PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Farto”, neste site

 

JOÃO FARTO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 480

Ano: 1789

Nº de Páginas: 94

Inventariado: João Farto

Inventariante: Tenente Antonio de Almeida Ramos

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Farto de quem é Inventariante e Testamenteiro o Tenente Antonio de Almeida Ramos.

Data: 14-08-1789

Local: Aplicação da Capela de Santo Antonio da Bertioga filial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em a Fazenda chamada o Morro Alto aonde morava o falecido João Farto.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o Inventariante que o mesmo João Farto falecera da vida presente em o dia quatorze de Julho próximo passado deste presente ano de mil setecentos e oitenta e nove com Testamento (...).

 

fls. 03

Diz o Tenente Antonio de Almeida Ramos que faleceu da vida presente João Farto no Distrito dos Matos de Santa Rita da Ibitipoca (...).

 

fls. 08 - Bens de Raiz

- esta Fazenda chamada do Morro Alto desta Aplicação da Capela de Santo Antonio da Bertioga Freguesia da Borda do Campo Termo da Vila de São João, composta de casas de vivenda grandes e paiol arruinado, tudo coberto de telha, olaria de fazer telhas e outra casa com currais de pau a pique, laranjeiras e outras arvores de espinhos, com capoeiras com seus logradouros  500$000

 

fls. 09 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento de Testamento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e um anos, aos cinco dias do mês de Março do dito ano neste sítio do Morro Alto da Comarca de São João del Rei, Minas do Rio das Mortes onde me achei presente, eu João Farto morador no mesmo sítio do Morro Alto Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, são, de pé e em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação faço este meu Testamento na forma e maneira seguinte:

(...........)

Peço e rogo a Manoel Dias da Silva, casado com minha sobrinha Francisca, em primeiro lugar; em segundo lugar a Antonio de Almeida Barros, meu sobrinho; e em terceiro lugar a Domingos Pinto da Silva, casado com minha sobrinha Ana, moradores no Morro Alto e Freguesia acima nomeada, que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros (...).

Meu corpo será envolto em Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...) e sepultado na Capela de Santo Antonio da Bertioga da dita Freguesia (...).

(...........)

Declaro que tenho uma sobrinha por nome Antonia Maria, casada com Antonio Soares, filha de meu irmão Francisco Farto e de Thomasia Maria de Mendonça moradores no Morro Alto desta Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, a qual minha sobrinha deixo por esmola a quantia de [parte danificada].

Tenho outra sobrinha por nome Alvina, filha de meu irmão Agostinho de Almeida Ramos, minha afilhada, moradora na Freguesia de Aiuruoca, a qual deixo por esmola a quantia de cem mil réis.

Declaro que tenho outra afilhada, minha sobrinha, filha de Francisco Farto e Thomasia Maria de Mendonça, moradores no Morro Alto da dita Freguesia, por nome Maria, a qual deixo de esmola a quantia de cem mil réis.

Declaro que tenho uma afilhada, filha de Vicente Ferreira e de Catharina de Tal, moradores na Ibitipoca, e o tal pai já defunto e a dita mãe casada hoje com Manoel Gonçalves moradores na Rondonia a quem deixo por esmola a quantia de cinquenta mil réis.

(...........)

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia do Espírito Santo do Lugar de Landal do Patriarcado de Lisboa,

Termo de Oudos, filho legítimo de Francisco Farto e sua mulher Maria de Almeida, já defuntos.

Declaro que sou solteiro e nunca fui casado e não tenho filho e nem filha e nem herdeiro algum forçado.

Declaro que sou sócio com meu irmão Francisco Farto em uma roça na Paragem do Morro Alto onde sou morador (...).

(...........)

Declaro que depois de pagas as minhas dividas e satisfeitos os meus legados, tudo mais o que restar da minha Fazenda instituo minha alma por minha herdeira, que tudo se mandará dizer em missas por minha alma e de meus pai e mãe (...).

(...........)

(...) e por não saber ler nem escrever pedi e roguei a Joaquim Felis Pinheiro, morador em Santa Rita da Ibitipoca que este por mim fizesse (...).

Sítio do Morro Alto da Comarca de São João del Rei, 05 de Março de 1781

João Farto

 

fls. 13 - Abertura

Certifico que falecendo no dia quatorze de Julho deste ano de mil setecentos e oitenta e nove João Farto (...) abri este Testamento (...).

 

fls. 23v. - Autos de Contas da Testamentaria

(...) Escritura Pública de venda que faz o Tenente Antonio de Almeida Ramos como Testamenteiro de João Farto ao comprador Vicente Farto do Espírito Santo (...) na qual vendera aos sete de setembro de mil setecentos e noventa a metade de uma fazenda de cultura e de criações chamada o Morro Alto, com casas de vivenda, paio e chiqueiro toda coberta de telha, da qual a outra metade pertence a Francisco Farto, com capoeiras e campos que partem com terras da Fazenda da Bertioga (...).

 

fls. 35 - Testemunhas de um Embargo feito por Antonio de Almeida Ramos

Testemunha 1:

- Vicente Farto do Espírito Santo, branco, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Nova Vila de Barbacena, morador no Bom Retiro da Volta Grande desta freguesia, vive de criar gado, 43 anos.

Disse ser primo do Embargante Antonio de Almeida Ramos, filho de Francisco Farto, irmão do testador.

 

Testemunha 2:

- Antonia Maria de Mendonça, branca, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, hoje Vila de Barbacena, vive de roça; 50 anos.

Disse ser prima do Embargante Antonio de Almeida Ramos, sobrinha do falecido testador João Farto, irmã de Vicente Farto.

 

Monte Mor: -  1:184$050