Saibam todos quantos este publico Instrumento Testamento e Aprovação ou como em direito melhor nome haja, virem que sendo o Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e dezesseis, aos dois dias do mês  de Outubro do dito ano nesta Fazenda de Campo Alegre, porem nas casas do padre Francisco Antonio Junqueira, as quais estão situadas na Freguesia de Beapendi Termo da mesma Vila e Comarca do Rio das Mortes e sendo aí compareceu perante mim João Francisco Junqueira que reconheço pelo próprio, por ele são de saúde e em seu perfeito juízo e entendimento segundo as respostas que deu as perguntas que lhe fiz me foi dito que queria ordenar seu testamento e como era cego me requeria na minha Nota o lançasse, cujo requerimento parecendo-me justo e de razão aqui o lavrei na forma seguinte:

Declarou o mesmo Testador que era natural de São Simão da Junqueira Termo de Barcellos Arcebispado de Braga filho legítimo de João Manoel Junqueira e Ana Francisca do Valle, já falecidos.

Declarou que foi casado com Elena Maria do espírito santo, já falecida de cujo matrimonio tiveram sete filhos a saber: João, o Padre Francisco, José, Gabriel, Maria casada que foi com Gabriel de Souza Diniz, Ana já falecida, que foi casada com o Capitão Joaquim Bernardo da Costa e Genoveva, solteira.

Declarou que por falecimento da dita sua mulher fez inventário de todos os bens de seu casal, e aos mesmos seus herdeiros em vida inteirou de suas heranças maternas e paternas, ficando ele testador somente com sua terça.

Declarou mais que dos bens que lhe tocaram em terça tem gasto e feito varias doações as quais quer ele Testador que valham e se tanto é necessário as ratificava e as há por ratificadas pelo prezente testamento.

Declarou mais que dos bens que lhe tocaram na sua terça, somente existe um crédito da quantia de doze contos e setecentos mil reis que é devedora Maria Inácia mulher do falecido filho João Francisco Junqueira do qual vai fazendo suas despezas e disposições em sua vida, e no caso de que sobre alguma coisa do referido crédito instituiu ele testador por herdeiro do mencionado resto do crédito quando haja a seu filho José Francisco Junqueira.

Declarou que não tinha legado algum que houvesse mandar cumprir porque tem cumprido em vida.

Declarou que nomeava para seu testamenteiro em primeiro lugar a seu filho José Francisco Junqueira, em segundo a Gabriel Francisco Junqueira e em terceiro ao Padre Antonio Francisco Junqueira e qualquer destes que aceitar a sua Testamentaria se haverão as sua contas dadas com um simples juramento pela muita probidade de que é dotado qualquer um dos nomeados por ele Testador.

Declarou que seu funeral seria a eleição do seu testador de quem muito confia.

Declarou que como já deixa dito que as doações feitas em sua vida sejam firmes e valiosas por cujo motivo já as ratificou e no caso de que haja algum herdeiro seu que imprudentemente se queira opor a elas, o que ele Testador não espera, nesse caso o mesmo seu testamenteiro a custa do resto de seus bens as defenderá, de maneira que fiquem validas e firmes, como o são em sua identidade porque como foram deitas da sua terça não deixa em duvida sua validade.

E que desta forma era o seu Testamento e nada mais tinha que dispor e por isso a mim Tabelião requeria lho aprovasse o qual por se achar sem coisa alguma que se oponha as leis de Sua Magestade o aprovei e hei por aprovado tanto quanto posso em razão do meu ofício sou obrigado, e pelo mesmo testador me foi mais dito que por este Testamento revogava todos os mais testamentos, células e codecilios que antes deste tivesse feito porque só queria que o presente tivesse inteiro vigor, por cujo motivo rogava a Justiça de Sua Magestade de um e outro foro lhe dessem inteiro vigor.

E por se achar o mesmo testador cego assinou a seu rogo o Capitão João Gonçalves Penha sendo todos reconhecidos por mim, João da Cruz Silva Guimarães Tabelião Publico do Judicial de Notas que o escrevi e assinei em publico raso.

João da Cruz Silva Guimarães

A rogo do testador João Francisco Junqueira - João Gonçalves Penha

 

CERTIDÃO DE ÓBITO

Francisco Moreira Vasconcellos da Ordem de Cristo, parocho confirmado nesta Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas

Certifico que a folhas trinta e sete do Livro Primeiro de óbitos desta Freguesia se acha um assento do teor seguinte:

 

A cinco de Abril de mil oitocentos e dezenove, na Ermida de São Tomé das letras foi encomendado e sepultado da grade para baixo João Francisco Junqueira que morreu com seu solene testamento tendo recebido todos os sacramentos, foi envolto em Habito de São Francisco e acompanhado a sepultura pelo seu Reverendo Parocho e por mais quatro sacerdotes, conduzido em caixão e todos disseram Missa de corpo prezente tudo debaixo da Cruz de Fabrica, morreu de noventa e um anos de idade e de uma febre.

