PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias: “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º § 2º e “os Carvalho Duarte no Sul de Minas”, Cap. 10º  § 3º, neste site.


MARIANA ANTONIA DE JESUS

e

JOÃO DE SOUZA MEIRELLES

Testamentos

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1822-1823

Livro: 37 - Pág, 91 e ss.

Inventariada: Mariana Antonia de Jesus

Inventariante: Capitão João de Souza Meirelles

Local: Paragem chamada a Madrugada, Distrito do Arraial da Campanha.

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

Eu, Dona Mariana Antonia de Jesus, filha legítima do Capitão José Garcia Duarte e Dona Ana Maria de Carvalho, nascida e batizada na freguesia de São João del Rei e moradora nesta da Ayuruoca (...).

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu marido o Capitão João de Souza Meirelles, em segundo a meu filho o Alferes João de Souza, em terceiro lugar a meu filho José de Souza, em quarto a meu filho Manoel ---.

Darei a minha neta e afilhada Mariana, filha do Alferes João de Souza, a crioula Jacinta e assim mais o meu caixilho de ouro e mais cincoenta mil réis e deixo aos mais filhos do dito Souza, a cada um, quarenta mil réis.

Darei a cada um dos filhos de minha filha Ana, casada com o Alferes Luis Gonzaga, quarenta mil réis, a exceção de Mariana que é minha afilhada porque a esta deixo cem mil réis.

Darei a Maria filha do falecido Alferes Bento Ferreira cincoenta mil réis, a Theresa Rodrigues vinte mil réis, a José Aleixado (sic) filho de José da Fonseca dez mil réis.

Darei mais a Mariana,filha de José de Souza meu filho, cem mil réis, a meu filho Manoel deixo quatrocentos mil réis que se lhe darão em terras na fazenda do Pinhal.

Dar-se-á a minha afilhada, filha de Antonio de Oliveira Porto de nome Ana, vinte mil réis.

A doze órfãos desta freguesia em memória dos Apóstolos a cada um seis mil réis.

Dos remanescentes de minha terça instituo usufrutuário a meu marido e por sua morte passará diretamente a meus filhos em igual parte.

Sou casada com o Capitão João de Souza Meirelles de cujo matrimônio tenho filhos que são todos maiores a saber: João, José, Manoel e Ana casada com o dito Alferes Luís Gonzaga Branquinho e são estes filhos meus herdeiros.

Boa Vista da Ayuruoca, 18-05-1822

 

Termo de Abertura (fls. 92v.)

Certifico que falecendo da vida presente de enfermidade uterina, com todos os sacramentos e este solene testamento a vinte nove de Maio próximo Dona Mariana Antonia de Jesus (...). Aiuruoca nove de Julho de mil oitocentos e vinte e dois. o Vigário José de Abreu e Silva.

 

JOÃO DE SOUZA MEIRELLES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano: 1832

Testamenteiro : João de Souza Meirelles

Local : Aiuruoca

In: BROTERO, Frederico de Barros,Memórias e Tradições da Família Junqueira

 

TESTAMENTO

Em nome de Deus, amem.

Eu o Capitão João de Souza Meirelles, filho legitimo de João de Souza e de Joana Meirelles, batizado na Freguesia de Sernandes, concelho de Felgueiras do Arcebispado de Braga do Reino de Portugal, achando-me avançado e anos e temendo a morte faço o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio para testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Alferes João de Souza Meirelles, em segundo lugar a meu filho José e em terceiro a meu filho Manoel, abono a suficiência dos mesmos terá de prêmio cem mil ris ou vintena e dará conta em dois anos.

(pedidos de acompanhamentos e missas)

Dará a meu neto José filho do Alferes Luiz Gonzaga cem mil réis.

A meu neto João, filho de João cem mil réis.

A minha neta Josefa filha de José cem mil réis.

A minha neta Ambrosina filha de Manoel cincoenta mil réis.

A Ana filha de José cincoenta mil réis.

Dará a meus filhos José e Manoel quatrocentos mil réis em terras a cada um.

Dará a minha afilhada filha de Manoel José de Barros cincoenta mil réis

Às Irmandades do Santíssimo Passos, Conceição, Almas, Boa Morte e Rosário vinte mil réis a cada uma.

A dez viúvas pobres dez mil réis a cada uma.

Declaro que fui casado com Dona Mariana Antonia de Jesus e desse Matrimonio tive filhos, João, José, Manoel e Ana casada com o Alferes Luiz Gonzaga e esses são os meu únicos e universais herdeiros, não só de suas legitimas como do remanescente da terça, se houver.

Declaro que estes meus herdeiros estão inteirados de a legitima materna e à conta da minha meação Manoel tem em si o valor de duzentos e cincoenta mil réis nas casas do Pinhal e deve-me algumas parcelas assim como João também me deve; meus testamenteiros e herdeiros estejam pelas duas contas.

Nesta forma tenho disposto o meu testamento, escrito a meu rogo pelo Vigário José D’ Abreu e Silva e por mim assinado.

Aiuruoca, 26 de março de 1832

João de Souza Meirelles

Como testemunha que este escrevi a rogo do Testador o Cap. João de Souza Meirelles e o vi assinar

José de Abreu e Sª