O Coadjutor Joaquim Leonel de Paiva

 

E nada mais se continha no dito Livro e assento a que me reporto e vai esta por mim assinada. O referido é verdade e juro in fide Parocho

Carrancas, quatro de Abril de 1820

O Vigário Francisco Moreira Vasconcellos

 

 

.................................................................................................

 

 

CASAMENTO DE JOÃO FRANCISCO E ELENA MARIA

 

(Aos dez)asseis do mês de Janeiro do anno de mil setecentos e cincoenta e oito annos nesta Capella do Cajuru feitas as denunciações na forma do Sagrado Cincilio Tridentino sem se descobrir impedimento algum como constava da Provisão do Reverendo Doutor Vigário de Vara na prezensa do reverendo Capellão Francisco Xavier da Costa com licensa  do Reverendo Vigário e das Testemuinhas Bento Pinto de Magalhães e Caetano de Carvalho que asignaram na provisao se casarão por palavras João Francisco Junqueira natural da Freguesia de São Simão da Junqueira Termo de Barcellos Arcebispado de Braga filho legitimo de João Manoel e Ana Francisca e Elena Maria do Spirito Santo natural desta freguesia filha legitima de Inácio Franco e Maria Tereza e logo receberao as bênçãos na forma do Ritual Romano de que fiz este asento que asigno

O Coadjr Vo Antonio M Coelho

 

Obs: transcrito do Livro de Casamentos - Matriz do Pilar e Capelas filiadas – não se encontra junto do inventário

 

 

HELENA MARIA DO ESPIRITO SANTO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 80

Folhas: 23

Data: 01-02-1811

Inventariante : JOÃO FRANCISCO JUNQUEIRA

Local: Na Fazenda Campo Alegre, Aplicação da capela de São Tomé das Letras,  Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil, termo da Vila de São João del Rei.

Transcrito por Flavio Marcos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

FL. 01

... e logo declarou haver falecido a dita sua mulher aos onze dias do mês de outubro pretérito de mil oitocentos e dez com seu solene testamento.

 

FL 02 – TESTAMENTO

 

Em nome de Deus Amém.

Eu, Elena Maria do Espírito Santo filha legítima de Inácio franco e Maria Tereza de Jesus, nascida e batizada na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, moradora da Freguesia  das Lavras do Funil do mesmo Bispado, estando em meu perfeito juízo que Deus Nosso Senhor foi servido dar-me faço este meu solene testamento  pela forma seguinte:

Instituo por meus testamenteiros a meus filhos o Padre Francisco Antonio Junqueira, o Capitão João Francisco Junqueira e o Alferes José Francisco Junqueira, aos quais peço pelo amor de Deus e por me fazerem mercê, queiram ser  meus testamenteiros, para o que os hei por abonados e o que aceitar esta minha testamentária lhe deixo de prêmio (fl 02v) o que dentro de uma carta que (....) declaro e para a conta lhe deixo três anos e é a minha intenção que suceda uns aos outros testamenteiros, pela ordem e o ter notícia acima declarada.

Declaro que sou casada com João Francisco Junqueira de cujo casamento temos sete filhos a saber Maria casada com GABRIEL DE SOUZA DINIZ, João, o Padre Francisco Antonio Junqueira, José, Ana casada com o Capitão JOAQUIM BERNARDES DA COSTA, GENOVEVA e GABRIEL aos quais todos declaro e instituo por meus legítimos e universais herdeiros nas duas partes de minha meação pois da minha terça disponho pelo modo que determino que meu testamenteiro em uma carta fechada junto a este lhe deixo.

Declaro que todas as minhas disposições assim Pias como profanas as deixo declaradas e recomendadas em a dita carta fechada, assim como também o meu funeral e tudo o mais que se há de fazer e obrar porque muito confio nos meus testamenteiros que tudo hão de executar conforme lhes determino e lhes recomendo abram a dita carta em segredo e depois de cumprirem o que nela declaro, a queimarão e jurando um deles haver cumprido se haja por tomada a conta deste meu testamento.

Esta é a minha última vontade e quero valha e se cumpra como nela se contem e se aqui faltar alguma cláusula ou clausulas nulas em direito necessárias as hei por declaradas como se delas fizesse menção é minha intenção conforme as leis do reino e rogo as justiças de Sua Magestade  de um e outro foro façam cumprir e guardar tudo quanto contém neste solene testamento e por firmeza pedi a JOSÉ TEIXEIRA DE CARVALHO e a TOMÉ FERREIRA DA SILVA que por mim assinasse em razão de eu não saber ler nem escrever tudo na presença das testemunhas abaixo assinadas.

Campo Alegre, aos trinta e um de Outubro de mil oitocentos e cinco.

Como testemunha que este fiz a rogo da testadora –

 JOSÉ TEIXEIRA DE CARVALHO

Assino a rogo de Elena Maria do Espírito Santo – TOMÉ FERREIRA DA SILVA

 

Fl 04 – FILHOS

1-     D. Maria Francisca da Encarnação, viúva

2-     Capitão João Francisco Junqueira

3-     Reverendo Francisco Antonio Junqueira

4-     O Alferes José Francisco Junqueira

5-     Dona Genoveva Francisca, solteira de trinta e oito anos

6-     Gabriel Francisco Junqueira, casado

7-     Dona Ana Francisca casada que foi com o Capitão Joaquim Bernardes da Costa, já falecida

 

Fl 04 – NETOS, FILHOS DE D. ANA

1-     Dona Ana, casada com o Capitão André Martins

2-     Joaquim, solteiro de idade de 19 anos          

3-     João, solteiro de idade de 17 anos

4-     GABRIEL, solteiro de idade de 16 anos

5-     Francisco, solteiro de idade de 15 anos

6-     José, solteiro de idade de 13 1/2 anos

7-     Dona Mariana, de idade de 7 anos

8-     Antonio, de idade de 6 anos

9-     Tristão, de idade de 5 anos

 

Fl 05 v – ESCRAVOS: 57

 

Fl 06 – BENS DE RAIZ

·         Assim mais um terreiro que se compõe de casas de vivenda, paiol e casinha, moinho e senzalas tudo coberto de telha. Quintal e currais tudo murado de pedra e mais ranchos de carros, exequinas de porcos cobertos de capim, rego de água, arvoredos de espinhos, em a quantia de seiscentos e cincoenta mil réis...650$000

·         Assim mais uma fazenda de cultura e campos de criar denominada Campo Alegre, que parte com os herdeiros do falecido Capitão ANTONIO GONÇALVES PENHA, com os herdeiros do falecido JOSÉ FERREIRA DA SILVA e com JOSÉ FRANCISCO JUNQUEIRA na Vera Cruz, com os herdeiros do falecido Tenente GABRIEL DE SOUZA DINIZ e com quem mais haja e deva de partir e confrontar a quantia de nove contos, cento e setenta mil réis...9:170$000

·         Assim mais uma fazenda denominada Jardim de Caxambu que se compõe de cultura e alguns campos de criar, que parte com o Capitão ANTONIO GONÇALVES DE FIGUEIREDO, Dona ANA LUIZA GONÇALVES, com os herdeiros do falecido JOSÉ FERREIRA DA SILVA e com a Vera Cruz, tudo em a quantia de três contos e duzentos mil réis...3:200$000

·         Assim mais uma fazenda denominada Favacho que se compõe de terras de cultura e campos de criar com suas casas de vivenda e paiol e casinha coberto de telha e mais pertences que parte com o Rio Ingaí acima até a divisa que faz com o Tenente MANOEL TOMÁS, com o Capitão JOSÉ DA SILVA CINTRA, com o Capitão JOÃO FRANCISCO JUNQUEIRA  e com quem mais haja e deva de partir e confrontar tudo na quantia de sete contos e seiscentos mil réis......7:600$000

·         Assim mais uma morada de casas pequenas (     ) velhas cobertas de telha em São Tomé das Letras em a quantia de vinte e quatro mil réis...24:000$000

 

Fl 07 – DIVIDAS ATIVAS

1-     ANTONIO ALVES FERREIRA

160$000

2-     ANTONIO GONÇALVES VALIM

100$000

3-     O Reverendo MANOEL JOAQUIM DE CASTRO VIANA

50$000

4-     DOMINGOS DE SOUZA

120$000

5-     Capitão JOÃO PEDRO DINIZ

300$000

6-     JOÃO PIRES

17$300

7-     MANOEL RIBEIRO

33$600

8-     Alferes JOSÉ GONÇALVES PENHA

21$600

9-     JOÃO DOMINGUES DA COSTA

86$400

 

Fl 09 –

O Inventariante é maior de 80 anos e está COMPLETAMENTE CEGO.

 

Fl 11 -  Monte Mor: 43:360$117